Quantcast
Channel: dcoracao.com - blog de decoração e tutorial diy
Viewing all 955 articles
Browse latest View live

Sua casa na Dalicasa

$
0
0

Pegar as chaves do apartamento novo é um sonho. Mas como deixar aqueles metros quadrados, ainda vazios, mais aconchegantes e bonitos? Bem, várias dicas você encontra aqui no dcoracao.com. Mas os móveis eu não tenho como te oferecer não. Mas a Dalicasa tem :-)


Uma sacada interessante da Dalicasaé oferecer o ambiente como um todo. Se você adora decoração, mas não leva jeito para a coisa, ou quer tanta coisa, que acaba fazendo uma confusão danada de estilos, essa é uma ótima pedida. Facilita a vida, e facilita chegar no resultado sonhado.


Além de móveis, a Dalicasa tem muitas opções de almofadas, objetos decorativos, espelhos, luminárias, porta-retratos, quadros, fotografias e artigos de banho, ufa!

Vai lá conhecer? :-) Esse é o caminho. Se você mora em Sampa, também dá pra ir lá. Fica na Rua Capitão Otávio Machado, 884 – Chácara Santo Antônio (com hora marcada pelo tel (11) 5181-5141).

E pro mês das mães tem uma campanha super bacana! As mães escolhem o presente que gostariam de ganhar e a Dalicasa avisa seu filh@. Basta comentar o código do produto e o email do seu filh@, ou enviar um email para: atendimento@dalicasa.com.br. Corre que ainda dá tempo!!


Instagram(e) a sua casa! Como usar fotos do instagram na decoração

$
0
0

Instagram: coisinha linda amada do nosso celular que a gente não cansa de usar. Aproveitar uma vista bacana, um ângulo perfeito, aquele pôr do sol...#quemnunca? Por isso hoje o Insta é um dos app mais populares.

E o que fazer com tanta foto legal? Eu acho um dis-per-dí-ci-o deixar isso só na memória do celular. Se sua casa tem um canto meio esquecido, põe ele pra jogo. As cores, os filtros e as belas recordações vão dar a bossa que você precisa. E tem idéia tanto quanto você tem de foto. É só escolher a sua e instagramar* sua casa.


Olha essa disposição escâaandalo do A beatiful mess. Quem gosta de um toque retro, nada melhor do que aproveitar os filtros amarelados e super coloridos das fotos e montar uma parede inteira! Pra fazer essa paredona, a Elsie montou as fotos no computador e mandou imprimir numa gráfica e colocou como um papel de parede. O tutorial tá aqui.


Mas se você é mais conservadora, que tal como um ♥ em cima da cama? Capricha nos cliques mais românticos do casal e aquela memória bonita vai estar sempre ali cheia de amor.


Nesse arranjo, o bacana é que dá pra mudar sempre. O não-bacana é que com a foto exposta e balançante, pode estragar fácil.

Me agrada muito aquela antiga idéia de colocar fotos por baixo do tampo de vidro em mesas e no cantinho do escritório fica perfeito, como na capa do post. Ou um arranjo como esse que tem tudo a ver com o home office.


Com tanto filtro, a gente acaba usando pouco os filtros p/b. Mas fotos em preto e branco ficam lindas e super delicadas. E quantas fotos cabem numa moldura? Vai do gosto da freguesa. Bom para reunir as fotos daquelas viagens especiais.

♥ *Palavras que viram verbo, uma nova tendência mundial. ;-D
♥ *  Fotos: a beautiful mess, sfgirlbybay & pinterest. Porque depois que inventaram o pinterest, tem que ser quase Holmes pra conseguir dar reais créditos às fotos.

Tá precisando de uma numeração bacana para a sua casa? Faça você mesma!

$
0
0

Tá aí uma coisa que nunca mostramos aqui antes: a sinalização da casa. Mas né? Quem nunca se apaixonou por um número bacana antes? Sinalização cuidadosa é tudo. Aqui na rua tem um de cerâmica que eu babo (e prometo fotos no instagram).


O passo-a-passo você vê no Instructables. Mas não tem muito segredo, é imprimir o número, e se apossar do partelo, parafusadeira, parafusos e paciência. Mas o resultado é mesmo muito bom!

Workshop: 5 passos para decorar sua prória casa. Como traduzir todas as suas ideias num espaço decorado.

$
0
0

Até 15 de maio, tá rolando no Shopping Casa & Gourmet, no Rio, a TEMPORADA DE DESIGN, com palestras e workshops voltados para o tema DESIGN.

O evento é gratuito, sujeito a lotação. As inscrições são feitas na hora do evento. :-) Amanhã, sábado, 10/05, às 15h, eu estarei batendo um papo sobre 5 passos para decorar sua prória casa. Como traduzir todas as suas ideias num espaço decorado. Na palestra dou dicas sobre o que comprar, distribuição harmônica de mobília, e organização de quadros.

Venha e participe. :-D

Endereço: Rua General Severiano, Nº 97 Botafogo • Rio de Janeiro • RJ • CEP 22290-040

Escritório: vai Claudia, sentar no cantinho.

$
0
0

De novo, veio do A Beautiful Mess, essa ideia bem bacana e barata para um home office, e até uma bancada de estudos de criança. Uma tábua cortada a 45 graus, mais algumas mãos francesas faz uma quina num cantinho esquecido. Bom/bonito/barato.


Antes que você pergunte: sim, claro que dá pra fazer mais baixinho e usar uma cadeira mais confortável. Sendo o caso, instale as tábuas a 75cm do chão (medida superior).

Calcule  aproximadamente 1 mão francesa para cada metro, +1 (a do início / do "ponto zero" que pode ficar de 20 a 15cm do início). Ou seja, se são dois metros de bancada, serão 2 mãos francesas +1 = 3 mãos francesas. Lembre-se de não colocar nenhuma mão francesa onde suas pernas vão se encaixar.

A menor largura para a tábua, considerando usar notebook, deve ser 40cm. A tábua usada aqui é de pinus, e pode ser comprada na Leroy Merlin já cortada em quina.


Ah! Posters bacanas e um tapete leeeendo também ajudam a compor, né? Já que você economiza na bancada (embora mãos francesas não sejam assim tão baratas na terra brasilis), pode se dedicar um pouco mais aos acessórios.

Como reduzir o barulho na hora de dormir

$
0
0

Barulho na hora de dormir, não é um problema até ser. Seja porque você se mudou, seja porque uma obra se mudou para o seu lado. :-( Morar perto de feiras livres também é garantia de barulhos madrugadouros. :-/ Mas o que fazer para driblar o barulho na hora de dormir?


Tampão de ouvido:
A maneira mais fácil e barata de se livrar do barulho é usar protetor de ouvidos para dormir. Procure por protetores de ouvido com espuma macia, que são mais confortáveis. Dá pra comprar na internet ou na farmácia mais próxima. Eu comprei desses.

Pesquisando, descobri uma empresa de SP que faz tampões sob medida. De todo modo, o ideal é não reutilizá-lo muitas vezes, já que podem se contaminar e causar uma infecção no seu ouvido. Mas bom senso ajuda a evitar isto.


Ruído branco:
O ruído branco é um tipo de ruído produzido pela combinação de sons de todas as frequências. O adjetivo branco é usado em analogia à luz branca, que com a combinação de todas as frequências de cor.

Por conter sons de todas as frequências, o ruído branco é frequentemente empregado para mascarar outros sons. A toa Wikipedia dá o seguinte exemplo: numa conversação entre duas pessoas, seu cérebro consegue captar claramente a voz do interlocutor e compreendê-la. Mesmo com três ou quatro interlocutores isso ainda é possível. Mas se 1000 pessoas falam simultaneamente, não há como seu cérebro captar uma voz isoladamente. O efeito de 1000 pessoas falando simultaneamente, assim como o de um ventilador que é ligado em seu quarto para mascarar a conversa entre duas pessoas no quarto ao lado, ajuda a ilustrar algumas das aplicações do ruído branco.

Acredita-se ainda que o ruído branco quando ouvido em volume baixo seja relaxante e por isso ele costuma ser utilizado em consultórios dentários e clínicas de psicologia para acalmar os pacientes. Pode ser usado também para acalmar bebês recém-nascidos. E pra você dormir melhor.

Mas como ter um "ruído branco" no quarto? O ventilador produz uma espécie de ruído branco, e é por isso que muita gente dorme melhor com ele ligado. Mas existem aplicativos de ruído branco (só procurar por white noise na loja de aplicativos do seu celular). O youtube também oferece opções com até 10 horas de ruído branco, olha só. Mas como o ruído branco pode ser irritante para algumas pessoas (eu! eu!), prefiro barulhinho de mar. Ou de chuva.


Janela anti-ruído:
A janela à prova de som é a solução mais definitiva, mas também a mais cara. Mas com vidros duplos, triplos ou até quádruplos, esquadrias preenchidas com borracha, lã de vidro ou outro material elástico, os produtos disponíveis no mercado prometem reduzir em até 70% os ruídos.

Quem mora em apartamento e não pode alterar a fachada do edifício encontra opções para serem instaladas pelo lado interno, que podem ser abertas e que não têm necessidade de quebra-quebra. Procure por janela acústica no tio Google, que muitas opções de fornecedores vão aparecer. Mas prepare-se para o preço alto.

Outras soluções que podem ajudar a diminuir o barulho:
- Cortinas pesadas.
- Cortinas acústicas, à prova de som. Elas são de dois tipos: a mais antiga, que é como um colchonete que se põe na janela, e as com tecido tecnológico ou costura em células. O Google dá algumas opções de fornecedores no Brasil. Uma das opções menos feias é da Hunter Douglas, que promete diminuir o barulho em 70%.
- Mobília, como uma estante de livros, na parede de onde vem o som (ex: se o barulho vem da casa do vizinho).
- Tapeçaria na parede também ajuda.

A vida merece um sofá Líder,

$
0
0
Tava aqui namorando os sofás Líder, e vim te mostrar os que mais gostei. :-) Gosto muito do sofá 2900. Tem cara de delícia, de conforto. É bem o tipo para o qual a gente quer voltar, onde é bom sentar pra conversar longamente, pra ver tv, pra se esparramar.


Para uma vibe clean/masculina, garrei amor neste aqui. Visualiza um piso de cimento queimado com esse sofá elegantemente pousado em cima. Hein? Acho chique.

Mas se o caso for mesmo conforto, o sofá Lasso parece querer abraçar a gente. Humm! Desejei. Definitivamente, eu mereço um sofá desse, você merece um sofá desse, a vida merece um sofá Lider.

Admiro os sofás da Lider faz tempo. Mas foi só com um convite para conhecê-los melhor, que eu aproveitei pra conhecer melhor também a história da empresa. Olha que bacana.

João da Mata, mineiro, começou a vida como lustrador de móveis. Seu João então percebeu que poderia ir mais adiante e ter um negócio próprio, e foi com um barracão e três máquinas que nasceu a Lider. Daí em diante foi trabalho e sucesso. Hoje, até as espumas são produzidas na fábrica própria. Com 70 anos de mercado, todo mundo sabe que móvel Lider é pra vida inteira. Eu curto. Vai lá curtir você também?


Dip dye, ou pintando só a metade do móvel.

$
0
0

Porque não existe só uma maneira de pintar, só uma maneira de fazer, só uma maneira de renovar os móveis. Quanto mais referências a gente tem, mais fácil fica saber o que a gente quer, ou o que vai funcionar melhor na nossa casa.




E pintar a metadinha, ou dip dye, tipos como quem mergulha o salgadinho no molho, tá virando uma onda. :-) Imagens do Pinterest e Making nice in the midwest.

Cozinha: quais as razões para comprar uma cozinha modulada?

$
0
0

#Custo. Cozinhas moduladas são feitas em larga escala, e costumam ser bem mais em conta que cozinhas sob medida. Para um primeiro apartamento, ou quando o orçamento está apertadinho, elas são uma excelente escolha.


#Organização. Cozinhas modulares ajudam muito a gente a ser mais arrumadinho, pois nelas cada coisa costuma ter o seu lugar bem definido.


#Mais espaço para cozinhar. Como a maioria das moduladas contam com armários embaixo e em cima, deixam a bancada livre pra você.


#Distância da obra. Ninguém gosta de quebra-quebra. Pode ter certeza que até aquela sua vizinha que vive fazendo reforma, não gosta de poeira. Em uma cozinha com bancada de pedra, é bem possível que você vai precisar de obra na hora da renovação. Se a sua cozinha pronta já vem com bancada, isto não acontece.

Todas as fotos deste post são de cozinhas da Marabraz :-) E antes que eu me esqueça: comemore suas conquistas, chame os amigos pra uma festinha de comemoração de cozinha nova.

Como escolher o sofá

Dicas para decorar o banheiro sem quebra-quebra

$
0
0

Ajeitar um banheiro sem arrancar nenhum azulejo é mais difícil que ir trabalhar em dia de greve dos rodoviários. E a situação nem sempre ta boa, a grana pode estar curta, o apê ser alugado...Mas nem por isso a missão está perdida, companheiros. Estava viajando na internet enquanto decidia se tentava ir ao trabalho, quando vi esse banheiro simples e de cara me encantei. Ao primeiro olhar não tem nada demais, né? Mas tem várias idéias bacanas para ajudar a melhorar um banheiro em crise.


♥ Cestaria: Para quem tem banheiro com poucos ou nenhum armário, cestas de vime são excelentes opções para organizar e armazenar toalhas, papel higiênico, escovas, secador, chapinha...São leves, e com preço bem amigo. Aqui no Saara tem na Rejeite Feijó uma ótima, mas com um vovô muito mal humorado. ☺

♥ Verde: Acho uma graça ter uma plantinha no banheiro. Plantas sempre preenchem o ambiente e são bons curingas para decorar quando a grana aperta. Nesse banheiro, a moradora colocou a jibóia, que é uma excelente opção para ambientes fechados. Cactos também são boa pedida.

♥ Latas:
 Latas de chocolate e doces são poderosos para ajudar a organizar o banheiro sem perder o charme.


♥ Cor no espelho: Espelhos com moldura no banheiro são puro charme, melhor ainda se ganhar uma cor.


♥ Prateleiras: Prateleiras não só ajudam a arrumar a bagunça: elas também decoram. Mas pra isso é preciso manter tudo organizado. Uma dica para aproveitar bem o espaço sem poluir é colocar uma prateleira em cima da porta do banheiro. Fica discreto e perfeito para guardar coisas menos usadas.


♥ Cortina do Box: se seu Box é de cortina, capriche na escolha. Eu já tive por anos cortina em Box e posso garantir que cortinas mais caras, valem o investimento, pois sujam e mofam com bem menos freqüência além de serem bem mais lindas. Uma boa ideia é comprar um tecido impermeável, e fazer uma.


♥ Quadrinhos: um quadrinho, uma guirlanda... faz sempre uma graça, um carinho e desvia o olhar para aquele defeitinho do seu banheiro. Só evite sair furando tudo. Use ganchinhos Command, washi tapes, fitas dupla-face, tudo pra não acertar um cano.


♥ Pintar azulejos: Além de tudo isso, você ainda pode pintar seus azulejos, que por muitas vezes é o maior defeito de um banheiro. Uma cor lisa forma a base pra realizar todas as outras dicas. Nesse vídeo do d♥ tem tudo o que você precisa saber para fazer fácil e bonito. :-)

Horta na janela do apartamento, para quem não tem espaço

$
0
0

Essa coisa de dedo verde pode ser treinada. Te juro! A gente aprende. Meu pai me ensinou bastante, a Carol me ensinou mais um tanto. E te juro, espaço não é problema, pois em um apê sem varanda cheguei a ter sálvia, manjericão, hortelã, alecrim e ora-pro-nobis.

Volet végétal from Barreau&Charbonnet on Vimeo.

Uma solução para o não espaço são as hortas de janela. Lembra das windowfarms? Outra é esta estrutura incrível, que vi no Laughing Squid. Mas seu síndico tem que ser tranquilo, sua janela não pode ter tela... driblando as dificuldades iniciais, o vídeo ensina tudo :-)

Jardinagem: como fazer uma horta em casa? Passo-a-passo // iluminação e escolha do espaço

$
0
0

Meu pai sempre me disse que horta a gente tem que "aprender uma planta por vez". Porque cada planta tem necessidades específicas de água e luz, pragas muitas vezes específicas também também. E tomá-las todas (as plantas) como a mesma coisa é certeza de fracasso. O dcoracao.com vai te ensinar a fazer - e fazer junto com você - uma horta em casa :-), uma planta por vez.

Se a horta vai ser pequena ou grande, fácil ou difícil de cuidar, a escolha é sua. Mas o nosso objetivo é construirmos juntos esta fonte de alegriazinhas. :-) Sim, afinal é de uma alegriazinha quase grande colher uma erva em casa mesmo para temperar um prato! :-D


Por onde começar? A escolha do espaço e a iluminação ideal.

Antes de tudo é preciso conhecer o espaço que a horta ocupará. Uma janela? Uma estante? Uma varanda inteira? E a partir daí avaliar / escolher o lugar de acordo com a iluminação natural / insolação.

A luz é um alimento para a planta. Como a gente precisa de água e comida, a planta precisa de água, luz e nutrientes. Sem luz do sol (ou luz artificial com o mesmo espectro) a planta não realiza fotossíntese e não sobrevive. Então por mais que um vaso possa ficar lindo ao lado do seu sofá, o lugar pode não ser apropriado para ela. Se a horta é de interior, ou de apartamento, é preciso escolher o melhor local, o que mais tem chances de funcionar.

Como encontrar o local perfeito para a sua planta?

Para hortas indoor (de apartamento sem varanda, de dentro de casa), o ideal é que as plantas fiquem na janela, ou a até 3 metros de uma janela onde haja luz por pelo menos 12 horas por dia.

O sol da manhã é mais frio do que o sol da tarde, e geralmente é melhor para a manutenção da horta nos meses mais quentes, de verão. Mas se não tiver tu, também vai ter horta. A diferença é que serão necessárias mais regas para aliviar o sol da tarde (nos meses mais quentes), e algumas plantas não resistirão ao calor. :-( Mas outras sim! :-)


Mas como saber que as suas plantas não estão recebendo luz suficiente?

Sinais de que sua planta está recebendo luz de menos:

- Crescimento com espaçamento maior entre folhas
- Folhas inferiores tornam-se amarelas e caem (falta de água ou fertilizante podem ser outras causas para este efeito, mas não sendo, o diagnóstico é pouca luz)
- Nenhum crescimento ou um crescimento lento
- Novos brotos se inclinam em direção à luz

Aqui estão alguns sinais de que sua planta está recebendo luz demais:

- Manchas marrons queimadas nas folhas
- Folhas desbotadas
- Plantas murchas ao meio-dia
- Folhas ficam secas e caem

Quanto tempo de luz natural é necessário de verdade?

Depende do tipo de planta. As plantas de folhagem precisa de cerca de 14-16 horas de luz por dia. As plantas com flores precisam de 12-16 horas de luz por dia.

Nossa próxima conversa é sobre vasos. :-)

Jardinagem: como escolher o vaso para plantar a sua horta de apartamento

$
0
0

A gente resolve fazer uma horta. Daí corre pra flora / floricultura / mercado pra escolher o vaso. Se apaixona por aquele vasinho lindo e ( ) minúsculo ( ) sem furo ( ) sem futuro. Daí faz o transplante e a planta sobrevive um dia. Ou três. :-(

TAMANHO. Ao escolher um vaso para plantar, lembre-se que os maiores significam mais terra, que suporta mais água, e portanto, secam mais lentamente do que pequenos (mantêm a terra mais úmida). Então, se você não tem muito tempo para se dedicar às plantas, opte por vasos maiores, pequenos vasos podem exigir regas até duas vezes por dia no verão.

O ideal, ideal mesmo - considerando uma horta de ervas aromáticas como manjericão, hortelã, salsinha e cebolinha - é que os vasos tenham pelo menos 20cm de profundidade, para que suportem o crescimento da raiz. Mas isso não significa que você não possa plantar em vasos menores, e mudar de vaso, quando for necessário.

MOBILIDADE. Tamanho importa de 2 formas. Se o vaso for grande demais, com a terra e a planta, ele ficará pesado demais, e dificilmente você conseguirá movê-lo. Existem suportes com rodinhas para mover vasos pesados, mas, por exemplo, eles não sobem degraus :-/ Pense nisso. Este pode ser um problema na escolha de vasos de concreto, pois costumam ser os mais pesados.

UM VASO PARA CADA PLANTA. Plantas de  espécies diferentes têm necessidades diferentes, de água, luz, solo e fertilizante. O alecrim, por exemplo, prefere um solo mais arenoso. Já o tomilho adora um solo super fértil. Colocar várias plantas diferentes "no mesmo balaio" podem dificultar o sucesso da usa horta.

FORMA. Curioso, né? Mas sim, é importante pensar na forma do vaso. Se você plantar algo com raízes que se espalham (como um arbusto) em um recipiente com um pescoço fino (como o número 2, no exemplo abaixo), é possível que você tenha que quebrar o pote ou matar a planta, se algum dia quiser mudar de vaso.

EXPOSIÇÃO AO SOL. O Brasil é quentchy, néam? Bem, se as plantas ficarem num lugar exposto ao sol do meio dia e da tarde, você não deve escolher vasos de material poroso, como os de barro, pois eles secam muito rapidamente. Neste caso, potes de cerâmica esmaltada ou plásticos ficam mais frios e retém a umidade por mais tempo.

Se a horta ficar em um lugar sem muito sol forte, você pode escolher seu vaso mais livremente \o/

FURO / DRENAGEM.
 Não importa o tamanho ou o material do seu vaso escolhido. É super importante que ele tenha um furo embaixo. Se o vaso veio sem, faça um (esta semana teremos um post aqui sobre isso).

Sem este furo, a água fica sem ter como escoar, e encharca a raiz da planta, matando por excesso. :-/ Com o(s) furo(s), você fica um pouco mais longe do problema do exagero na rega.


Agora, quer algumas sugestões bacanas? Alternativas mais bonitas ao velho vaso de pRástico? Veja só essas acima :-) Vaso 1 da Estação da Luz, vasos 3 e 4 da Villa Pano, e 2 e 5 da Dalicasa.

* Só pra ficarmos na mesma página :-) : aqui no dcoracao.com, quando falamos de jardinagem e hortas, estamos falando de jardins e hortas de casas e apartamentos. (80 por cento da população do Brasil vive em regiões urbanas, segundo o IBGE.)

Jardinagem: como furar o vaso para plantar (e escoar água e não matar a planta)

$
0
0

Como já dissemos: não importa o tamanho ou o material do seu vaso escolhido, é super importante que ele tenha um furo embaixo. Se o vaso veio sem, faça um. :-) Sem este furo, a água fica sem ter como escoar, e encharca a raiz da planta, matando por excesso. :-/


Para vasos de plástico e cerâmica você vai precisar de furadeira. Mas antes de furar estes materiais, é preciso entender um pouco mais sobre brocas, pois existe uma ideal para cada material. Veja mais no quadro acima. Então fica assim assim:

Para vasos de cerâmica, o ideal é usar uma broca própria para o serviço, broca de carboneto ou diamantada. As meninas do Superziper fizeram um tutorial, na verdade dois.

Para vasos de plástico, eu vi várias citações na internet, explicando pra esquentar um prego e furar, que é fácil. Te juro: testei e não rolou. Com prego e martelo, o plástico quebra antes de furar. O ideal é mesmo usar a furadeira. Use brocas de aço rápido (para madeira ou metal) e coloque a furadeira em baixa velocidade procurando também não colocar muita pressão para não quebrar o plástico.


Para vasos de metal, ou latinhas, é simples. Pegue um prego, um martelo, e vá em frente. :-) A menos que seja um vaso especial, ou que você já esteja com a furadeira na mão. Então use a broca de aço rápido. Antes de usar, marque o lugar onde será feito o furo com prego e martelo, regulando a furadeira na velocidade lenta.

Pronto! Escoamento correto quase garantido. Pra estar completamente garantido, continue acompanhando esta série :-)

Como congelar pimentão e outros vegetais

$
0
0
Na feira, onde compro minhas verduras e frutas, tem uma banca que vende uns pimentões vermelhos lindos, pequeninos. Compro sempre, mas são vendidos em saquinhos com 6, e nunca consigo usar todos em 2 semanas (tempo que leva para que estraguem na geladeira). Foi então que fui pesquisar um método para congelá-los! :-) Encontrei um método fácil (na Wikihow), tranquilo de fazer, e ótimo pra quem mora sozinho e cozinha pouco, ou pra quem quer conservar os vegetais por mais tempo.

Sabe aqueles sacos de comida congelada? Batata frita, ervilha, brócolis? Eles são congelados num sistema chamado de IQF, "individually quick frozen", ou congelamento rápido individual. A comida congelada neste sistema é mais fácil de usar, e prática, pois como o congelamento não é em bloco, você consegue retirar uma parte e deixar o resto pra fazer depois. O método caseiro não é assim tão "quick", mas é bastante eficiente.


- Comece lavando e higienizando os pimentões. Corte ao meio e retire as sementes.
- Corte o pimentão em tirinhas.
- Peque uma assadeira que caiba em sua geladeira. Tenha o cuidado de ver se dá pra colocar ela retinha, pra que as fatias do pimentão não caia e encoste umas nas outras.
- Forre a assadeira com papel manteiga ou silpat.
- Coloque os pimentões na assadeira, sem encostar uns nos outros.
- Coloque no congelador e deixe de 30 minutos a uma hora.


- Retire da assadeira e coloque num saquinho. Volte a guardar no congelador. Pronto! Agora você retira da geladeira na medida que precisar usar :-)

Que vegetais posso congelar para usar depois? Além daqueles que já são vendidas na sacola, e que a gente não costuma mesmo comprar frescas (ervilha bolinha, por exemplo), diversos outros vegetais podem ser congelados. Exemplos: vagem, cenoura e quiabo. Brócolis e couve-flor também podem ser congelados, mas precisam ser branqueados antes.
♥ Mas o que é "branquear" na cozinha? Branqueamento de alimentos é um processo de cozimento rápido com interrupção do cozimento. O método de branqueamento mais comum é mergulhar o alimento em água fervente, retirar e colocar em um banho de gelo.
♥ Gostou do assunto? Quer saber mais sobre dicas domésticas, e de cozinha? Fala pra gente! Deixe seu comentário!

Ideias para decorar a festa da Copa

$
0
0

Sério, não tô lá muito animada com essa Copa. Todos nós sabemos o quanto ela custa aos nossos bolsos, seja pelo que foi desviado pela corrupção e não foi aplicado em transporte e infraestrutura, como prometido, seja pelo que ela representa em menos trabalho, e menos receita. A tv Aljazeera (do Qatar, aquela que ficou famosa desde a cobertura da guerra do Afeganistão) fez o que nenhuma tv brasileira teve coragem: um programa de 25 minutos que discute a corrupção, a revolta e absurdos relativos à Copa da Fifa de 2014. Dito isto, para não dizer que não demos nada sobre a Copa no dcoracao.com, eis algumas ideias pra hora dos jogos :-)


A Casa & Comida (revista linda, comandada pela graça da Pixu) dá ideias para a festa brasileira. É da matéria a foto de capa deste post. Para todo mundo passar bem, também dá 20 ideias de petiscos para comer assistindo aos jogos.


O blog hwtm dá vários links para imprimir (download gratis) decorações para mesa e a comida, como este dá Oh-so-printable.

E você? Conta pra mim como está comemorando esta copa?

Oficina de bordados com o grupo Matizes Dumont

$
0
0

Ilustração é feita com papel e caneta, tinta e tela, ou computador e wacom? Esses não são os limites, pois o Grupo Matizes Dumont ilustra com tecido e linha.

O bordado faz parte da história da família Dumont há três gerações. “Começamos ilustrar livros em 1988 e, de lá para cá, já somamos 21 obras, que incluem autores como Thiago de Mello, Rubem Alves, Marina Colassanti e Jorge Amado”, conta Sávia. As netas de dona Antônia também ajudam a perpetuar a técnica. Elas percorrem o Brasil dando oficinas, como esta, que acontecerá na #oficinadcoracao no Rio de Janeiro :-D


As oficinas de bordado com o Grupo Matizes Dumont aplicam os pontos clássicos do bordado de forma livre e espontânea. São usados os pontos cheio, atrás, corrente, matiz, nó francês, espiga, chavon, pé de galinha... Mas o pré-requisito é a vontade e alguma intimidade com o uso de agulhas, linhas e tecidos. Quer saber o valor e fazer sua inscrição? Veja aqui e preencha o formulário. Espero você! :-)

♥ Quer conhecer mais do trabalho do grupo Matizes Dumont? Veja só.

É saudável comer batatas com brotos? Sim / não, por que? E qual a melhor maneira de conservar batatas?

$
0
0
Sabe a história de que não se pode comer manga com leite? Então você já sabe que é mentira, lorota, balela, né? Outra história bem parecida é a de que não se pode comer batatas que estão brotando, com pontos esverdeados. Pois saiba que na verdade não há necessidade de jogar fora as batatas que estão assim, isto é histeria. Se você simplesmente cortar as áreas coloridas e os brotos, suas batatas serão ok para comer.

Mas o boato tem base de verdade? Sim. Os pontos verdes (que são de clorofila) podem sinalizar a presença de solanina, uma substância química natural que pode ser tóxica - mas só se você consumi-la em uma dose muito grande (mais do que um saco de 10 quilos de batatas esverdeadas).

A solanina é produzida pela exposição de batatas a muita luz (de novo: é um processo natural, que funciona para fazer brotar a batata), por isso, guarde-as em um lugar fresco e escuro. O ideal, ideal mesmo, seria guardar as batatas num saco de papel pardo a 10 graus. Mas quem tem essa temperatura? No eterno verão brasileiro, guardar as batatas na geladeira é mesmo o melhor a se fazer. Mas evite guardar batatas por muito tempo na geladeira, pois nela os amidos da batata são convertidos em açúcar, alterando o sabor (para mais doce) e a textura.


Já que a ideia é te contar a história, te explicar os motivos, e ainda ensinar o truque, saiba: a melhor maneira de armazenar batatas é com uma fruta madura. Isso acontece porque uma fruta madura emite gás etileno e outros álcoois orgânicos, que suprimem a distensão das células das batatas, mantendo-as sem brotos por muito mais tempo.

Jardinagem: como plantar em um vaso de ponta cabeça, ou sky planter

$
0
0

Tô vivendo um caso de paixão violenta por minhas plantas. (E se você me segue no Instagram @dcoracao, não tem dúvida nenhuma disso). Pesquiso pragas, tratamentos, melhores plantas para horta de apartamento. Transformo lata, pote, copo, tudo em vaso, e virei a louca dos vidros de estufa. Tudo pra depois poder vir aqui dividir com você o que é mais prático e mais fácil de fazer em #hortadeapartamento.


Pois uma solução maravilhosa para horta em pequenos espaços é o vaso invertido. Sempre achei lindo, vendo na internet. Então quis comprar e testar. Comprei 2 na Aliexpress, por 10 dólares cada, e demoraram 1 mês para chegar.


Existe uma infinidade de projetos faça você mesma de vasos invertidos na internet. :-) Juntei um painel inteiro deles no Pinterest. Mas eu quis primeiro testar um modelo mais pronto, com design. Pra depois, entendendo bem o sistema, me aventurar a fazer eu mesma.

O método de plantio é bem fácil. É só virar do "lado certo", adicionar terra, colocar a planta, encaixar a telinha e o prendedor, e pendurar, "do lado errado". Daí você molha por cima. O vaso tem um reservatório de água e um bastão verde, que mostra o nível de água (esse bastão não aparece na foto abaixo porque o nível está baixo no meu vaso). Os corações são adesivos que eu colei.


Este tomate de 2 meses de germinado, acompanhemos o crescimento. Quanto ao teste do vaso invertido, tô bem satisfeita até agora, e fiz uma lista de prós desse tipo de vaso:

♥ Cabem mesmo em qualquer espaço, pois basta ter teto ou parede perto de alguma luz natural, que se pode pendurar.
♥ Os vasos de ponta-cabeça são ideais para plantas como o tomate, que não se sustentam sozinhas.
♥ Ter vasos de cabeça para baixo é bem divertido :-D Os pirras adoram.

Contra eu não achei nenhum :-) Talvez o tamanho desses que comprei, 9x13cm.

E você? Ficou afim de experimentar um vaso de ponta-cabeça? :-)

Inspiração: base branca aceita tudo.

$
0
0

Essas imagens eu vi na revista dinamarquesa de decoração BoligLiv. E tava aqui refletindo: branco aceita tudo né? Até o sofá marrom (eca, eca), ficou bonito aqui.


Vou nem discutir a questão desse piso, que deve dar um trabalhão pra limpar e manter limpo. Mas o fato é que paredes e piso branquinhos assim permitem cores em tudo-quanto-há.


Nem precisa ter medo de pirar na estampa do sofá, ou no quadro da parede.



E até a cozinha pode adotar uma cor, digamos, pouco convencional.



O bom é que o que falta de cor nas paredes e piso, pode sobrar nas portas, móveis, tapetes, têxteis e acessórios. Muito difícil errar a mão assim.

Agora me conta: você gosta, ou é mais interessad@ em uma paleta definida?
Viewing all 955 articles
Browse latest View live