Quantcast
Channel: dcoracao.com - blog de decoração e tutorial diy
Viewing all 955 articles
Browse latest View live

Quando a parede escura é (uma bela) solução

$
0
0

Você acha que nunca pintará uma parede de quarto de quase preto, porque não fica bom? Pense de novo.


Note que, pela posição da cama em relação à janela, é quase impossível ter uma cabeceira nesta cama. Uma parede escura alivia o problema da parede suja. (Porque se você já teve parede clara + cama box sem cabeceira, você sabe exatamente do que estou falando.) Via Apartment Therapy.



Nós e a casa

$
0
0

"Podemos, de vez em quando, e com sentimento de culpa, sentir o desejo de criar uma casa para nos vangloriarmos diante dos outros. Mas somente se a parte mais verdadeira de nós mesmos for egomaníaca é que a urgência de construir será dominda pela necessidade de se mostrar. Pelo contrário, na sua forma mais autêntica, o impulso arquitetônico parece associado a um desejo de comunicação e comemoração, uma ânsia de nos declararmos ao mundo por meio de um registro não verbal, por intermédio da linguagem de objetos, cores e tijolos: uma ambição de deixar que os outros saibam quem somos — e, nesse processo, lembrar de nós mesmos." (DE BOTTON, Alain. Arquitetura da Felicidade. Tradução de Talita M. Rodrigues. Rocco, 2006, 272 p.)

♥ Porque hoje me dei conta de que nunca tinha publicado no dcoracao.com uma das melhores definições da relação com a casa, (e com a arquitetura) na minha opinião. Imagem SkonaHem.


Sua casa segue uma paleta?

$
0
0
Casas escandinavas seguem a paleta branca (piso claro, paredes brancas, madeira clara, pinus, etc). Casas brasileiras clássicas (fazêoquê?) seguem a paleta bege. É uma questão de identificação com grupos e com gostos, de opções de mercado, tanto de produto quanto de serviços, etc, etc.

O caso é que definir uma paleta de cores para a decoração, como parte de uma "edição" da casa - profissional ou não - pode ser uma boa. Escolher as cores de um ambiente (ou da casa toda), e respeitar essa paleta, pode resultar em uma decoração mais harmônica.


Daí você pode perguntar: 'uma hora você quer todas as cores e tudo misturado. Noutra fala pra escolher uma paleta e respeitá-la?' Bem, pessoas são diferentes. E se respeitarmos que a ideia de que a casa (deve) se identifica(r) com o dono, as casas não têm que respeitar todas a mesma regra.


Pois existem os organizadinhos (que preferem, de maneira geral, a paleta definida), e os mensageiros do caos, que misturam tudo, resultando em uma decoração bacana. Ou não. Porque - de novo - as pessoas são diferentes. E enquanto o rabisco de Pollock pode ser lindo, o meu vai pro lixo. O caos de um pode ser harmônico, de alguma forma. E o de outros só ter cara de bagunça. Resta saber a que grupo você pertence.


De todo modo, se optar por escolher uma paleta pra sua casa, essa escolha não tem que ser forçada (mesmo quando projetada, programada, orientada por um profissional, etc.). Deve nascer de uma avaliação de cores preferidas e das coisas que você acumulou na vida. Até das cores roupas que você veste e tem (ou gostaria de ter*).


E às vezes, a escolha da paleta, até aconteceu naturalmente, sem planejamento. E sem você perceber, sua casa acabou seguindo uma paleta, porque naturalmente você escolhe suas cores preferidas. (Ou o que tava disponível no mercado. :-/)

As fotos são todas de uma mesma casa, paletinha pastel, da revista SkonaHem.

* No filme Atonement, Keira Knightley aparece com um vestido do verde mais bonito que já vi. Nunca achei nada naquela cor. Mas desejo. Mesmo que seja para um sofá.
* A minha casa segue uma paleta de cores primárias. Não foi programado, mas foi se encaixando.


Design ou designer?

$
0
0

Tia Wiki é muito esperta e ensina muita coisa pra gente, e hoje vai me ajudar a desencalacrar uma coisa. Ela diz e define:

"Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema."

"O designer é o profissional habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design."

Então, mastigando: designer é a pessoa. E design é a coisa ou atividade. Não existe isso de está estudando “Designer” ou de estar estudando pra ser um “design”. Pelamô.

#prontofalei

P.S.: Com o perdão do post reciclado, mas acho que de tempos em tempos vale bater nessa tecla. De preferência, todo ano.


Bora tomar manga com leite?

$
0
0

Lassi é uma bebida muito comum na Índia e Paquistão. Basicamente é iogurte batido com temperos, e alguma castanha e/ou frutas. O de manga com cardamomo é o mais comum, e também um dos mais gostosos. E bora combinar, tem um gostinho de transgressão esse negócio de manga com leite, né? Com a vantagem de ser de-li-ci-o-so! E nesse verão, quem não precisa de uma bebida gelada?


Ingredientes:
1 xícara de manga picada ou suco concentrado de manga
♥ Uma pitada de cardamono (ou 2 cápsulas)
♥ 1 1/2 xícara de iogurte natural
♥ 1/2 xícara de leite
♥ Uns 8 cubos de gelo
♥ Açúcar a gosto

É só bater no liquidificador. Mas tem um porém.


O cardamomo é um tempero delicioso pra café, geleias e doces.  Tem forma de cápsula e é preciso tirar a casca e aproveitar os grãos internos. O porém é que, se você bater os grãos direto no liquidificador, eles não se desfarão totalmente, e o sabor vai aparecer menos e a textura não vai ser muito legal. Então sempre pulverizo os grãos no almofariz (embora seja possível comprar o cardamomo já moído).

Você pode testar vários sabores. O que varia não os ingredientes destacados. Os outros ingredientes estão sempre na receita.
* Outras opções tradicionais de lassi: manga com açafrão | manga com gengibre e pistache | morango com cardamomo | limão com pimenta do reino | coco com limão | banana com limão e mel | coentro com pimenta, etc, etc, etc.
* Algumas receitas levam sal, como o de hortelã com pimenta.
* Compro cardamomo sempre na Casas Pedro, no Rio. É tipos R$100/kg, mas 50g dá pra muuuuuita coisa. Tipo uns 100 lassis.
* Agora vamos falar de coisa boa? :-D Usei o iogurte natural que sempre tenho na geladeira, pois faço em casa, numa iogurteira tipos Top Therm, só que Arno dos anos 80, que foi da minha sogra. Dá um iogurte grosso que uso muito pra várias coisas, até como creme de leite.
* Se você gosta de comer bem, não compre temperos em grãos na sua forma moída. (Isso vale pra cardamomo, pimenta, cominho, e tudo o que consigo lembrar.) O sabor nunca é o mesmo. Vale a pena ter um almofariz, ou até um daqueles pilões de alho, pra esse fim.


Pra aplacar o calor

$
0
0

Pra aplacar o calor, é bom uma casa com portas largas e abertas. Uma piscina também não faz mal. Então visitemos a Casa Lola.


Muito cimento queimado, muita madeira crua, panelas de barro preto, e uma Iemanjá. A casa é brasileira, e linda, e fresca. E nesse calor do Hell de Janeiro, a vontade é toda de se mandar pra Trancoso.




O projeto é da Vida de Vila em conjunto com um dos donos casa, que é designer de interiores. Lola é a filha dos donos. E a Casa Lola é alugável. Que tal lhe parece?


Ora, bolinhas

As rosas são vermelhas


Tudo junto, misturado, e vintage.

$
0
0

Pode dizer que você achou poluído. Eu também achei. Mas vem comigo num tour pra botar reparo nas peças lindas. Olha o poster atrás do bercinho. É do "David, the gnome", uma desenho de quando eu era criança. E esse móvel amarelo? Já posso desejar?


Agora vamos ver o berço mais de perto. É de crochê! Abençoada seja uma casa sem poeira, em que a criança não tenha problema respiratório. Porque lavar o berço fica difícil. Mas é bem interessante.



E a estantezinha com rabos puxadores? + uma vez, bem curioso!


Mas vendo esse quarto, lembrei do que marido sempre diz. "Não é porque você gosta de vintage que tudo tem que ser vintage e ao mesmo tempo." Pois faz um exercício, e tira o tapete e o biombo desse quarto. Melhorava muito, né?

Via Lait Fraise.


Alegriazinhas pela casa

$
0
0

Outro dia o João falou que aqui não se parece com uma casa de adulto. Porque em casa de adulto não tem papel de chiclete na parede (dentro da moldura amarela de coração). Então nessa hora (mentira, naquela hora não parei pra pensar nisso não, parei agora) fiquei pensando.


Por que faço isso? Seria só por conta da já batida ideia de que a memória tem que morar dentro da casa, e esses objetos falam de onde passamos, do que vimos, de amores e de manias? Acho que não é só isso.


Uma frase citada pelo Bachelard diz: "Conheço uma tristeza com cheiro de abacaxi". E me faz pensar não em tristeza, mas em alegria. Porque não espalhei memórias pela casa. Espalhei só alegrias, pequenas alegrias com cara de bonequinha.


E fantasiadas de papel de chiclete, de colar de contas. A xilo tem dedicatória do J.Borges! A1/2 pessoa me lembra de um dia de sol, numa cidade pequena e linda.


A maçã, ah! Conheço uma alegria esculpida em maçã. :-) É isso. Pra não esquecer de que sou feliz/fui feliz, espalho alegriazinhas pela casa como quem coleciona pedras de acontecimentos. As tristezas? Essas ficam dentro de mim, e tento matar de fome.


Quantas peças fazem uma coleção?

$
0
0

Eu tenho uma coleção de cabeças. Por enquanto são 5 cabeças, mas se valer a mesma conta pra serial killer (só considerado com + de 3 eventos), é mesmo uma coleção.

A de Zeus, é a mais antiga delas, comprada há 11 anos por 12 euros, numa loja aos pés da Acrópole, de uma moça que era abençoada pela esquizofrenia, e me contou longas e tristes histórias (e por isso afirmo que era abençoada), numa tarde em que eu não tinha mesmo mais o que fazer. A chamo, de memória, de Cassandra. Esse é o Zeus de Cassandra.


Daí tem Judas. O primeiro vampiro (pelo menos pelo que contou o Gerard Butler), que apareceu pra mim em tamanho natural, esculpida em madeira e com formas de Aleijadinho. É espantado, é forte, e parece que quer falar alguma coisa.


Tem também a Imperatriz da Estaca Zero (de Nené Cavalcanti), que mora logo ali na entrada, perto dos Suassunas.


E o Voltaire, (do Tiago Amorim) lembrando que "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."


E por fim tem a cabeça sem nome, quase sem história, que guarda a porta do banheiro. E então, na sua opinião, 5 peças já fazem uma coleção?


Arqfuturo, você vai?

$
0
0

A Zaha Hadid é mais uma representante da Arquescultura. (Tais como o patrício Niemeyer e Frank Gehry.) Já ganhou o Pritzker (uma espécie de Nobel da arquitetura), e fez sapato pra Melissa. Até faz casas (como a da imagem abaixo), mas sua especialidade são os mega ambientes comerciais. Todo modo, vale a pena saber o que ela tem a dizer.


Shigeru Ban, embora também seja outro representante da Arquescultura, tem um trabalho curioso, de construção de casas com tubos de papel.

O Arqfuturo acontece dias 29 e 30 de março no Rio de Janeiro. "A arquitetura, em todas as suas facetas, é o tema central." Mais informações no site.


Escrivaninha ou o que?

$
0
0

Mais de uma vez já declarei meu apreço pela marcenaria (e a mente por trás dela). Essa escrivaninha cria um mundo próprio. É uma versão inventiva das velhas baias de escritório.


Amei para sempre. Do escritório japonês Torafu. Observemos e aprendamos com os japoneses.


No limite do excesso

$
0
0

Todos os blogs de decoração, e esse aqui em particular, mostram fotos de casas com paredes lotadas de referências, quadros, bonequinhos, placas, e até papel de chiclete :-)

Mas qual seria o limite aceitável pra encher as paredes sem parecer uma oficina mecânica, ou a casa do Estêvão Silva da Conceição (que por sinal é linda, mas como outra coisa).


A resposta é: não existe limite, pois o limite entre paredes cheias e bem estar passa por você. Só você pode saber o seu limite.


Mas existe uma ideia, que funciona bem, que funciona sempre, e que vou repetir aqui: branco.ó o branco salva a casa do caos. Só o branco contrasta tão bem com todas as cores e objetos. Mas não o branco gelo. Branco neve mesmo. Branco branco, sem matizes.

Então se quiser aí encher a parede de quadros, e pintar cada parede de uma cor diferente, muita calma nessa hora. Espere ter certeza.

Essa casa, lo-ta-da de referências é da Jess Wright, e todas as fotos eu pesquei no Design Files. E mostra muito bem como o branco torna leve todo o excesso.


Mas e então? Animou a encher paredes, ou essa não é a sua onda?


HomeLife Summit

$
0
0

O HomeLife Summit é um ciclo de palestras e debates sobre arquitetura e design. O evento já tem confirmada a participação de Marcelo Rosenbaum, Washington Olivetto, Kai-Uew Bergmann (BIG – escritório de arquitetura da Dinamarca), Antonio Ferreira Junior, Mario Celso Bernardes e Andrea Bisker (WGSN). E a minha :-)

HomeLife Summit acontece nos dias 21 e 22 de março/2012 durante a Kitchen & Bath Expo no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Saiba mais no site oficial do evento.

E você pode ganhar uma inscrição para o HomeLife Summit! Basta responder para o twitter @KitchenBathExpo "O que é design para você?". As 10 respostas mais criativas ganham uma inscrição para o evento. A promoção é até 14/03/2012 e as frases vencedoras serão divulgadas no dia 16/03/2012.



Louça esmaltada

$
0
0

forneria Santa Filomena é um restaurante de comida artesanal brasileira. Abrirá as portas na última semana de março, mas há muitos meses junto idéias, referências, e pesquisei até antropologia, pra esse projeto. Da fachada ao assento, passando pelos pratos e iluminação, a ideia é que a experiência do gosto seja completa.


Então, por ser a comida brasileira e artesanal, achamos que seria muito bem servida na tradicionalíssima louça esmaltada. É colorida, é bonita e dá uma quenturinha no coração.

Qual não foi a surpresa que eu tive, ao ler aqui e ali, que essa louça agora é 'tendência'? O Poppytalk elegeu a louça de esmalte um dos itens mais influentes de 2011 (junto da washi tape!). E o Design Sponge disse que não consegue resistir à sua "doce simplicidade". Olha só a Filomena na vanguarda! (Ou na velha nova vanguarda.)


Cathrineholm, mais louça esmaltada

$
0
0

Sabe a pesquisa toda pro projeto da forneria Santa Filomena? Pois então, pesquisei vários estilos e marcas da louça esmaltada. E no meio do caminho tinha a Cathrineholm. Que não é brasileira, mas vale o registro, por estar presente em 10 entre 10 blogs de decoração gringos, e por ser um clássico absoluto do design.


Cathrineholm era uma siderúrgica norueguesa, que iniciou a produção em 1907. Originalmente produzia utensílios agrícolas, mas acabou evoluindo para a produção de utensílios de esmalte para cozinha. A empresa fechou as portas em 1970.


Desde então, aficcionados por design brigam nos brechós, e agora no Ebay, pra conseguir montar uma coleção. Quem não consegue, pode comprar um poster :-)


O desenho mais conhecido impresso nas peças da Cathrineholm, é inspirado em uma flor de Lótus. Não à toa a linha se chama "Lotus". A responsável pela estampa foi a designer Grete Prytz Kittelsen, que também desenhava outras jóias, as de usar no corpo ;-) (Dá só uma olhada nessas. E nessas.)

Imagens do Flickr Carhrineholm. Posteres do Etsy.


E +ideias pra louça esmaltada

$
0
0

"Vivianne, por coincidência, no fim de semana, meu marido e eu instalamos nossa barra imantada na cozinha. Achei que esse negócio de pendurar facas - quando não se tem modelos diferentes ou quando o uso não é "profissa" - não combinava com a casa. Tenho também um filho adolescente e um outro quase. Imagine... ficar vendo aquelas facas penduradas... achei que seria uma imagem que não gostaria que fosse preservada no "disco duro" deles... risos... veja só como estou usando a minha barra... acho que ficou simpático.

Um abraço,

Lisbeth Lima"


Como explicar o meu amor por essa ideia inusitada? -> ♥


Casa holandesa, #desejei

$
0
0

Às vezes eu acho desnecessário comentar as fotos. Mas aí eu comento e vem alguém e diz: "Pôxa, eu não tinha reparado nisso que você falou." Então mesmo achando que uma imagem vale mais do que mil palavras, as palavras não são tão indispensáveis assim não...


Essa casa me deixou boquiaberta. Primeiro que, né?, como diz minha madrasta, "Chique é ter espaço". Então essa casa aqui é chiquérrima. Segundo que a base neutra (branco + preto + verde musgo) é sempre perfeita pra um casamento com detalhes coloridos.


Os holandeses, junto com os seus primos escandinavos, sabem bem arrumar uma casa, né? Costumo dizer que o design está para eles como o futebol pros brasileiros. Todo mundo gosta, conhece e paga ingresso pra ver. :-)


O arranjo do lustre parece um ebó, mas a estampa da toalha junto das cadeiras, arrebatam meu coração.


 E a colcha da cama? Vóóóó, faz uma pra mim?


O sofá pequenininho cheio de brinquedo no quarto das crianças poderia ficar horrível em outro lugar, de outro jeito. Aqui, com a manta, fica lindo.


 Repara a manta-tapete, o arranjo de lego e a estante? Plis?

#desejei, e você?


Quer comprar na Westwing? Leia antes o que tenho a dizer

$
0
0

Faz 45 dias que fiz uma compra no clube de compras de decoração Westwing. Você recebeu o produto? Porque eu não.

Pra completar, o 0800 não funciona - na única vez que consegui falar com alguém, depois de pedir "mais um momento" a atendente desligou. Não sei qual o status do pedido, não recebi meu produto e ninguém me diz nada. Porque eles acham que isso é resposta:

Bom dia Senhora Vivianne!


Peço desculpas pelo atraso na entrega do seu produto. Vamos conferir o que causou este atraso e daremos um retorno. Nossa Central de atendimento está sempre à sua disposição. 


Atenciosamente 
Laura Vilela - Atendimento Westwing

E mesmo assim não houve retorno nenhum. Pra embolar mais um pouquinho, dê só uma olhada no Facebook (sem o filtro deles). Muita gente com os mesmos problemas e a mesma dor de cabeça.

Então, se me pedir opinião se deve comprar alguma coisa no Westwing, te dou -> É uma cilada, Bino!


Viewing all 955 articles
Browse latest View live