Tá na hora de dar uma casa nova praquela plantinha que ainda está naquele vaso padrão né?! Vem que a gente te ensina a fazer um usando o que você já tem em casa!2 coisas que dão uma levantada em qualquer ambiente: tinta e planta. Mas planta? Sim, nem que seja uma suculentinha, um cacto de nada.
Plantinhas pode fazer AQUELA diferença! Funcionam como uma escultura viva. E uma maneira linda de ter cactos e suculentas é em xícaras. Se você nunca viu
jardins assim, repara nessas fotos do Pinterest:
Mas pode ir chegando em casa e colocando na xícara? Bem, não. Qualquer vaso, pra que sua planta viva por muito tempo, tem que ter escoamento, um lugar por onde saia o excesso de água, senão você mata a sua planta afogada.
Pra transformar a xícara em vaso, e plantar direitinho, sem erro, com muito mais chance de você pegar fama de ser um dedo verde de cactos e suculentas, dê uma olhada nesse tutorial aqui:
MATERIAL PARA FAZER UM VASO DE FLOR USANDO UMA CANECA
- Uma xícara ou uma caneca
- Um borrifador de água
- Um pedaço de feltro
- Terra para jardinagem (ou seja, terra com matéria orgânica)
- A planta
- Furadeira
- Uma broca especial para furar cerâmica (nós falamos mais dela aqui)
COMO FAZER: TUTORIAL PARA FAZER UM VASO USANDO UMA CANECA
PASSO 1: Para transformar qualquer coisa em vaso de planta, é preciso, primeiro, fazer um buraquinho em sua base (
entenda aqui o porquê). Furar uma caneca ou xícara pode parecer difícil, mas, acredite, não é :-). Só precisa ter um pouco de cuidado.
O primeiro passo é marcar onde você quer que o buraco fique, nós não fizemos isso, mas o ideal é colar um pedaço de fita crepe no local (já já te explicamos o porquê!). Com o spray, borrife um pouco de água na área que será furada. Mas por que borrifar? Porque o atrito da broca com a cerâmica gera muito calor, o que pode provocar acidentes. A água resfria o conjunto broca + cerâmica.
Antes de começar a furar, nós vamos te ensinar duas dicas para facilitar o seu trabalho:
DICA #1:Lembra da fita crepe? A cerâmica pode ser bastante escorregadia de se furar, ainda mais se você não possuir nenhuma experiência com esse material. A fita, por sua textura, evita que a sua broca / furadeira escorregue. Você pode aproveitar essa dica sempre que precisar fazer um furo nesse material, como uma parede azulejo, por exemplo.
DICA #2: Posicione sua xícara em um local bem seguro com uma superfície plana. Mas bom mesmo vai ser se você tiver uma terceira mão que possa te ajudar nesse tarefa!
PASSO 2: Agora que você já tem tudo preparado, é hora de começar a furar. Não se esqueça de manter a furadeira perpendicular à caneca ou xícara. Você logo reparará que não é um material muito macio de furar, por isso, é essencial não fazer muita força com a furadeira, se não, corre o risco de acabar trincando a cerâmica e tudo irá por água a baixo :-(.
PASSO 3: Com a sua xícara ou caneca furada, é hora de transplantar a sua plantinha para a nova casa. Primeiro, forre o fundo com um pedaço de feltro (ele não precisa ser muito grande - mas deve cobrir, com sobras, o fundo da caneca). Caso você esteja se perguntando para quê feltro, nós explicamos:
DICA #3: O feltro evita que a terra caia pelo orifício que você acabou de fazer, ou mesmo que alguma pedrinha atole ali prejudicando a drenagem da água da plantinha (o que, eventualmente, a mataria afogada). Além disso, funciona como um filtro retendo os nutrientes, e quando você molhar a planta o que vai sair dela por baixo é praticamente apenas água (bom também pra evitar manchas).
PASSO 4: Coloque um pouco de terra por cima do retalho, e vá preenchendo com terra.
PASSO 5: Com cuidado, passe a planta para a xícara, posicionando-a do jeito que você mais gostar e cobrindo as suas laterais com mais terra, até ficar bem segura.
PASSO 6: Se gostar, pode fazer como nós fizemos e decorar com um pouco de musgo, o que dá um charme extra, além de segurar a umidade na terra. Agora é só escolher o melhor local para a sua planta e não se esquecer de regá-la regularmente, de acordo com a necessidade de sua plantinha ;-)!
DICA #4 - DICA DA VIVI PONTES: No caso de meus cactos e suculentas, molho 2x por semana. Já sobrevivem lindos há mais de 1 ano, idade desta plantinha que foi transplantada neste tutorial.
♥︎ Além de xícaras, muuuuuitas outras coisas podem virar vasos de plantas. Só aqui no
dcoracao.com, nós já demos uma pá de idéias,
veja só :-).
♥︎ Esse post foi uma parceria da
Casa&Vídeo com o o dcoracao.com. Por isso, quase todos os produtos usados nessa produção você consegue encontrar facilmente em qualquer loja da rede ;-).
#CurtoaCasa