Quantcast
Channel: dcoracao.com - blog de decoração e tutorial diy
Viewing all 955 articles
Browse latest View live

A pizzaria do Jamie Oliver

$
0
0

Acabei de ler que "Turistas brasileiros vêm ocupando cada vez mais mesas em restaurantes de chefs britânicos famosos, como Jamie Oliver e Gordon Ramsay, segundo funcionários e especialistas do setor de viagens." no G1. Fato constatado, e já com uns 8 anos de idade, vamos à novidade.


Agora tem mais um endereço pros brasileiros (-: a nova pizzaria do Jamie Oliver, no edifício Central St. Giles (aquele que parece Lego, sabe?), em Londres.


A  Union Jacks se chama assim em referência a bandeira britânica, já que se propõe a servir pizza inglesa (WTF??). Segundo a crítica, a UJ é "ávida por agradar, como um filhote de labrador" (WTF??).


Ou seja, parece que a comida é interessante. Mas mais interessante é o projeto, do studio Blacksheep. É vintage-simples-fácil de reproduzir, pois, ao que parece, é só o primeiro endereço. O de Chiswick deve abrir em breve.


Conta aí se você gostou? Se deu vontade de ir? Eu achei o uso do Eucatex furado, e as cadeiras com ferragem colorida, bem simpático.


Imagens via Dezeen. A bandeira britânica tem o apelido Union Jack porque é a união de outras. Dê uma olhada no gráfico da Wikipedia.



+decoração de pizzaria

$
0
0

Por falar em pizzaria, essa outra tem um projeto de babar. Começando pelo forno, todo coberto de pastilha Bisazza (lembra?), e passando por esse chão lindo da parte de produção.


O projeto é do studio holandês Tjep, e o objetivo, com essas 'cabines' é dar ideia de trem movimento. Vai entender...


Mas com um espaço amplo assim, e com muita madeira, o lugar ganhou meu coração.


Repare nas lâmpadas penduradas e nas tomadas na parede. E no nicho fofo, com papel de parede do Studio Ditte (que apareceu em 10 entre 10 blogs, e que tem pra vender no Brasil, na Orlean).


E é verdade, cada vez mais a gente come com os olhos. E não só o que está no prato.


Cera de abelha e pão sírio

$
0
0

Não sou nenhuma fada bordadeira. Pra falar a verdade, acho que bordo como quem faz palavra cruzada. (Talvez por isso meu bordado favorito seja o ponto cruz :-) Ou como quem vê novela. Bordo até viajando, na estrada.

Aliás, pausa pra digressão maior. Não posso ver filme mudo, tipos este O Artista. Ou filme calado, como A árvore da vida. Por que? Porque eu ouço filmes, muito mais do que vejo. Porque estou sempre fazendo uma outra coisa, tipos costurando, bordando, talecousa.

Aliás, péssimo exemplo o Árvore da Vida. Ô filme chato, que me deu uma sensação que o imperador tinha mané roupa nova nenhuma. Bora voltar pro post.


Por não ter mãos de fada, vivo procurando meios de facilitar o processo. Já sei a agulha certa (com ponta arredondada pra não furar o dedo, e com buraco maior, pra entrar a linha), e uso dedal, porque senão me machuco. Mas essa eu não sabia: usar cera de abelha na linha aumenta a resistência, e a durabilidade do bordado. E além disso a linha não arrebenta e nem embola no processo. Sonho, né? Ainda mais uma cera bonitinha, como essa da foto, da Purl Soho.

Seria, se não fosse tão complicado fazer. A cera eu até tenho em casa, mas passá-la na linha toda, colocá-la entre 2 folhas de papel toalha, e passar a ferro, animo não. Achei meio "pão sírio", aquele negócio que é tão complicado de fazer, que é melhor comprar pronto.

Por falar no assunto, aproveito pra te perguntar - em relação à decoração, ou ao trabalho manual, ou até à comida - qual é o maior "pão sírio" pra você? A coisa mais complicada de se fazer em casa? Conta aqui?


Dá uma ajuda aê?

$
0
0

Tô planejando pro fim de semana uma mudancinha no quarto dos pirras/escritório. Mas fico olhando pra essas duas opções há dias, sem conseguir me decidir.

Pinto a parede, ou pinto um móvel (que já tenho aqui, e que é uma estante com porta)? Tô achando que pintar só a parede deixa menos atravancação. Mas pintar só o móvel com esse padrão é tãoo mais fácil. E aí? Me ajuda a decidir?

♥ Ninguém assiste tv. Essa aí é só pra jogar Wii e Play Station. Tipo ela nem tem antena, nem dvd. Quando a gente vê filme, é na maior, em outro quarto.
♥ O móvel de madeira é uma máquina de costura original dos anos 50. A madeira dela é linda e, pelo menos agora, tenho a menor intenção de pintar.
♥ Sobre o software, leia aqui, e aqui.


Como fazer uma cabeceira de cama estofada

$
0
0
Pode ser que você já tenha visto, mas eu ainda acho que vale a citação. Primeiro porque eu adoro a salve salve! a Meg Allan Cole. Depois que muita gente sofre do problema comprei uma cama box, tô sem cabeceira, e a parede tá suja.




O vídeo ensina a fazer uma cabeceira estofada. É em inglês, mas é auto-explicativo. Via Craftzine.

♥ Se você lê o post pelo feed, e o vídeo não aparece, clique aqui.
♥ Eu não tinha explicado no post anterior :-/ Mas aqui em casa ninguém assiste tv. A tv do quarto dos pirras/escritório é só pra jogar Wii e Play Station. Tipo ela nem tem antena, nem dvd. Quando a gente vê filme, é na maior, em outro quarto. Portanto a pintura na parede não atrapalha ver tv. E, BTW, com ajuda de mais de 200 opiniões, decidi pintar a parede :-)


Sorteio Essência Móveis de Design!!!

$
0
0

Lanchinho era uma gato que sonhava com uma casa pra chamar de sua. Niqui Lanchinho, com minha ajuda, realizou o sonho da casa própria, e agora só dá ele. Você não tá entendendo: ele ama essa casinha.


E... já que o nosso patrocinador é bacana, querido, salve-salve, eis que a Essência Móveis, quer dar uma pro seu gatinho também! E o melhor? Não é made in China, são feitas no Brasil mesmo.

Pra concorrer, você precisa preencher o formulário abaixo.


Mas olha, aproveita que a Essência tá com um bazar incrível! Móveis de design por um precinho beeem interessante. Mata pelo menos a curiosidade, vai.

REGULAMENTO: São elegíveis ao prêmio todos os leitores, residentes no Brasil, que preencherem esse formulário. Apenas 1 registro será computado por pessoa. + 1 registro será permitido por link no Facebook, Twitter (use este link: http://goo.gl/abwui) e/ou outra rede social e/ou post no blog, e/ou se seguir o dcoracao.com no Facebook. desde que preenchido o formulário novamente. Portanto cada pessoa pode concorrer vaaaaárias vezes. O sorteio será realizado em 12 de fevereiro de 2012. Caso o/a ganhador(a) não se manifeste em 7 dias, será feito um re-sorteio.

E boa sorte!

Se você lê o d♥ via feed e não consegue visualizar o formulário, acesse o d♥.


Pintura estranha #5

$
0
0

Desde o primeiro post de pinturas estranhas (i.e., não convencional, não só uma parede lisa), nada me escapa. Mas daí percebo que ela é mais comum do que eu pensava. Será tendência? :-S


As de linha reta são interessantes, e bem fáceis de reproduzir. As circulares, rola o problema da (falta de) flexibilidade da fita crepe.


E olha, nem precisa ser régua e esquadro, ou linha perfeita, pra ficar bonito:


♥ Já tá participando do sorteio da Cave Pet/Essência Móveis? Sabia que se seguir o dcoracao.com no Facebook tem direito a mais uma participação = mais chances de ganhar?


Como limpar o microondas

$
0
0

Tem umas coisas que olha. Untar forma de bolo. :-/ É por isso que gosto de fazer cupcake, pois asso direto na forminha de papel. Mas o assunto não é esse. É microondas.

É chato, né? Fica tudo grudado. Daí no wikihow tem 12 passos pra isso. Oh, wait. 12 PASSOS?? Mas achei essa outra dica, testei, e aprovei:

Uma tigela de água + fatias de limão. Coloque a tigela no microondas e cozinhe por 1 minuto. Depois deixe descansar dentro do microondas por mais 3 minutos. Daí é só limpar com uma esponja úmida, pois o vapor e o limão facilitaram a nossa vida!



Como usar cone de linha numa máquina doméstica

$
0
0

Você já perdeu o medo da sua máquina de costura - ou nunca teve medo - e agora, vez ou outra, costura como se não houvesse amanhã. O causo é que tubinhos de linha consomem-se quase sozinhos, e o tubão acaba saindo mais barato. Mas aí sua máquina não tem onde colocar o cone, e... seus problemas acabaram!

Um vidro vazio e um furinho na tampa, feito com um prego. Pronto! Você tem um porta linhas perfeito! Protege a linha, e ela nunca cai da mesa. E é só colocar a linha do mesmo jeitinho da linha pequena.


Para fazer o utensílio, prefira um vidro de nescafé ou mate, por conta do tamanho ideal e da tampa de plástico, que não estraga a linha. E na hora de bater o prego, melhor fazer por dentro da tampa, com a tampa apoiada em um pedaço de madeira.

A minha máquina de costura é a Janome 2008. Vi por um preço ótimo (12xR$35,75), e não resisti, pois a que eu tinha antes era uma Singer bem fraca. Essa costura 8 camadas de jeans. Juro! É a propaganda dela, mas eu também testei ;-) A dica do porta-bobinas eu vi no supersimpático Milonga, e reproduzi em casa.


Bela bagunça de ateliê

O que fazer com o estrado da cama? (e marcenaria para iniciantes)

$
0
0

Vira e mexe alguém me pergunta o que fazer com o estrado da cama, que perdeu sua função. Na verdade um estrado de cama não passa de um conjunto de ripas. E se for de uma cama antiga, costuma ser de madeira de muito boa qualidade. Pra ripas de madeira de qualidade, com as ferramentas corretas, são quinguizilhões as possibilidades de reaproveitamento.


O causo é que - para as soluções faça-você-mesma - pouca gente tem as ferramentas, e o espaço, pra mexer com elas. Então as minhas sugestões são as mais simples: rack para plantas (como na foto de cima) e estrutura para ganchos, que podem servir até para panelas.


Agora tem sempre os ninjas, né? Pra quem tem todo tipo de ferramenta (ou acesso fácil / barato a um marceneiro / marcenaria), vou nem sugerir peças, vou sugerir sites (infelizmente só 1 brasileiro) com ideias e projetos de marcenaria. Todo tipo de projeto, mas também os de fazer com ripas.

Guia do Marceneiro. A interface é feia, tem poucas fotos, mas é uma grande fonte de informações - e ponto de encontro - pra quem quer aprender mesmo sobre madeira e processos. E o melhor: em português.
Simple Furniture Designs. Plantas pros iniciantes, ma non tropo. Móveis simples e básicos.
This Old House. Pro ninja das galáxias, com plantas.
Ana White. A moça é uma dona de casa que está fazendo a casa. Nem te conto, ninja power plus da madeira.
♥ Martha Stewart. A tia Martha sabe tudo, e embora ela não saiba muuuito de marcenaria, vira e mexe tem alguma coisa, como esse capacho de ripas. Passeie neste link.
♥ startwoodworking.com, como naquelas propagandas de curso de inglês, do básico ao avançado.

Bom, dá pra começar, né?


Filhos, pais, Carpe Diem e os tempos

$
0
0
"(…)
Em todo lugar alguém diz: aproveite o momento, aumente sua atenção, seja feliz, aproveite cada segundo, etc, etc, etc. Eu sei que a mensagem é correta e boa. Mas eu, finalmente, me permiti admitir que isso não funciona pra mim. Isso me irrita. Carpe Diem me deixa paranóica e em pânico. Especialmente nessa fase da minha vida, enquanto crio filhos pequenos. Ouvir um milhão de diferentes maneiras Carpe Diem me deixa preocupada, que se não estou sempre em intensa gratidão e êxtase, então devo estar fazendo algo errado.

Acho que criar filhos pequenos (e grandes, me disseram) é um pouco como escalar o Monte Everest. Almas corajosas e aventureiras experimentam isso porque ouviram que existe mágica na escalada. Eles tentam porque acreditam que atingir o topo, ou até tentar, é uma grande realização. Eles tentam porque, durante a escalada, se se permitirem pausar e levantar seus olhos, e retirar suas mentes do esforço, as vistas são de tirar o fôlego. Eles tentam porque mesmo se machucando, e sofrendo, existem momentos que valem a dor. Esses momentos são tão intensos e únicos, que a maioria das pessoas que chegam ao topo, já começa a planejar, quase imediatamente, uma nova escalada. Mesmo assim, todo alpinista te dirá que a maior parte da escalada é traiçoeira, exaustiva, matadora. Que eles literalmente choraram a maior parte do caminho acima.

E então, eu acho, que se houvessem umas pessoas estacionadas, digamos, a cada trinta metros ao longo do Monte Everest, gritando para os alpinistas: "Você está se divertindo? Se não, você deveria! Um dia você vai se arrepender não ter se divertido!?!” "Acredite em nós! Vai acabar logo!! Carpe Diem "- esses bem-intencionados líderes de torcida corriam o risco de serem jogados da montanha.

(…)

De todo modo, claramente, Carpe Diem não funciona pra mim. E não consigo nem Carpe 15 minutos seguidos, então um Diem inteiro está fora de questão.

Aqui está o que funciona pra mim:

Há 2 tipos diferentes de tempo. O tempo Chronos é o que a gente vive nele. É o tempo normal, 1 minuto de cada vez, é olhar o relógio até a hora de dormir, são os minutos escruciantes até o tempo alvo. (…). Chronos é o tempo que passa devagar. (...) Mas tem o tempo Kairos. Kairos é o tempo de dues. O tempo fora do tempo. É o tempo metafísico. São aqueles momentos mágicos em que o tempo para. Eu tenho alguns desses momentos a cada dia. E eu os acalento.

Como quando eu paro o que estou fazendo e olho para a minha filha. Como sua pele é perfeitamente macia e morena. Eu perbo as curvas perfeitas da sua pequenina boca de elfo (…) Nesses momentos, eu vejo a sua boca mexer mas eu não a ouço, porque a única coisa que consigo pensar é: Essa é a primeira vez que eu a vejo hoje, e meu deus, ela é linda. Kairos.

(...)

Ou quando me enrolo na minha cama confortávem com Theo dormindo aos meus pés e Craig ao meu lado, eu ouço aos dois respirarem. E por um momento eu penso: Como uma garota como eu tem tanta sorte? Ir pra cama a cada noite cercada por essa respiração, esse amor, essa paz? Kairos.

Estes momentos Kairos vão embora tão rapidamente quanto vem. Mas eu os marco. Eu digo a palavra Kairos na minha cabeça toda vez que deixo Chronos. E ao fim do dia eu não me lembro exatamente quais foram meus momentos Kairos, mas eu lembro que os tive. E isso faz com que a escalada diária da maternidade valer a pena.

Se eu tive uns Kairos em um dia, eu chamo de sucesso.

Carpe uns momentos Kairos a cada dia.
Bom o suficiente pra mim."

Texto original de Glennon Melton no Huffington Post, que vale a pena ler na íntegra. Mas que eu traduzi (meio mequetrefemente) pra mais gente poder ler, e porque acho que tem tudo a ver com o clima realista-feliz do dcoracao.com.

♥ Imagem da Biblioteca do Congresso Americano, com edição minha. Porque sempre associei o trapézio com a questão "parece fácil e feliz" mas é um esforço enorme também.


Em matéria de escritórios de empresa...

$
0
0

Os do Google são sempre os melhores. E olha. Já pesquisei muitos escritórios pra projetos. Os do Facebook e do Skype são bacaninhas, mas nada que se compare.


São móveis de verdade, materiais com textura. Nada aquilo que escritório tem que ser branco, liso, asséptico, com vidro e metal. No Google, sempre rola um tijolinho (veja só o escritório de Pittsburgh).


Ou uma madeira de demolição como no caso da recepção do escritório de Zurich. E pitadas de cor.


Repara a parede. E os pufes?! Acho que #fikdik, pros donos de empresas e pros designers de interiores. Mais ousadia pode resultar em um ambiente mais confortável. Consequência? Mais produção.


Imagens da Google Moscou, via Office Snapshots, um ótimo site pra quem gosta de ver escritórios.


Resultado do Sorteio Essência Móveis de Design

$
0
0

Tooodo mundo querendo saber quem é a dona do gato que realizou o sonho da casa própria... Tcharaaans:


Moça sortuda, manda o endereço pra mim, por email? É contato@dcoracao.com.

E olha, o bazar incrível da Essência ainda tá rolando. Vai lá ver? Móveis de design por um precinho beeem interessante. Eu babei na Tulipa e na Eames DKR de madeira e na Eames DAR de balanço.


A distância entre arte e arquitetura

$
0
0
♥♥ O ASSUNTO AQUI NÃO É O PAPEL DE PAREDE ♥♥


Eu acho que é isso que anda faltando na arquitetura e decoração no Brasil (principalmente): ARTE. Não falo da arte das galerias, dos leilões. Falo da arte de um piso interessante, de um teto trabalhado com beleza (ao invés de com luzes estroboscópicas e gesso em camadas :-/).

Em nosso tempo, parece que o adorno desceu pelo ralo. A arquitetura é só funcional (quando é). Em contraposição ao Art Nouveau, Art Decô, e até ao Modernismo, o que temos agora? Pseudo-funcionalismo. Ou funcionalismo de intenção. (E nem preciso repetir o cliché-chiclé: "de boas intenções...")


Porque esses movimentos - Art Nouveau, Art Decô, Modernismo, etc. - eram artísticos mas também arquitetônicos. E hoje, fala-se tanto em Design, mas tá faltando amálgama, entre arte-design-arquitetura.


Venho pensando muito nisso. Outro dia fiquei horas vendo fotos da Majolikahaus. E pensando em como a necessidade do barateamento das obras reduziu a parede a parede. A porta a porta. Despidos de detalhes. Mas aí vêm as portas pivotantes, aquela coisa assustadora da maçaneta gigante e cromada. E cara. Cara mas que não agrega valor, entende? Não valor real. Não arte.

Deixa eu explicar melhor. Não acho que de fato a casa/apartamento barateou ao longo dos séculos - embora eu precise de números pra embasar o achismo. Acho que tá mais caro e mais insípido. Maximizou o lucro da construtora. Maximizou a reprodutibilidade do projeto. (5 prédios pelo preço do projeto de 1, pra construtora, é claro.) E isso não é uma crítica somente à construtora, é ao "sistema". Faltam casas, o mercado imobiliário está aquecido, então qualquer coisa vende. E se não temos uma população educada em gosto, é fácil convencer que porcelanato e vidro é o que há.

Sem falar no problema da mão de obra de pedreiro, pintores, dos atrasos dos marceneiros (minimizado pela facilidade de trabalhar o mdf, e loop, mais uma padronização pelo fácil).


E então vi esses papéis de parede da Catalina Estrada pra empresa espanhola Coordoné, e tive uma epifania. É isso. Falta coragem, falta ousadia. Nos pasteurizamos. E olha que se fosse pra colocar na minha casa eu não colocaria esse papel. O "nos pasteurizamos" inclui a mim. Mas não se limite ao papel de parede (decoração, revestimento), olhe os pisos, as portas, o teto dessas fotos (arquitetura). Tudo acrescenta, nada é neutro.

Talvez esteja confuso, mas dá pra começar nossa conversa. Então me fala o que você acha. A arte se distanciou da arquitetura e da decoração, ou essa é uma visão (de) pobre?

E não custa lembrar de novo:

♥♥ O ASSUNTO PRINCIPAL NÃO É O PAPEL DE PAREDE ♥♥



Caixotes de feira

$
0
0

Eu não sou fã gigante, porque me lembra um clima de "república masculina de Ouro Preto". Mas é fato que, com criatividade e cuidado, os caixotes de feira podem ficar bem charmosos. Aqui no dcoracao.com já mostrei muitos bonitinhos.


A Casa&Jardim fez uma lista de 10 dicas para usar os caixotes de madeira na decoração. Se você anda querendo uma solução com caixas de fruta pra chamar de sua, vale a pena ler.


Freusa Zechmeister

$
0
0

Eu trabalharia de graça pra Freusa Zechmeister. Dica da Aline. Do programa Casa Brasileira, da diva Baba Vaccaro.

Se você lê o dcoracao.com pelo feed, e não consegue ver o vídeo, clique aqui.


Damien Hirst, agora construtor

$
0
0

Damien Hirst - que é o artista plástico vivo mais rico do mundo - acaba de atender a muitas preces e investir seu rico dinheirinho num projeto de condomínio. O projeto é pra cidade de Ilfracombe no litoral da Inglaterra, onde Hirst mora. O arquiteto Mike Rundell, parceiro de Hirst no projeto, fez diversas afirmações ao divulgar a notícia. Além de dizer que serão casas ecológicas, olha só o que acrescentou:

"Damien mora no local, compra localmente, possui empresas locais e seus filhos vão a escolas locais. Ele tem horror a construção de edifícios anônimos, sem vida. Ele quer que essas casas sejam o tipo de casas que ele gostaria de viver"

"Nós não queremos fazer casas de férias para pessoas ricas. Queremos que estas casas atraiam jovens, famílias criativas, bem como pessoas que já vivem aqui.." "É nossa ambição torná-las acessíveis, embora casas como estas sejam mais caras do que as casas comuns."

Será que dessa vez a arte se impregna na arquitetura contemporânea pra pessoas comuns? Será que ele cria uma 'escola'? Dedos cruzados.

Pra conhecer mais um pouquinho da obra de Damien Hirst, tem uma lista bacana aqui, que deixa de fora o Last Supper, que vale a pena conhecer também.

Fonte da notícia.


Gancho com fantasia de carnaval

$
0
0

É carnaval, e você pode estar de bobeira precisando de um gancho engraçadinho pro quarto dos pirras. Tia Martha ajudou, e disponibilizou até o template.

Mas você pode não querer fazer coisa nenhuma, né? Pode. É feriado. Então aproveita pra me contar o que tá fazendo no seu carnaval?


Confetes no salão

Viewing all 955 articles
Browse latest View live