Quantcast
Channel: dcoracao.com - blog de decoração e tutorial diy
Viewing all 955 articles
Browse latest View live

Na casa da Joana

$
0
0

A gente adora uma parede cheia :-) e os pôsteres estão aí para exterminar as paredes vazias e sem graça das nossas vidas. Houve um tempo que a gente só achava coisa escrita em inglês, e imagens caretas, mas esse tempo acabou. #graças


Então vim te contar de duas pessoas, tipo eu e você, que buscam colocar na decoração poesia, arte e amor, mas sem gastar muito, a Roberta e o Rogério. Ano passado, quando se casaram, eles foram morar em um apartamento nos padrões modernos – traduzindo: pequeno. Para deixar o apê de 50m² com cara de home, sweet home, eles se tornaram adeptos do “faça você mesmo” e nessa vibe, às vezes dava na ideia de rabiscar um desenho aqui, com aquela frase ali e, aos poucos, foram colorindo as paredes com seus pôsteres.


O resultado ficou tão bacana que o extermínio de paredes sem graça contagiou a casa dos amigos e dos amigos dos amigos. Para organizar e trazer mais gente para essa brincadeira, montaram o Na Casa da Joana.


Os pôsteres do Na Casa da Joana são cheios de referências geek, de humor, de esporro e até frases que dão colinho. Mas tudo lindo. Daí eu te pergunto, parede vazia pra quê, né?!


Compre o pôster, e corra pro abraço com uma moldura básica ou toda trabalhada, ou invente uma moda, prendendo com washi tapes ou prendedores de papel (lembra?). E deixe sua parede mais feliz :-)

Os poderes da fita crepe

$
0
0
Faça você mesma - pintura de parede com fita crepe

Vamos combinar que às vezes dá uma vontande bem grande de sair colorindo tudo o quanto há. E acho que esses dias frios meio que ajudam a gente a enxergar sem-graceza em tudo que é canto, né não?! Ainda mais se for um canto sem cor... #cruzcredo.

A eterna boa notícia é que dá para mudar essa situação. A Katja, do blog Shift Ctrl Art, transformou um cantinho frio e xôxo, em um hall de entrada alegre e revigorante, com uma ferramenta MUITO citada aqui no dcoracao.com. Ela mesma, a pau-pra-toda-obra: fita crepe. Faz aí uma reverência, que ela merece. \o/ .o.

Faça você mesma - pintura de parede com fita crepe

Depois que a parede recebeu um azul mais claro, as fitas foram aplicadas formando setas. Daí, foi a vez de passar um tom mais escuro por cima. Depois da segunda demão, foi só retirar as fitas e pronto, o desenho está feito!

Faça você mesma - pintura de parede com fita crepe

As fitas crepes também deram um super help na hora dar uma graça a mais no tapete. Bastou aplicá-la fazendo uma estampa, e depois a tinta de tecido branca. E para a linha sair retinha nos cestos? Dá-lhe fita crepe! É mesmo pau pra toda obra a danada!

Chegou a hora de ter sua peça chave: bota fora D&D

$
0
0

Quando alguém me pede uma dica fácil, umazinha só, para dar aquela sacudida na decoração da casa, eu sempre respondo: tenha uma peça de impacto. Escolha um ponto focal que os visitantes vão notar de imediato. Um espelho lindo é uma escolha prática. Outras ideias incluem uma grande obra de arte, um armário marcante, ou uma cadeira colorida, mas as opções não param por aí.

Mas onde, como, quando e o que comprar? Well, no D&D (SP), shopping parceiro do dcoracao.com, tá rolando um Bota Fora sensacional. É a oportunidade perfeita pra comprar aquela peça exclusiva, mega-top-luxo!

Esta já é a 19ª edição da campanha, e como a gente bem sabe, as melhores opções estão disponíveis nos primeiros dias ;-). Mas tudo bem se não puder largar tudo o que está fazendo agora e ir correndo, a liquidação segue até o dia 18 de agosto. Então, se você está em São Paulo e quer aproveitar a oportunidade de ter uma decoração sofisticada e pagando menos, segura na minha mão e vai! É muita coisa boa, por um precinho bem abaixo do normal. Pensa e pira comigo: no D&D são 95 lojas com móveis, tapetes, papéis de parede e muitos outros ítens com até 60% de desconto!!! (Uma exclamação só não bastaria.)


Vivi tá aqui no Rio, desejando muito esse tapete patchwork (lá da capa do post) :-D

19a. edição do Bota-Fora D&D
Quando: 1° de Agosto a 18 de Agosto
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.555, Brooklin - (Marginal Pinheiros, próximo a Ponte Estaiada) Informações: Tel.: (11) 3043-9000 / 3043-9650
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; sábado, das 10h às 21h e domingo das 14h às 20h (horário especial)

O papel do artesanato na decoração

$
0
0

Algo que faça a função de sofá, um tapete, umas cadeiras: basicamente são esses os ingredientes de qualquer sala. Mas afinal, o que diferencia uma sala qualquer da sua sala? Arte, artesanato, acessórios.

Mais ou menos como (a maioria dos) cupcakes, a massa da decoração é básica, o que interessa é a peruca, essa nata, essa última cobertura, que acaba definindo o sabor do bolo. E aproveitando a metáfora, acessórios de artesanato não são só mais um granulado. São uma oportunidade de falar mais de você, de por onde você passou, do que você gosta. Porque sofá a gente pode comprar o mais neutro, tapete o mais fácil de manter limpo. Mas artesanato e arte, a gente só põe em casa quando gosta.


Quer ver? Aposto que você já viu uma casa cheia de móveis lindos, numa organização impecável, mas com a maior cara de hotel. Pois é, falta identidade, falta arte, falta artesanato. Essa casa é um exemplo bem adequado de como o feito à mão trabalha. Note como as almofadas e o pufe de patchwork trazem vida pro conjunto.


O quarto, mais ainda que o resto da casa (até por conta da profusão de tecidos), é o cômodo que mais costuma carregar identidade. E às vezes, é só um detalhe mesmo. Uma manta de retalhos sobre a cama, um pufe com uma capa de tecidos bem coloridos, uma moldura simples com as iniciais do seu filho... Algo que seja único, seu, que te identifique.



Seja casa, casinha ou casarão, quando acrescentamos alguns toques de feito à mão, o ambiente fica muito mais gostoso, confortável e com a nossa cara. E você? O que faz para deixar seu lar com a sua cara? Conta pra mim.

Fonte: Design Files.

Desafio Command: bora ajudar a Manu?

$
0
0
Este é o meu home office hoje. Enfiado num canto entre o armário e a janela do meu quarto, parece até abandonado. Era pra ser provisório, casa alugada, sabe como é: a gente vai empurrando com a barriga e deixando pra resolver outra hora...

A mesa eu até gosto. Já a cadeira me dá nos nervos porque não é confortável e nem bonita. A pilha de contas, documentos, livros e revistas parece que atrai ainda mais bagunça. Os fios são um drama à parte: dois laptops, um tablet e a bateria da máquina fotográfica concorrem por uma única tomada de difícil acesso. Com tanta coisa no caminho, nem a foto da minha filha eu vejo direito, e o objetivo de me manter inspirada, concentrada e feliz no meu trabalho vai ficando cada vez mais distante.


Quando me pergunto o que quero aqui, a resposta é um ambiente bonito, ousado, que me inspire. Mas que seja mutante, que me permita experimentar, e respeitar minhas fases tão curtas de manias por preto, que depois vira por azul, ou por estampa, por foto de filho, por seja lá qual for o assunto que eu estiver pesquisando ou a personalidade do cliente daquele momento. Resumindo: tarefa difícil.

Por tudo isso, quando a Vivianne me convidou para o desafio Command, eu achei que seria um ótimo estímulo e uma excelente oportunidade para finalmente fazer o que tem que ser feito - organizar e decorar meu home office. Uso os produtos da Command desde sempre e eles têm uma vantagem que tem tudo a ver comigo: a facilidade de experimentar, de poder mudar tudo sem sofrimento, sem furadeira, sem parede estragada, sem dinheiro jogado fora, sem culpa. E fazer isso de novo quantas vezes eu quiser, no dia que me der na telha e sem abrir mão de qualidade.

A dificuldade agora é escolher as melhores soluções, dentre a enorme variedade de possibilidades. A Vivi tem me ajudado com ideias e referências, mas sei que vocês também são inspiradíssimos e podem trazer sugestões que mudam todo o rumo da prosa. Então me contem o que vocês fariam? Me ajudem a definir a nova fase do escritório? O resultado final vai ser publicado aqui daqui a algumas semanas. Enquanto isso, aproveite pra ver as soluções que outros blogueiros estão criando lá na página da Command.

A Manu tem um blog ótimo, e foi convidada pelo dcoracao.com para participar do Desafio Command. :-) Agora é com você! Vamos dar sugestões pra ela deixar o escritório mais inspirador? Eu acho que essa parede aí tem que ganhar um painel de inpirações, e que ela tem que se livrar da cadeira que não gosta. E você?


Conheça os outros blogs participantes do desafio CommandCasa de Valentina ♥ A Casa que Minha Vó Queria ♥ Remobília, e que ambiente eles vão arrumar. Você pode acompanhar também pelo Facebook da Command. Tenho certeza de que alguma ideia também vai inspirar você!

O que é artesanato? E o que é industrianato?

$
0
0

Segundo a UNESCO, “produtos artesanais são os produzidos por artesãos, totalmente à mão ou com a ajuda de ferramentas manuais, ou, ainda, com a utilização de meios mecânicos, desde que a contribuição manual direta do artesão seja o componente mais importante do produto acabado.” Ou seja, muita coisa que é vendida como artesanato por aí, na verdade é industrianato, produzido em série e sem a valorização do artesão.

No artesanato as peças são exclusivas, cada uma com sua particularidade, com valor simbólico e cultural. É uma produção original e criativa. O industrianato, por sua vez, é um misto de produto industrial com artesanato e não tem todo esse valor agregado. Sem contar que, por ser mais barato, ainda tira o espaço nas prateleiras do produto dos artesãos.

Daí você me pergunta: mas sabe aqueles produtos um monte iguais, mas com acabamento manual? Afinal, isto é ou não artesanato? Depende. Se a fabricação é industrial, em massa, mas com o acabamento feito à mão, não deixa de ser um artigo industrial. É que esse acabamento também é feito em massa, padronizado, igual na medida do possível. O que é bem diferente de a pessoa fazer um por um.

Mas como começou esse negócio de industrianato?

Começou quando começou a indústria :-). Foi com a Revolução Industrial (sempre ela, quando nos referimos a design e produto), que a produção das coisas seguiu por duas direções. De um lado, a produção artesanal e cuidadosa dos grandes artífices*, com peças exclusivas para os consumidores de maior poder aquisitivo. Do outro, produtos feitos pela indústria, em larga escala, com preço de mercado bem mais baixo. Aliás, preço costuma ser uma das principais diferenças entre artesanato e industrianato, ainda hoje. Afinal grandes empresas, produzindo em massa, ganham em massa também. Já para os artesãos/artífices, leva-se muito mais tempo para produzir uma única peça e, consequentemente, para faturar com ela. Como o custo é muito maior, o preço também acaba sendo (na maioria das vezes).

Só pra ficar claro: não estamos discutindo design ou beleza, pois a diferença entre industrianato e artesanato não tem relação com esses parâmetros, apenas com o modo de fazer.

Começamos o post falando sobre o que é artesanato. É hora também de definir o que é industrianato. O industrianato se caracteriza por produtos semi-industrializados, produzidos em larga escala, com pouca ou nenhuma diferença entre as peças finais.

Sem fazer juízo de valor (pelo menos não neste post), você sabe diferenciar o artesanato do industrianato?

♥ Sobre os artífices e seu ofício, tem um livro bem ótimo, O Artífice, do Richard Sennett. Tem uma resenha bacana sobre ele aqui. E procurando bem, dá pra achar na internet na íntegra.
♥ Capa: tapete broinha, de Claudia Araujo, totalmente feito à mão.
♥ Já viu a série Gosto se discute?

Volta às aulas: 5 aplicativos para facilitar a vida na escola

$
0
0
Aula - Escola - Material escolar - App

Lá se foram as férias escolares e, vamos combinar, volta às aulas sempre remete a cheirinho de coisa nova, né não?! Afinal, quem não #pira numa papelaria, cheia de coisinhas fofas e (in)úteis? Mas, chega de prolegômenos e vamos ao objetivo desse post: idéias para a volta às aulas, sejam elas materiais novos, sejam tecnologias novas.

Tenha você 10, ou 100 anos, os aplicativos ajudam muito a organizar a rotina de estudos. O dcoracao.com pesquisou e encontrou alguns que podem mesmo te ajudar. Vamos lá?

Aula - Escola - Material escolar - App

O School assistant é muito bom para organizar o dia a dia escolar, como datas de prova e trabalhos. O My Class Scheduleé bem simples.  Nele você monta uma tabela de aulas, atividades e provas. É parecido com o School Helper, e ambos rodam apenas no Android.

Aula - Escola - Material escolar - App

Tem também o Dicionário da Língua Portuguesa, indispensável tanto para a fase escolar, quanto para o resto da vida. Para usá-lo é preciso estar conectado à internet. E para não se esquecer das exatas palavras do professor disse em sala, tem o Easy voice recorder, um gravador de áudio, sem limite de tempo e bem fácil de usar. Pra dar uma mãozinha a mais, (olha mãe, 3 mãos!), a Wikipedia também tem seu app para Android e IOS.

Aula - Escola - Material escolar - App - Mochila

Tá. Falamos dos aplicativos. E o material? Humm, que tal dar uma nova cara, sem gastar muito? O dcoracao.com já mostrou uma ideiazinha aqui. Agora, se a vibe é mesmo comprar coisa nova, se joga! Vale tudo que aumenta o estímulo pra estudar. (Ou mesmo que sirva pra substituir o que detonou no primeiro semestre.) Avisei pra Cachorro Amarelo, patrocinador do dcoracao.com, que a gente ia fazer um post sobre volta às aulas, e eles ofereceram um cupom de desconto :-D Basta escolher o produto, clicar em comprar, e no campo "Cupom/ Vale-presente" digitar dcoração (tudo junto, minúsculo, com acento e cedilha) e clicar em aplicar para visualizar o desconto no valor total da compra. Bom, né? :-)

E aí, animad@ para arregaçar as mangas? Então começa com uma redação sobre como foram as suas férias. #sacanagem #odiavaisso

Escritório dobrável, projetinho faça-você-mesmo

$
0
0
Escritório faça-você mesmo para espaços pequenos

A cada dia, mais gente abandona o trabalho na firrma e começa a trabalhar em casa. A cada dia, mais apartamentos encolhem, nessa curiosa mágica dos tempos modernos. Estes dois fatos juntos fazem com que mais gente procure informações sobre como fazer um home office em um espaço pequeno. Pois o HomeMadeModern fez um projeto que cumpre os dois requisitos, afinal não dá pra existir um escritório mais guardável que esse.


Eles ensinam a fazer no vídeo acima, e os elementos são muito fáceis de se encontrar. O que pensei ser mais difícil, o cavalete dobrável, achei fazendo uma pergunta simples pro tio Google.

Se você reclamar que a cadeira é desconfortável, só te digo o seguinte: não dá pra ter tudo. :-/

Visitinha básica na casa da Lou, e na casa da Mariana

$
0
0

Se tem uma coisa que me deixa feliz, é receber emails com alguma coisa inspirada nos posts do dcoracao.com. A Mariana, de Portugal, mandou fotos de sua casa :-).

Por todos os lados ela foi acrescentando na decoração lembranças da própria história, e deixando tudo com bem mais a sua cara.


A máquina de escrever preta era do pai, e a menor ganhou faz tempo. Apesar de bem antigas, Marina garante que elas ainda funcionam. O painel de girassol é africano, e está com a família há uns 40 anos.

O rádio no aparador da sala é um velho companheiro e também funciona que é uma beleza. Já o outro, para não ir pro lixo, virou luminária. Não ficou linda?


Depois das Ideias para deixar o escritório fofo,  a Lou, de Santa Catarina, também mandou fotos do home office dela. “Praticamente tudo aqui tem uma história, tudo é minha personalidade na mais pura forma de mobiliário reaproveitado e pequenas artes”.

Para deixar o ambiente clean e mais com a sua cara, Lou tampou o piso que era o uódoborogodó com um tapete claro e reformou um armário que já estava estado terminal, na prancha do pirata, a um passo da lixeira. Tá vendo como uma corzinha pode ressuscitar a coisa toda?


Adorei, meninas! E você, já teve seu momento d♥? Mostra pra gente, vai?

Como retirar papel de paredes? Dicas de um profissional.

$
0
0
Como retirar papel de parede

Papel de paredeé bonito, bonitão, e já sabemos que é trabalhoso, mas possível aplicar sem a ajuda de um profissional. Só que na vida, amores vão e vêm... Um belo dia você acorda e descobre que aquela parede não é mais o amor da sua vida. Normal.

Ok, mas aí vem a pergunta crucial: e agora, quem poderá me socorrer? Como arrancar o papel tão bem coladinho da parede? É impossível? Só com pedreiro? É de arrancar os cabelos?

Ahá! Não contava com a minha astúcia! Pois eu te digo que pra fazer essa separação você não vai precisar nem da ajuda do Chapolin Colorado.

Pesquisamos bastante e a maioria dos sites traz receitas mirabolantes com vaporização, sabão em pó, de coco e até produtos específicos. Só faltou um método com ebó. :-D Para acabar com esse disse-me-disse, entrevistamos Nil Boechat, que trabalha com aplicação papel de parede há 25 anos. Segundo ele, basta molhar um rolo de pintura com água, e passar na parede até que o papel esteja bem molhado. Depois, é só raspar com a espátula, com cuidado para que ninguém saia machucado nessa separação - no caso sua mão ou a parede. E se prepara pra um chopinho depois, porque esse serviço dá uma canseira monstro.

Como retirar papel de parede

Vamos lá, mãos à obra! Tudo o que vai precisar é de um rolo, uma espátula e água.

Nil disse que, em aproximadamente uma hora e meia, é possível retirar o papel de uma parede de 3x4 metros. Isso pode variar de acordo com o tempo em que o papel foi aplicado. Se é mais antigo, pode ser que demore um pouco mais para sair. Claaaaro que também varia com a sua habilidade e disposição. :-)

♥ Mas e como tirar o papel de parede de uma superfície de gesso?
Tudo bem. A água vai amolecer apenas o papel e não vai interferir na sua parede;

♥ Mas e se o meu papel de parede é vinílico e impermeável?
Neste caso, primeiro retire manualmente a película protetora. É só puxar por uma das pontas. Sai fácil, como um adesivo (segundo o Nil). Só então passe o rolo com água.

♥ Quando aplicar um papel de parede, pense que um dia poderá se enjoar dele. Por isso, na aplicação, use apenas cola própria para papel de parede. A cola branca, comum, vai dar um trabalho bem maior para tirar.

E você, já passou por algum divórcio com seu papel de parede? Conta pra gente como foi essa experiência, vai...

Apartamento pequeno e masculino, cheio de soluções de arquitetura

$
0
0

Faz teempo eu vi esse apê na Marie Claire Maison. Mas outro dia, parei num link com mais fotos dele, e achei que valia a pena ver de novo. Os motivos são vários. Mas o primeiro? Repaaaaara na foto acima e na foto abaixo!


Como o banheiro não tem janela, a solução pra dar uma clareada foi usar um espelho tipo Law&Order, saca? Tecnicamente, "espelho de duas direções". De um lado, claraboia, de outro, espelho de fundo de uma estante, que também é escritório. Não é uma solução de arquitetura genial?


Outra solução fantástica para espaços pequenos, é o sofá-cama. Na verdade é uma cama, com um armário recortado em cima. Para fazer essa mágica o arquiteto usou um closet que já existia no apê, e que continua sendo usado como um closet. Percebeu as caixas?


O recorte tipo passa-pratos, ao mesmo tempo que integra a cozinha, não retira as paredes tão necessárias para instalar armários e pendurr objetos em espaços pequenos.


As superfícies são lisas, e nenhum espaço é desperdiçado. Uma verdadeira aula de soluções para apartamentos pequenos e quitinetes, com um resultado moderno, e masculino. E ainda tem pintura estranha -> ♥

As cores da Coloricos

$
0
0

A gente reclama muito, né? Que as estampas bacanas são todas gringas, que os designers maneiros vendem muito caro, que o made in China dominou o mundo. Eu parei de reclamar. Parei mesmo. Tem muita gente bacana fazendo coisa linda e exclusiva no Brasil, e o que a gente precisa é apoiar essas iniciativas. A Coloricosé um desses casos.


As 5 moças da Coloricos trabalham duro pra criar e produzir estampas exclusivas e contemporâneas pra gente. E ainda fazem uma curadoria cuidadosa para poderem oferecer mais produtos bacanas.


E sabe aqueles dias em que tudo o que você quer, depois de uma rotina intensa de trabalho, é chegar em casa e se esparramar em um sofá repleto de almofadas? Fofinhas, estampadas e bem coloridas... Se é esse o mal que te aflige, tá fácil de ajudar. As da Coloricos são verdadeiras belezuras que vão enfeitar sofá, cama, poltrona, baú, cantinho de leitura... até rede, se for o caso!


Mais ainda: quer impressionar @samig@s num jantar maneiro? Com esse jogo americano, você pode até errar a mão no sal, que todo mundo só vai querer saber mesmo é onde comprar um igual! #atérimou

A loja é online, dá pra comprar de qualquer lugar do Brasil, e sem sair de casa. :-)

Design Weekend 2013

$
0
0

Começa nessa quinta-feira, em São Paulo, a 2ª Edição do Design Weekend. O festival, que segue até domingo, vai mobilizar a cidade em torno do design, arte, decoração, arquitetura e urbanismo. Além de seminários, cursos e palestras, estão na programação do festival exposições de designers, instalações e intervenções urbanas, shows, prêmios e muita coisa bacana!

Em 2012, foram 360 ações e intervenções simultâneas por toda a metrópole. Neste ano, a semana de design vai se espalhar novamente pela cidade, chegando a museus, galerias, estúdios, lojas e zonas verdes como parques e praças. São centenas de eventos independentes e, ao mesmo tempo simultâneos, tanto pagos quanto gratuitos. O bacana é que no site dá pra escolher entre "pagos" ou "gratuitos", na hora da busca. O dcoracao.com facilitou a sua vida, e escolheu pra te indicar 3, entre os gratuitos ;-)

Café com Design: Design de Produto
Uma parceria da Tok Stok com a Apex-Brasil. São três dias de palestras com convidados diferentes e que abordarão temas diversos, com curadoria de Ademir Bueno e Carol Gay. O primeiro é na quinta-feira, às 19h.
Onde: Avenida Eusébio Matoso, 1231

Maratona 24 horas
A Belas Artes promove a maratonana, na Unidade 3, que começa às 11h de sábado e só termina no dia seguinte, ao meio dia.
Onde: Rua José Antonio Coelho, 879

Dpot
Lançamento do livro sobre Domingos Tótora com sessão de autógrafos às 11h e apresentação de peças novas. O Domingos Tótora é uma simpatia, e tem um trabalho lindo, que vale a pena conferir e prestigiar.
Onde: Loja da Gabriel Monteiro da Silva, 1.250

Quais são as medidas padrão mínimas para uma sala de jantar?

$
0
0

Uma sala de jantar atravancada, além de feiosinha, fica desconfortável e sempre parece ser menor do que realmente é. Às vezes a pessoa enfia ali tudo o que tem direito: mesão, várias cadeiras, buffet... mas a máxima do "menos é mais" neste caso é importantíssima! Os móveis não podem atrapalhar a circulação.


Se você vive acertando as quinas das mesas por aí, está na hora de descobrir quem está no lugar errado na história da noção de espaço: você ou a quina do móvel. Hoje não vamos falar de beleza, vamos falar de espaço.

Os números não mentem, pois seguem medidas médias de nossos corpos. É o que a gente chama de antropometria. De acordo com a antropometria, as medidas padrão, necessárias para uma sala de jantar são:

- Passagem+ espaço da cadeira: 90cm
- Espaço mínimo na mesa necessário por pessoa/cadeira: 60cm*
- Espaço de corredor de serviço+cadeira: 110cm Altura média de mesa de jantar


* esse número também vale para mesas redondas. Para mesas redondas, se você não tiver a medida da circunferência, pode obtê-la com essa conta: diâmetro x 3,14 (pi) = a circunferência. Esse número dividido por 60, é igual ao número de pessoas/cadeiras máximo para esta mesa.


Espaço, no ambiente acima, não é problema. Mas se a sua sala de jantar é pequena (mas pelo menos maior que 3x3metros), a mesa redonda é uma ótima pedida! Uma com diâmetro de 80cm consegue acomodar até 4 pessoas (80x3,14= 251, 251/60=4,18), sem contar que, pelo fato de não ter quinas, evita acidentes.


Cadeiras de um lado e um banco do outro - seja a mesa redonda, quadrada ou retangular - também podem ser uma cartada para economizar espaço.É que o banco pode ficar estático, encostado na parede e não necessita ser colocado para frente ou para trás, como ocorre com as cadeiras.


Mesas quadradas pequenas, também são uma boa pedida para um casal. No dia a dia, podem ter um lado encostado na parede, e ocupar um quase nada de espaço. Se você for receber convidados, afasta a mesa, e faz a festa :-)

Não existe material ruim: ideias pra usar compensado como arte

$
0
0
compensado como arte - faça você mesmo - mural

Compensado é um material barato, e subvalorizado na decoração. Mas o dcoracao.com afirma: não existe material ruim, existe material pouco explorado. Pra te provar que o compensado pode ficar aparente e lindo na sua casa, se prepare para enxergá-lo como arte. :-) E o melhor, você mesma pode fazer.

compensado como arte - faça você mesmo - mural - painel

Existem dois tipos de compensado, com espessura que varia entre 4 e 20mm. O compensado laminado é feito com lâminas de madeira (pinus ou virola) coladas e prensadas para formar as chapas. O compensado sarrafeado tem as lâminas externas coladas com o sentido da fibra contrário ao das lâminas internas e, por isso, é mais resistente. Para utilizar como tela, tanto faz qual tipo você escolher. Você pode comprar a placa com um tamanho padrão (2,5 x 1,6m), com o preço variando entre R$126 e R$342, e cortá-lo, se tiver ferramentas para isso. Mas em algumas lojas, como nas lojas físicas da Leroy Merlin, dá para pedir já no tamanho desejado. Lá o preço varia conforme a espessura do compensado, é calculado por m2,  e o corte mínimo é de 15cm, sem cobrança do serviço de corte. :-)

compensado como arte - faça você mesmo - mural - painel - quadro para recados

Com a placa em mãos, é hora de por a criatividade em prática. Pra fazer um mural é simples. Você pode tanto prender as imagens no compensado com tachinhas, quanto com decotape. A tachinha pode machucar o compensado, mas funciona muito bem. Se a ideia é ficar trocando sempre as imagens, melhor lançar mão da decotape/washi tape, que ainda pode criar uma bossa no mural.

compensado como arte - faça você mesmo - mural - decotape - quadro para recados

Outra opção é usar adesivo vinílico (do profissional ou o contact mesmo). É a maneira mais simples e sem sujeira. Você só vai precisar de alguns recortes e depois... pendurar na parede! Ou deixar no piso, num arranjo moderninho. Quer coisa mais simples?! Para melhorar o acabamento, e evitar que o adesivo descole, vale passar um verniz fosco em cima de tudo.

compensado como arte - faça você mesmo - quadro - feito à mão

Agora, se o seu forte é tinta e pincel, arregace logo as mangas! Tanto o branco quanto as cores contrastantes combinam muito bem com o compensado.

compensado como arte - faça você mesmo - quadro - feito à mão

No quarto, a lâmina de madeira compensada e pintada (tem coisa mais exclusiva?) dá um charme a mais na cabeceira da cama.

Bem, agora é com vocês! :-)

Fontes: Me&Amber ⎜A Merry Mishap ⎜NatalieEtsyScandinavian deko 2x

Ideia simples de decoração

$
0
0

Tem hora que a gente vê uma ideia tão, mas tão simples, que pensa: "por que não pensei nisso antes"? Essa é uma delas.


Não, eu não estou te sugerindo que pegue QUALQUER tampa de lata e use em qualquer lugar como mural. Mas tem composição (principalmente se todos os outros elementos forem bacanas, como aqui), que "comporta". Afinal o bom senso é parte importante da composição de beleza ;-)

A ideia é vendida nesse site alemão. Mas né?

Tons pastel: o que são? como usar?

$
0
0

Não existe lugar melhor no mundo que a nossa casa, certo? Humm... aquela sensação de paz e tranquilidade... Mas se não tá rolando assim, sua salvação pode estar em uma decoração com tons pastel*.


Pastel é uma delícia, mas esse aqui não é de comer. O pastel que dá nome à paleta de cores é uma espécie de giz, que como o giz de lousa, não deixa uma cor lá muito forte. Então, as cores que conseguimos obter com o pastel ficam sempre fracas, "lavadas". E, quando usadas na decoração, dão um ar delicado, feminino e suave ao ambiente. Quer ver?


Uma sala de estar com paleta de tons pastel tem um jeito convidativo, como teria uma loja de doces. E pode até ficar com um ar sofisticado, se as peças tiverem design interessante.


Para ambientes quentes, os tons pastel dão uma sensação de frescor, e podem ser uma ótima pedida combinados com madeiras claras e toneladas de branco.


Ao pensar em tons pastel, às vezes a gente se prende ao rosa e azul bebê... Bem, você não precisa se prender apenas a essas cores. Um ponto de neon aqui e ali deixam o ambiente mais vibrante, menos fofinho (veja a cozinha ali em cima).


O grande fato é que a mistura desses tons claros pode deixar o ambiente, além de tranquilo, feliz :-) Mas sempre feminino, né?


Moral da história: quer um ambiente calmo, relaxante, e feminino? Uma paleta de tons pastel pode ser uma ótima escolha. Mas @ don@ da casa tem que gostar, que garrar amor, pois é uma escolha quase temática.

Quando tem alguma piração em torno de algum assunto, prefiro mesmo é esperar a poeira baixar, pra ver direito. Lembra daquela discussão cha-tís-si-ma sobre se, afinal, se diz flúor ou fluo? E por que ninguém defendeu fosforescente? Só porque a palavra não é linda? Adoto neon e fujo da briga :-)
♥ Todas as imagens do post, e seus links originais, estão aqui. Lá tem mais inspiração em tons pastel.
 Por falar em inspiração, duas fontes inesgotáveis de decoração em tons pastel: Selina Lake, e Yvonne.

Cama de casal suspensa, como fazer, onde encontrar

$
0
0

Quando a casa é pequena, o jeito é otimizar ao máximo o espaço disponível. Então para e pensa comigo: qual o móvel que mais ocupa espaço em sua casa? A cama. (Você pode até pensar no guarda-roupas, mas em geral ele ainda ocupa menos espaço de chão que a cama.)


Hmmm, mas se não tivesse cama, cabia tudo… E você não teria onde dormir :-/ Mas olha, se você tiver um pouquinho de senso de aventura, pode dormir nas nuvens. Bem, não nas nuvens, mas 1,5m mais perto delas. Suba a cama, e a transforme numa cama-tudo. :-)


A cama-tudo pode ser cama-escrivaninha, cama-armário, cama-o-que-você-quiser. Mas andam chamando mesmo é de cama loft. (Vixe! Já foi chamada de cama mezanino, cama suspensa… beliche mesmo, quase ninguém chama mais! A menos que seja uma cama de solteiro.)

Na foto acima, o escritório é que é suspenso, mas como o espaço é aumentado em cima da cama, acho que entra na classificação cama-mezanino, não?


Para adotar uma cama grande e suspensa, o ideal mesmo é ter o pé-direito alto, mas com 2,70m já dá para começar a brincadeira. Mas não esqueça: não dá para ter cama-loft e ventilador de teto, hein?


Com a cama no alto, a gente ganha quase um novo cômodo, e pode aproveitar todo o espaço que sobra. Mas como ter uma cama dessas? Pode ser por marcenaria própria pro espaço. Marcenaria é sempre uma solução pra espaços pequenos, lembra?


Pode também ser com um projeto +um serralheiro. Comprar pronta, no Brasil, é difícil (olhaí uma oportunidade, Meu Móvel de Madeira!), mas a Tok& Stok tem uma.

Agora me conta: você tem uma cama suspensa? Se tem, manda foto pra gente? Se quer ter, bora trocar informação?

♥ dcoracao.com já publicou vários outros posts com cama suspensa, olha só.
♥ Todas as imagens do post, e seus links originais, estão aqui. Lá também tem mais inspiração de cama loft.

Decoração color block, o que é, como usar na sua decoração

$
0
0

Moda pra vestir, e moda para decorar andam cada vez mais juntas. Bem, quase juntas. Aqui na decoração, a moda da passarela costuma chegar um pouquinho depois. Esse é o caso do color-block* intencionalzão. (Porque o fortuito a gene sempre viu por aí.)


O color blocking é o uso de blocos de cor, assim lisos, e sem estampas. Vale tudo: roxo, laranja, amarelo, pink... só não vale abusar. O estilo funciona legal se as cores forem lisas e complementares, mas também funciona com cores análogas.

*Color block, color blocks ou color blocking, qual é o certo? No sentido do post, todos. Color block é bloco de cor. Color blocking é a ação de usar color blocks (ou blocos de cor).
Os designers Nina Tolstrup e Jack Mama mostram que o uso de color blocks pode dar destaque e beleza para uma decoração com poucos adereços. As cores vibrantes fazem a vez dos acessórios e ocupam o ambiente. O resultado da combinação com a madeira é muito harmônico.


Se o espaço for pequeno, um par de pontos de cor é o suficiente. Do contrário, pode dar a impressão de ser ainda menor. Mas se estiver esbanjando espaço no cômodo, está liberado colocar mais peças de cores diferentes e contrastantes - inclusive na parede. ;-)


A ideia traz energia e juventude ao ambiente, mas cuidado. Para não errar a mão, primeiro você pode fazer um teste com objetos pequenos, que podem ser trocados facilmente de posição. A escolha de peças maiores, como sofás, poltronas e tapetes grandes, requerem cautela e planejamento.


Mas pensando na questão da moda de vestir vindo para a moda de viver, lembro que a definição mais comum de moda é ‘tendência de consumo’. E é muito pobre quando, uma pessoa ao se vestir, se preocupa apenas com a tendência de consumo. Quando me visto, busco uma harmonia (nem sempre alcanço, né?), na decoração, a mesma coisa. E acredito sim que essa harmonia é aprendida, o gosto é aprendido. Já discuti o juízo do gosto aqui antes, você lembram, né? Mas a obsessão pelo perfeito, a crítica exagerada ao imperfeito, e o consumo do eternamente novo - a tal neofilia, tiram o prazer da coisa. E isso também vale pra decoração da casa.


Pra quem funciona? Pra quem não gosta de estampas. Pra quem não funciona? Se você adora um bibelô, essa não é a sua praia.

Então fica a dica: garrou amor pela decoração em color blocks? Seria harmônico com o seu estilo de vida? Adota!

Imagens via Dwell.

Publieditorial: Cadeira de escritório bonita E confortável

$
0
0

Chegar em um escritório lindo, lindão é tão gostoso que dá até orgulho. E não sei você, mas uma das primeiras coisas que reparo é o tipo de cadeira usada no lugar. Pode parecer estranho, afinal, tem tanta coisa para se ver em um ambiente de trabalho e vou logo reparar na cadeira…


É que mesmo sendo um dos objetos que menos aparece, a cadeira é de extrema importância. Ali é que a pessoa vai passar boa parte do dia e não adianta, quando o assunto é trabalhar sentado uma coisa é prioridade máxima: conforto. Até porque, na hora da labuta, da concentração, se estiver sentad@ num banquinho meia-boca você vira e revira, levanta e não tem almofada que dê jeito…


Foi justamente pensando no conforto e comodidade que (sempre eles) o casal Eames desenhou (muitas) cadeiras - para a nossa alegria =D Mas peralá, não vai pensando que “é Eames e por isso deve custar o olho da cara”. Nananinanão. A nossa parceira VarejãoNet bolou um kit promocional com 3 lindezas mais baratas para o seu escritório. E mais, com o frete no 0800.


Se você está montando, ou até mesmo renovando, seu escritório, aproveita para conferir os produtos da loja.


Além dessa delicinha de cadeira, você vai encontrar pro seu escritório elegância e conforto, com vários produtos exclusivos e tendências em design. Clica lá, vai.
Viewing all 955 articles
Browse latest View live