Quantcast
Channel: dcoracao.com - blog de decoração e tutorial diy
Viewing all 955 articles
Browse latest View live

DIY pra você fazer em casa nesse fim-de-semana e feriado? Vem que tem!

0
0

Com vontade de por as mãos na massa nesse final de semana? Fizemos uma seleção de DIY pra você.

Em vários lugares do Brasil hoje é feriado \o/. Se esse é o caso da sua cidade e você está morrendo de vontade de fazer algum projetinho faça-você-mesmo nesse tantão de tempo livre, esse post é pra você. Se feriado não é o seu caso :-(. Mas vai que você também está afim de fazer alguma coisa produtiva nesse final de semana... esse compilado também é pra você, tá? :-)

Separamos alguns dos tutoriais mais fáceis e rápidos que já apareceram por aqui. Além disso, tivemos o cuidado de escolher projetos que usam materiais que você provavelmente tem em casa ;-). Então, tá esperando o que pra escolher o seu?


PROJETO DIY #1: Pratos que dizem coisas lindas!

Tem palavras que são tão gostosas de ler de vez em quando. Que nem cafuné. O sorriso arrancado por ela fica ainda maior quando ela é colada em um pratinho lindo (bom pra aproveitar daquele aparelho de jantar que está incompleto). Os materiais: um prato + papel contact/adesivo vinílico ;-)


PROJETO DIY #2: Ladrilho hidráulico de mentirinha!

Tá querendo mudar a cara da sua parede de uma maneira fácil e que não precisa de tinta? Então se liga na dica desses ladrilhos de papelão. Podem não ser uma solução que dure pra sempre, mas vai roubar o seu coração por um bom tempo. Os materiais: papelão + papel contact/adesivo vinílico/papel de presente


PROJETO DIY #3: Fuxico!

Você sabia que fazer fuxico é muito fácil? E depois que você pega o jeito, costura vários em menos de cinco minutos. Caso você ainda não saiba como criar um, aqui ensinamos. Caso você já saiba e queira algum projetinho com eles, aqui tem vários. Os materiais: tecido + linha e agulha.


PROJETO DIY #4: Pratos que dizem coisas lindas!

Sabe aquela blusa/toalha de mesa/guardanapo de pano que você gosta tanto mas que manchou? Faça do feio o belo. Um jeito de esconder a mancha e fazer coisas lindas e pintando com água sanitária. Os materiais: água sanitária + lápis \o/


PROJETO DIY #5: Adorno de papel!

Um outro jeito de deixar uma parede sem graça cheia de bossa e sem precisar recorrer à tinta e pincel: escaminhas de papel nela! Os materiais: papel + tesoura + cola quente/fita dupla-face.


PROJETO DIY #6: Grafismos na parede!

Fita isolante todo mundo tem em casa e dificilmente usa o rolo completo (ou pelo menos, leva aaaaanos pra isso). Então faça dela a sua melhor amiga e veja várias maneiras de renovar a sua parede sem precisar pintar usando fita isolante. O material: fita isolante.


PROJETO DIY #7: Toalha de mesa nova!

Se quando você olha o preço de uma toalha de mesa nova, seu queixo quase vai no chão, porque você não cria a sua própria? É o tipo de ideia que você se pergunta como não pensou nela antes. Os materiais: toalha de mesa + tinta para tecido e pincel.


PROJETO DIY #8: Camiseta que vira quadro!

Tem uma blusa antiga por aí a qual você sente muito apego mas não consegue usar? Então emoldure-a :-)! É vapt-vupt! Os materiais: uma camisa com uma estampa que você ame + moldura de quadro.


PROJETO DIY #9: A velha geladeira renovada!

Por fim, que tal uma mudança mais radical? Dá pra ter várias ideias de inspirações para reformar a sua geladeira! E é bem mais fácil do que parece ;-). Os materiais: geladeira + adesivo vinílico/papel contact.

Animou? :-)

Pôster para download grátis: para lembrar que #serfelizétododia

0
0
Imagem: dcoracao.com

Um pôster para lembrar que ser feliz não é só de vez em quando, #serfelizétododia!

Faz um tempinho que o dcoracao.com lançou em uma campanha, no Instagram e Facebook, pra deixar as quartas-feiras - esse dia mais distante de todos do fim de semana - e o resto da semana toda mais felizinha. A razão e o método? Te conto!

É que todos os dias um monte de coisas nos atravessa, e tudinho nos afeta. Umas boas, umas más, umas marromeno. Agora imagina se alguém te lembra de algo bacana e isso te dá uma energia mais positiva? Mais positivinha de nada? :-) Menos negativa que seja? As coisas nos atravessariam e sairiam mais leves, né? :-)

Imagem: dcoracao.com

A ideia veio com o pôster do "Kindness is the new cool", passou pelo "Espalhe gentileza como quem espalha confete", e continuou com muitos outros, que tiveram vida só lá nas mídias sociais. Mas a gente achou que valia vida na sua parede também ;-P

Assim, o #serfelizétododia, uma campanha do dcoracao.com, pra deixar suas quartas-feiras mais felizinhas agora vai deixar a semana inteira mais alegrinha também! :-D Para baixar o pôster, clique aqui. :-)

A dica é imprimir na melhor qualidade, pra ficar bonitão. E se colocar na parede, marca a gente? #posterdcoracao :-D

♥ Você também tem uma frase que acha que é a cara do Dcoracao.com? Manda pra gente, quem sabe também vira pôster por aqui?

♥ Toda segunda-feira disponibilizamos um imprimível por aqui. :-) Ficou na dúvida de como baixar? Veja o passo a passo aqui.

Veja como reformar/estofar uma cadeira antiga e ainda criar uma estampa original!

0
0

Tá pensando em reformar aquela cadeira antiguinha da sala com as suas próprias mãos? A gente te ensina o beabá pra dar certo!

Todo blog de do it yourself (faça você mesmo /a) que se preze tem que ter a reforma de algum móvel encontrado no lixo, não é mesmo :-P? Por aqui já apareceram alguns, mas a história de hoje é diferente. A cadeira que nós usamos foi encontrada no lixo (foto abaixo à esquerda) há alguns anos e foi o primeiro projeto de reestofamento feito aqui. E aí, como todo primeiro projeto, ele não ficou dos melhores, mas foi lindo aos nossos olhos. :-)


E foi por muito tempo. Até o momento em que dissemos: "Chega! É hora de melhorar!". Afinal, tanto anos se passaram, mudanças são bem-vindas :-P. Daí aproveitamos para fotografar e criar um post sobre como reestofar cadeiras sem precisar recorrer a ninguém (talvez só à uma terceira mão amiga). Ah! No nosso caso, também criamos a estampa do tecido, tornando-a única. Esse processo a gente também te ensina ;-)

MATERIAL PARA REFORMAR / ESTOFAR UMA CADEIRA ANTIGA
  • Tecido
  • Grampeador de tapeceiro
  • Espuma na medida do assento e do encosto
  • Cadeira
  • Tachinhas
  • Tinta para tecido* e pincel (opcional)
  • Spray impermeabilizante* (opcional)
* Não usamos tinta para tecido simplesmente porque não tinha nenhuma cor que gostássemos por perto. Mas, se você for comprar, recomendamos fortemente que você compre uma tinta própria para tecido, que tem melhor fixação. Para que a tinta acrílica não saia e nem manche se cair água, usamos um spray impermeabilizante (como o Scotch Gard ou o Impermax, da Wurth - que tínhamos aqui) na cadeira pronta. Essa é sempre uma boa ideia (usar impermeabilizante em estofados), mas nem sempre o spray é acessível ou fácil de encontrar :-/.

COMO FAZER: TUTORIAL PARA REFORMAR / ESTOFAR UMA CADEIRA ANTIGA

PASSO 1: Remova o assento e as costas da cadeira (geralmente eles estão presos por alguns parafusos) e retire o tecido antigo, se quiser, use um removedor de grampo para realizar essa tarefa. Aproveite esse tecido removido para ter uma noção do tamanho que você precisa do novo.

PASSO 2: Caso o pano que cobria a sua cadeira já esteja desgastado ou não exista mais e você não tenha nada para lhe dar uma noção do quanto precisa, o que nós costumamos fazer é cortar o tecido com uma sobra de 15cm em todos os lados da espuma que será envelopada. Lembre-se de deixar uma sobra suficiente para grampear por trás, como era antes.


PASSO 3: Nós queríamos uma estampa original, então resolvemos pintar o nosso pano, mas esse passo é opcional ;-). O processo foi muito simples: diluímos a tinta acrílica em um pouquinho de água, estendemos o tecido no chão e, do alto e com a ajuda de um pincel, respingamos a tinta nele.

Uma boa dica é testar primeiro em um papelão para perceber como você prefere o movimento da sua mão e com qual altura você quer trabalhar (quando você se aproxima do tecido, o caminho da tinta fica mais aparente). Espere secar bem.


PASSO 4: Com o tecido seco, posicione-o sobre um superfície lisa, com a estampa virada para baixo. Caso você tenha escolhido uma padronagem que tenha uma direção, atente para o fato de que ela deve ficar na posição correta. Por cima, coloque a espuma e o encosto da cadeira.

PASSO 5: Agora é hora de ver seu projeto ganhar vida! Você vai querer que o seu tecido fique sem rugas, bem lisinho e para isso tem uma tática: puxe o tecido por trás do costas da cadeira e grampeie primeiro no centro. Depois, puxe bem o tecido no lado oposto e grampeie novamente no meio. Prenda primeiro quatro grampos, um de cada lado dos dois primeiros. E depois vá trabalhando ao redor. Não se esqueça de sempre puxar bem o tecido. Repita esse processo com o assento da cadeira.


PASSO 6: Como nesse modelo de cadeira as costas ficam visíveis, nós achamos essencial dar um acabamento para elas, ou seja, esconder a madeira que não foi "embrulhada". Para fazer esse acabamento, cortamos um outro pedaço de tecido com medidas um pouco maiores do que as da área descoberta, dobramos suas extremidades para dentro e prendemos na cadeira usando tachinhas, dando marteladas para fixar bem (Viu que demais nosso martelo rosa?! Foi só pintar com tinta spray fosca!).


PASSO 7: Quando você terminar, é só aparafusar tudo de volta no corpo da cadeira e colocá-la em algum ponto de destaque da sua casa. Afinal, um trabalho feito com tanto carinho merece a atenção de todos né :-)?!


♥︎ Atenção: Tenha em mente que a primeira vez que você for estofar uma cadeira vai ficar maisomenu. A segunda vai ficar melhor. Na terceira já vai ser profissa :-). Mas não deixa isso te abalar. Aqui no dcoracao.com, a gente defende que, quando um projeto é feito com carinho, vale mais do que o objeto mais caro da loja. :-)

Faça seu próprio enfeite de natal, para decorar a árvore ou dar de presente!

0
0

Cansou dos enfeites sempre tão iguais e impessoais? A gente te ensina a fazer o seu com biscuit.

Quem se lembra da delícia que era brincar de massinha quando criança? Amassar tudo, misturar e criar formas que só uma imaginação infantil consegue criar. Parece que quando crescemos, abrimos mão de alguns prazeres lúdicos para assumir um semblante mais adulto, o que é muito chato :-|.

A equipe do dcoracao.com  teve então uma ideia! Chamamos a ceramista Maria Paz para criarmos enfeites natalinos com um material fácil de encontrar. O passo a passo a gente ensina para você sair pendurando-os onde você quiser e enfeitar sua casa paro o Natal. Você pode fazer essa brincadeira com as crianças também \o/!

MATERIAL PARA FAZER SEU PRÓPRIO ENFEITE DE ÁRVORE DE NATAL

  • Pasta para modelar (massa de biscuit)
  • Hidratante ou vasilina
  • Rolo de massa
  • Faca
  • Canudinho (para fazer o buraco de passar a fita)
  • Moldes de biscoito
  • Fita
  • Renda ou outros aviamentos com textura

COMO FAZER: TUTORIAL PARA FAZER SEU PRÓPRIO ENFEITE DE ÁRVORE DE NATAL


PASSO 1: Antes de mais nada, você vai precisar preparar a superfície na qual você vai trabalhar. Ela deve ser bem limpa e lisa, para a massa não grudar. Por aqui, nós forramos a mesa com um plástico bem resistente, mas você também pode usar um pedaço de vidro como base, por exemplo.


Outro truque pra massa não grudar muito é espalhar vasilina ou hidratante (escolha um baratinho!) no local de trabalho e nas mãos. Você vai precisar repetir esse processo toda vez que sentir que a massa estiver grudenta.

PASSO 2: Bom, depois desse primeiro momento, é hora de começar a trabalhar a massa. Se você já amassou pão ou já viu alguém fazendo-o, vai se familiarizar com o processo. Primeiro você corta um pedaço dela (guarde o que não for usar em um saco bem selado). Comece dobrando as pontas dela para o centro, amassando. Uma boa dica é usar o peso do seu corpo sobre ela para um resultado mais eficiente. Você vai querer tirar todas as linhas da massa, deixando-a bem lisinha. Quando isso acontecer, faça uma bolinha com ela.


PASSO 3: Passe hidratante no rolo e abra a massa com ele. Vá trabalhando tanto no sentido horizontal quanto vertical até sua massa ficar com uma espessura entre três e quatro milímetros.


PASSO 4: Hora de criar os desenhos! Como nós vamos fazer enfeites natalinos, escolhemos figurinhas que tivessem a ver com o tema, mas você pode fazer com a que você preferir. Passe hidratante nos moldes antes de usá-los. Pressione-os bem contra a massa.


Antes de retirá-los, você deve dar uma pequena mexidinha neles, para soltar bem, como no vídeo acima.


PASSO 5: Para dar uma bossa, adicionamos texturas nos nossos moldes. Solte a imaginação e procure pela sua casa objetos que criam bons desenhos. Por aqui, nós usamos pedaços de renda e um canudinho para fazer bolinhas. Pressione bem de leve com os dedos para não danificar a massa (caso você ache que a pressão da sua mão não seja suficiente para marcar, nós sugerimos usar o rolo beeeem de leve).


PASSO 6: Por fim, retire o excesso da massa, deixando só os desenhos. Esse tanto de massa pode ser reaproveitado em algum outro projeto, é só fazer uma bolinha com ele e guardar bem selado junto com o resto.

PASSO 7: Com um canudinho (nós escolhemos um com uma circunferência bem pequena), faça pequenos furinhos na parte de cima dos seus pingentes. É por ele que a fita passará.


PASSO 8:Bote tudo para secar em cima de um guardanapo ou papel-toalha. Deixe secar bem para não correr o risco de danificar sua peça. Nós deixamos esse processo acontecer por dois dias.




PASSO 9: Por fim, escolha uma fita bem bonita e passe pelo buraco feito com o canudo e pronto! Seu enfeite está pronto para ser pendurado onde você quiser!

Ideia para decorar a parede gastando pouco? Te ensinamos 1 que vale por muitas!

0
0

Sabe aquela parede que está precisando de um toque especial? Uma ideia fácil e barata é usar quadrinhos faça-você-mesma. Olha como pode ficar lindo!

Combinar o que vai na parede com os móveis, as cortinas e tudo mais pode ser bem difícil. Mas pensa comigo um material fácil de encontrar, com uma imensa variedade de opções de estampas e cores? Tecido! ;-)


Com tecido dá para fazer muita coisa. E a ideia que trouxemos hoje é forrar telas de pintura e fazer quadrinhos para compor a parede. O resultado fica tão legal que vai bem em praticamente qualquer ambiente. O melhor de tudo é que dá para trocar o tecido quando der na telha, ou quando trocar o sofá. Assim sempre é possível combinar o que vai na parede com o resto do ambiente!


MATERIAL PARA FAZER QUADRINHOS COM TECIDO


  • Telas de pintura*
  • Tecidos que combinem
  • Grampeador de tapeceiro (e grampos!)
  • Cola quente
  • Fitas ou correntinha (opcional)

COMO FAZER QUADRINHOS COM TECIDO


  • Corte o tecido maior que o tamanho das telas, com uma sobra suficiente para poder cobrir a lateral e grampear por trás.
  • Passe os tecidos para ficarem bem esticadinhos, sem rugas.
  • Grampeie atrás, puxando bem, para o tecido ficar bem rente, e o acabamento ficar melhor. Se não ficar ótimo, retire os grampos e comece de novo ;-)

  • Caso queira incrementar tecidos lisos, corte as fitas ou correntinhas do tamanho desejado e prenda na parte de trás, com cola quente.
  • As fitas podem servir de suporte para fotos e cartões, como abaixo :-). 

* Com formatos e tamanhos diferentes, telas de pintura são encontradas em papelarias e lojas de material para artesanato. Em Novembro de 2015, os preços começam em R$2,50 por telas 12x12cm, na Caçula, no Rio de Janeiro.

Veja só quanta aplicação bacana este projetinho tem:

IDEIA #1: NO QUARTO DAS CRIANÇAS! Sabe como é complicado combinar roupa de cama de criança com todo o resto? Nesse caso você pode escolher estampas que casem bem com o que você já tem em casa - colchas, almofadas, capas de travesseiro. Fica bom também usar as fitas para colocar fotos de várias etapas do crescimento, ou ainda alguns desenhos dele. Valorize o artista que você tem em casa!

IDEIA #2: NA COZINHA! O importante aqui é escolher um tecido fácil de limpar, pode ser um oleado, ou mesmo um tecido comum coberto com plástico mais grosso e transparente. A ideia é poder limpar, porque na cozinha sempre tem alguma coisa que gruda :-/. Os quadrinhos (com as fitas) podem abrigar a receita que está sendo preparada, uma lista de compras (coloque uma caneta pendurada na fita), aquela tarefa que você não pode esquecer de fazer, um calendário, datas de compromissos... ufa! A lista não tem fim :)

IDEIA #3: NO ESCRITORIO!
 Quando o assunto é trabalho, as paredes podem ficar esquecidas. Mas ó: a ideia é ótima para dar mais alegria pra aquele canto que você mira o dia todo ;-D

IDEIA #4: NA SALA DE ESTAR! Dá pra colocar quadrinho que combina com o sofá E as almofadas, dando unidade ao conjunto. Boa ideia, né?

♥︎O dcoracao.com traduz o tutorial, pesquisa materiais e deixa tudo mastigadinho para a sua vida ficar mais fácil. :-) Agora, custa nada visitar o conteúdo original, né? :-) Aqui valorizamos muito quem produz tutoriais para web! Pedimos seu beijo de agradecimento em forma de visita, clicando aqui e aqui!

Como mudar a sua casa sem gastar muito :-P! Pinte o chão!

0
0

Você adoraria mudar o chão da sua casa mas tem medo de todo o custo que isso pode trazer? Então olha a mudança radical do chão da Karina!

Quando a gente enjoa de uma parede, pinta. Quando enjoa de um móvel, pinta. E quando enjoa do chão? Pinta ué! :-)

É uma ideia que soa incomum, mas que pode dar muito certo! E a melhor parte? Você reforma o seu chão sem gastar dinheiro e sem quebra-quebra. Dessa vez, a Karina Polycarpo mostrou pra gente como deu uma cara nova para o chão dela usando tinta e estêncil. O passo a passo ela mesma conta:

Oi Vivi!
Tudo bem?
Resolvi fazer o chão pintado com estêncils porque a gente comprou uma casa nova aqui em Johanesburgo, e acabamos estourando um pouco a verba (como sempre) nas reformas básicas. E eu, que sempre amo um projeto DIY, resolvi embarcar. É um jeito super econômico de dar um belo acabamento em alguma superfície. Nós não gastamos nem com tinta, pois usamos os restinhos das cores de nossas paredes, o que também deu unicidade com os outros cómodos da casa.



PASSO 1: A primeira coisa que fiz foi procurar online modelos de azulejos e papeis de parede que me agradassem.

PASSO 2: Achada a estampa, passei o desenho para o Photoshop para testar tamanhos do padrão e as cores.

PASSO 3: Imprimi o desenho no tamanho desejado, e passei para um acetato transparente. Recortei o padrão com um estilete.

PASSO 4: Cobri uma das superfícies do acetato com cola spray - dessas que te permitem grudar e desgrudar um papel da parede, sabe? (comentário dcoracao.com: mas você pode usar cola permanente líquida também! Cola específica, que se vende em lojas de material para silk screen)

PASSO 5: Preparei o chão a ser pintado com a cor escolhida para o fundo do desenho. Deixei secar por 24h.


PASSO 6: Coloquei as cores de tinta escolhidas para o estêncil em potinhos separados, numa bandeja, com um pincel para cada uma das cores.

PASSO 7: Preenchi as formas do estêncil com as cores escolhidas. A melhor cobertura é a da técnica básica para estêncil - "tapinhas" com a ponta do pincel, e não pinceladas (comentário dcoracao.com: nesse post, nós ensinamos essa técnica com fotos (-: )

PASSO 8: Repeti o processo, sempre esperando cerca de 5 minutos para que a tinta do processo anterior secasse um pouco.



PASSO 9: As bordas foram mais complicadinhas, e para elas fiz dois stencils menores com os padrões, para facilitar essa parte (foto).

PASSO 10: Após terminado, esperei secar 48h e selei com duas demãos de selador a base de água.

Será que consegui me explicar bem? O processo é facil, mas consome tempo. Acho que ao todo levei cerca de 10 horas, divididas em 3 dias.

Ainda não temos móveis neste comodo, mas assim que completarmos, te mando fotinhos! Obrigada Vivi! Ficarei muito muito feliz em compartilhar isso com o pessoal do Dcoração! :-)
Beijos, Karina.





♥︎ A gente amou MUITO o resultado do piso da Karina. É trabalhoso, mas vale a pena pra ter a casa mais linda e cheia de amor, né? E estêncil é um dos assuntos favoritos do dcoracao.com. Por aqui, já apareceram muitos posts mostrando ideias do que fazer usando a técnica e como aprimorá-las. Para vê-los é só vir aqui.

♥︎ Você também tem algum projeto que você tenha feito e super se orgulha? Compartilha com a gente! Nós amamos! :-) E mais gente pode se animar também!

♥︎ Como a própria Karina falou, esse não é um trabalho para ser feito em um dia ou com pressa. Pra garantir um resultado lindo como o dela, o ideal é você já ter em mente que o processo vai demorar. Então, faça com calma ;-).

Calendário de dezembro de graça para baixar e deixar o fim de ano mais organizado, nós temos!

0
0


Fim de ano é um correria danada, mas a gente te dá uma mãozinha pra tudo correr sem estresses :-).

Agora é oficial: dezembro tá logo aí :-|. E a correria de fim de ano já começou: é comprar presente pra amigo-oculto, arrumar a casa para as festas, pensar na comida que será servida na ceia... UFA! Mal temos tempo pra pensar em respirar e, em meio a tantos afazeres, não dá muito pra confiar só na memória, né? Pensando nisso, estamos liberando um calendário - como fazemos todos os meses -, de graça, pra você imprimir e te ajudar a sobreviver a essa época de loucura ;-)



O tema não poderia ser outro se não natalino! Aliás, pensa-se em alguma outra coisa nesse mês? Criamos uma versão do calendário com várias árvores de Natal - símbolo-mór dessa época - e enfeitamos a outra com muitos pisca-piscas - item que amamos tanto que, no final das contas, fica decorando a casa o ano inteiro! ;-).



E, como nós fazemos todos os meses, tem também calendário com fundo branco, assim, você não gasta tanta tinta da impressora mas, ainda assim, tem um organizador bonitinho enfeitando a sua mesa de trabalho :-)



(Agora você vai ter a certeza de que não vai esquecer o presente de ninguém né :-P?)



Já escolheu qual você gostou mais? Então, é só baixar o arquivo aqui, imprimir o seu favorito (ou um de cada, que tal?!) e contar pra gente qual foi o escolhido, combinado? ;-)

♥︎ Todo mês nós disponibilizamos calendários pra você baixar e imprimir, dando uma forcinha pra você organizar a vida :-). As ilustrações são sempre criadas pela nossa Luisa Francescutti :-).

Vem ver os posts mais bacanas desse mês no Casa&Cozinha e no dcoracao.com!

0
0
Melhores posts do mês

Pra garantir que você não perdeu nada, aqui vai um compilado com os melhores posts do mês!

Daí que a gente piscou e novembro acabou :-|. E se você piscou um pouquinho mais, marcou bobeira e perdeu algum post que tenha aparecido por aqui ou no Casa&Cozinha, a gente tá aqui pra resolver o seu problema ;-). Sim, porque preparamos mais um post com os #melhoresdomes, em que trazemos os conteúdos mais bacanas que foram publicados nos dois sites esse mês. Quer ver?

Ideia criativa para decorar a mesa de Natal e reveillon

De uma maneira geral, novembro foi um mês com dicas bastante preciosas. Compartilhamos soluções caseiras para acabar com cupins, e também uma solução para quem tem sala de jantar pequena ou estreita.

Mostramos um quarto de bebê cheio de inspirações diferentes e lindas e uma maneira bem bonita de decorar a mesa da ceia de Natal :-).

Ah! A gente ainda montou um post com um mini-dicionário explicando as estampas mais comumente usadas na decoração!

Como saber qual ovo está bom na geladeira

Tanto o Casa&Cozinha quanto o dcoracao.com falaram bastante em reaproveitamento e no consumo mais consciente das coisas.

No primeiro, teve um post muuuuito bacana sobre como aproveitar os talos de temperos (que geralmente vão para o lixo) e como não deixar o ovo ficar velho e estragar na geladeira.

Já por aqui ensinamos a criar bolsinhas muito bacanas usando sacolas de super-mercado (é lindo!) e a reaproveitar papelão para criar um presépio personalizado bem gracinha.

Como estofar uma cadeira

Ainda nessa pegada de reaproveitar o que você já tem e olhar as coisas com outros olhos, ensinamos um passo-a-passo bem explicadinho com tudo que você precisar saber quando for re-estofar uma cadeira.

Se a preguiça for grande, você já pode dar uma cara nova a ela (ou a um sofá) jogando umas almofadas por cima. Acredite, é tão fácil costurar uma capa de almofada que você não vai mais parar. Aproveite e veja as dicas para usar almofadas que o Casa&Cozinha deu.

Mas se o seu problema é o chão, saiba que há uma maneira de mudá-lo completamente sem quebrar nada, só vai precisar de paciência. ;-)

Mudando um pouco o cômodo e indo para a cozinha/área de serviço, a gente te dá outra ideia diferente: que tal costurar uma capa para a sua tábua de passar roupas que já tá mais pra lá do que pra cá?

Receita fácil de bolo de limão

Aproveitando que estamos na cozinha, o Casa&Cozinha compartilhou váaaarias receitas deliciosas esse mês. Destaque para o bolo de limão (que também foi a primeira receita em vídeo do site, confira lá, porque está lindo!), a água saborizada de laranja, que ajuda na digestão (e é um ótimo truque para hidratar quem não gosta de beber água), e as abobrinhas fritas no forno!


♥ E você? Acha que ficou faltando algum post pra gente lembrar aqui no #melhoresdomes? Conta pra gente o seu favorito aqui nos comentários!
♥ Imagem do topo feita por nós com elementos do Freepik e pôsters que disponibilizamos para download grátis ;-)

Natal: aprenda aqui como fazer um arranjo baratinho com velas para enfeitar a sua mesa!

0
0
Velas douradas: como pintar

Velas são capazes de transformar um ambiente. Aprenda a recauchutá-las com tinta! E de bônus, como fazer 2 arranjos simples e lindos!

Vai chegando o dia da ceia de Natal e você percebe que não pensou ainda na decoração da mesa. Ou ainda: não quer encher a mesa de enfeite, porque a bichinha já vai ficar cheia de pratos, travessas, assados. Então temos uma ideia ótima e nada nova: velas!

Mas olha, nem precisa comprar velas novas, ou velas caras: basta dar uma demão de tinta nas que você já tem! As velas dos natais passados podem ganhar um novo sopro! De quebra, ainda ensinamos a criar arranjos para elas bem bonitos e simples de fazer \o/

MATERIAL PARA RENOVAR SUAS VELAS

Como pintar velas com tinta spray
  • Vela (pode ser branca, colorida, nova, usada...)
  • Tinta spray na cor que você preferir (nós escolhemos dourada!)
  • Xícara (para o arranjo)
  • Musgo (para o arranjo)

COMO FAZER: TUTORIAL PARA PINTAR VELAS COM TINTA SPRAY

Como pintar velas com tinta spray

PASSO ÚNICO: Bom, acho que já deu pra deduzir o que nós fizemos né \o/?! Pintamos todas as nossas velinhas com tinta spray dourada! Olha como elas já ficam com outra cara?! Ryqueza pura!

Não é nada difícil, é só mirar o spray a 30cm, e pronto! Percebe que duas das velas na foto acima são usadas e foram renovadas? ;-)


COMO FAZER: ARRANJO DE VELA FLUTUANTE

Como fazer: arranjo de velas flutuante

ARRANJO 1: Tão fácil! Basta pegar uma vasilha de vidro, colocar água e colocar a vela em cima. E o efeito pode ser do tamanho que você quiser: você pode escolher uma vasilha maior, colocar mais ou menos velas. Essas são tijelas de sobremesa.

COMO FAZER: TUTORIAL PARA COMO FAZER: ARRANJO NA XÍCARA

Como fazer: arranjo de velas na xícara

ARRANJO 2: Agora, pra dar um charme ainda maior, nós vamos ensinar como criar um arranjo bem bonitinho.

Em uma caneca bem bonita (nós escolhemos uma caneca vermelha de ágata / esmaltada), coloque sua vela (se ela for muito baixa em relação à caneca, você pode usar algum objeto escondido para dar altura à ela. Pode ser espuma floral. Depois, é só ir pondo o musgo por cima, enfeitando, organizando, ajeitando, procurando a melhor posição! Com calma e paciência, você pode ter um resultado lindo como esse aqui, ó:

Como fazer: arranjo de velas na xícara

Só pedimos o cuidado de apagar a vela ao final. ;-)

♥︎ A grande verdade é muito triste: a tinta derrete quando você acende a vela :-( Mas mesmo assim, ainda fica uma composição bacana ;-).
♥︎ Esses post foi uma parceria da Casa&Vídeo com o Casa&Cozinha e dcoracao.com. Por isso, quase todos os produtos usados nessa produção você consegue encontrar facilmente por lá ;-).
♥︎ Velas são lindas, mas não se esqueça de (se acesas) mantê-las longe de bichinhos, crianças e cortinas, tá?!

Tutorial: sousplat customizado com tinta de lousa!

0
0
Mesa de jantar com muitas ideias faça-você-mesa!

Uma mesa de Natal pode trazer muitas ideias de faça-você-mesmo. Quer ver?

Ideias bacanas para tornar o seu Natal ainda mais bonito e gostoso? Sempre têm! Outro dia mostramos ideias para montar uma mesa bem linda para a ceia gastando pouco. E hoje tem mais!

O dcoracao.com foi convidado para montar uma mesa de Natal para a Casa&Vídeo. A melhor parte? A mesa foi recheada de ideias DIY para você fazer fácil, fácil.

Ontem ensinamos a dar um tapa na vela :-), e hoje ensinamos a transformar uma tábua de corte simples em um sousplat com uma mensagem bem lindinha para alegrar todos os seus convidados. :-) Com tinta de quadro negro as tábuas ganham modernidade e podem ir da cozinha direto para a mesa. Quer aprender como fazer? Olha só:

MATERIAL PARA FAZER SOUSPLAT COM TÁBUA DE CORTE + TINTA DE LOUSA

Como pintar tábuas com tinta de lousa
  • Tábua de madeira
  • Tinta esmalte acetinada preta
  • Pincel ou rolinho*
  • Fita crepe
  • Giz
*Se você optar por pincel, escolha um de seda, de boa qualidade. Se não tem prática, melhor optar pelo rolinho ;-)

TUTORIAL: COMO FAZER SOUSPLAT COM TÁBUA DE CORTE + TINTA DE LOUSA

Sousplat customizado com tinta de lousa

PASSO 1: Você vai ver como é muito fácil! Nós só queríamos pintar algumas partes das nossas tábuas, por isso, aproveitamos as linhas que elas já tinham, mas você pode fazer do jeito que quiser! Demarque a área de pintura com a fita crepe. Passe o dedo muitas vezes sobre ela para garantir que ela fique bem selada.

PASSO 2: Com um rolinho (ou um pincel), carregado com pouquíssima tinta, pinte a região desejada. A dica é: pintar longe da fita, e passar o rolinho próximo da fita apenas quando estiver quaaase seco. Assim a tinta não "sangra". Na primeira demão, o resultado ainda vai ficar falho, mas a segunda provavelmente já será suficiente para cobrir tudo.

PASSO 3: Espere o tempo de secagem recomendado pelo fabricante antes de escrever com o giz. O dcoracao.com já ensinou que uma boa ideia é passar o giz por toda a superfície preta, antes de escrever nela. Agora é só escrever uma mensagem bonitinha para os seus convidados (ou para você) e distribuir alegriazinhas por aí :-).


TRUQUE! Coloque o giz de molho em água antes de escrever. O giz molhado vai escrever mais nítido e melhor.

♥︎ Bateu curiosidade para ver como foram feitas outras peças? Então 'guenta aí que sexta nós vamos liberar todas as fotos, em altíssima qualidade para você se inspirar muito! :-)
♥︎ No Casa&Cozinha fizemos um mix boas ideias alternativas de Natal que já apareceram por aqui e por lá!
♥︎ Esses post foi uma parceria da @casaevideo com o dcoracao.com. Por isso, quase todos os produtos usados nessa produção você consegue encontrar facilmente em qualquer loja da rede ;-).

Ideias diferentes para decorar a mesa do Natal sem gastar muito!

0
0
Mesa recheada de faça-você-mesmo

Sabia que dá pra montar uma mesa bem bonita de Natal gastando quase nada?! Não acredita?! A gente te prova!

Arrumar a mesa é o tipo de coisa que parece ser bem fácil, mas, quando vai fazer na vida real alguma produção mais "interessante", o resultado pode acabar ficando meio tosco e a solução é voltar pra mesma arrumação de sempre :-(. Um bom jeito de não ter muito trabalho com isso e, mesmo assim, criar algo bacana é adicionando elementos com toques de faça você mesmo. O resultado fica lindo e bem pessoal, quer ver? 

Sousplat customizado

Algumas pessoas acham que, só porque está sendo usada toalha de mesa, o uso de um jogo americano ou um sousplat é completamente dispensável. Bem, se você for pensar pelo lado lógico, realmente é. Mas se fomos pelo lado da produção... Pode ficar uma combinação bem linda e interessante. Na nossa mesa, nós usamos tábuas de madeiras (que geralmente são bem mais baratas que o sousplat) e escrevemos mensagens bacanas.

Pra você ver como fizemos (e como você pode fazer também), é só vir aqui.

Tábua de frios customizada

E você pode repetir a ideia na tábua de servir os frios. Aproveite e escreva o que está sendo servido, ou uma mensagem bonitinha.

Uma boa maneira de reaproveitar essa proposta é usando-a para tábua de queijos e até como bandeja de doces :-).

Vela renovada com tinta

Velas são amigas que conseguem dar um charme para qualquer ambiente. Lembra que nós também fizemos passo a passo explicando como fazer esse arranjo bem bonitinho. A melhor parte? Gastando quase nada ;-)!

Mesa completa de Natal com soluções baratas!

Pronto! Viu que com elementos super simples conseguimos criar uma ambientação bem legal? A melhor parte: nada foi muito caro ou difícil de fazer. Então não tem desculpas para repetir a ideia aí, na sua casa :-)!

♥︎ Se você precisar de mais ideias, o Casa&Cozinha também tem compilados com mais ideias legais e baratas para arrasar na produção da sua mesa de natal/ano-novo!
♥︎ Esse post foi uma parceria da Casa&Vídeo com o o dcoracao.com. Por isso, quase todos os produtos usados nessa produção você consegue encontrar facilmente em qualquer loja da rede ;-). #CurtoaCasa

Tutorial: faça uma tábua de frios customizada com tinta de lousa!

0
0
Tábua de frios customizada com tinta de lousa!

Cansou de explicar pros seus convidados o que é determinado prato? Escreve o que é então!

Ao invés de ter bandejas para usar só no Natal, que tal uma ideia versátil, para usar no dia-a-dia e também nas festas? ;-) O truque é dar um tchans na boa e velha tábua de corte de verduras e carnes :-) com tinta de quadro negro & giz. Assim dá pra usá-la como bandeja para copos E tábua de frios!

De quebra ainda resolve um problema: sabe como às vezes pode ficar repetitivo demais todo mundo perguntando o que é determinado prato ou petisco? A solução pra isso é muito fácil: escrever o que é cada comidinha. Vem aprender esta solução pra lá de charmosa, vem! ;-)

MATERIAL PARA CUSTOMIZAR TÁBUAS DE CORTE

Material para customizar tábua de corte com tinta de lousa

  • Tábua de madeira
  • Tinta esmalte acetinada preta
  • Pincel ou rolinho de pintura*
  • Fita crepe
  • Giz
*Se você optar por pincel, escolha um de seda, de boa qualidade. Se não tem prática, melhor optar pelo rolinho ;-)

COMO FAZER: TUTORIAL PARA CUSTOMIZAR TÁBUA DE CORTE

Passo-a-passo para customizar tábua de corte com tinta de lousa

PASSO 1: A ideia nesse tutorial é só pintar uma parte da tábua, onde não será colocada a comida, essa área deve ser demarcada com a fita crepe. Passe o dedo muitas vezes sobre a fita crepe para garantir que fique bem selada.

PASSO 2: Com um rolinho (ou um pincel), carregado com pouquíssima tinta, pinte a região desejada. A dica é: pintar longe da fita, e passar o rolinho próximo da fita apenas quando estiver quaaase seco. Assim a tinta não "sangra". Na primeira demão, o resultado ainda vai ficar falho, mas a segunda provavelmente já será suficiente para cobrir tudo.

PASSO 3: Espere o tempo de secagem recomendado pelo fabricante antes de escrever com o giz. O dcoracao.com já ensinou que uma boa ideia é passar o giz por toda a superfície preta, antes de escrever nela.

TRUQUE! Coloque o giz de molho em água antes de escrever. O giz molhado vai escrever mais nítido e melhor.

♥︎ Sim, pra quem acompanha o dcoracao.com, o post de hoje vai parecer déjà vu. Mas ó: não é. A gente já mostrou como fazer sousplat da mesma forma. Hoje a ideia é transformar as tábuas em bandejas ;-)
♥︎ Esses post foi uma parceria da @casaevideo com o dcoracao.com. Por isso, quase todos os produtos usados nessa produção você consegue encontrar facilmente em qualquer loja da rede ;-).

Plaquinha de identificação de pratos: faça você mesmo e ainda use de maneira criativa!

0
0
Plaquinha de identificação de pratos

Quais são seus votos para o próximo ano? Que tal deixá-los bem amostra para inspirar todo mundo?

Por mais que alguns comerciais tentem nos provar o contrário, o Natal é sim uma época que ajuda a relembrar os diversos sentimentos bons que nós devemos ter o ano inteiro. Por isso, é bem legal que eles estejam bem mentalizados em você e nos seus amigos e familiares.

Para dar uma ajudinha o dcoracao.com criou pequenos plaquinhas para decorar a nossa mesa de Natal e enfeitar nossos pensamentos. Mas, no resto do ano, você pode aproveitar a mesma ideia para identificar pratos no buffet da festa de aniversário ou até de casamento!

O passo a passo você confere aqui embaixo ;-)!

MATERIAL PARA CRIAR PLAQUINHAS DE IDENTIFICAR PRATOS OU DE MENSAGEM

Plaquinha de identificação de pratos: tutorial
  • Descanso para copo
  • Prendedor de papel
  • Tinta esmalte acetinada preta
  • Tinta spray dourada
  • Pincel/rolinho

*Se você optar por pincel, escolha um de seda, de boa qualidade. Se não tem prática, melhor optar pelo rolinho ;-)

COMO FAZER: TUTORIAL PARA CRIAR PEQUENOS QUADRINHOS DE MENSAGENS

PASSO 1: Pinte com a tinta preta os descansos de copo. O ideal é pintar dos dois lados. Faça primeiro a pintura de um lado e, depois de bem seco, do outro. Não se esqueça de pintar as laterais.

PASSO 2: Enquanto espera secar, pinte os prendedores com a tinta spray dourada. Repita o mesmo esquema: pinte primeiro de um lado e, depois de seco, do outro.

PASSO 3: Quando os descansos estiverem beeeeem secos (aguarde pelo menos 24h), você pode escrever com giz a mensagem que você quiser passar! Depois, é só prender os eles nos ganchos para criar apoios e eles estão prontos para enfeitarem a sua mesa! Já pensou em qual mensagem você vai escrever?!

Plaquinha de identificação de pratos: com tinta de lousa

TRUQUE! Coloque o giz de molho em água antes de escrever. O giz molhado vai escrever mais nítido e melhor.

Plaquinha de identificação de pratos: faça você mesmo

♥︎ Esse post foi uma parceria da Casa&Vídeo com o o dcoracao.com. Por isso, o porta-copos usado nesta produção pode ser encontrado facilmente em qualquer loja da rede ;-). #CurtoaCasa

Decorando sua casa para o Natal: aprenda a fazer uma guirlanda de papel!

0
0
Guirlanda de natal feita com papel

Guirlandas podem enfeitar paredes e portas e essa aqui é bem fácil de fazer!

Sua casa/apartamento é daqueles que não cabe mais nem uma agulha, e você acaba ficando meio jururu porque não consegue montar uma árvore de Natal desestimulando seu espírito natalino :-(? Fica assim não, porque a gente te conta um segredo: Natal não é só feito de árvore, não :-D!

Você já pensou em colocar uma guirlanda para decorar a parede da sua sala (ou mesmo a sua porta de entrada, para dar boas-vindas toda vez que você chegar em casa)? A gente te ensina a fazer uma bem linda, bem baratinha, usando apenas papel e papelão! Vem ver! :-)

MATERIAL PARA FAZER UMA GUIRLANDA DE NATAL DE PAPEL

  • Molde da guirlanda
  • Papelão
  • Lápis
  • Papel de gramatura maior (ou seja, mais grossinho)
  • Tesoura
  • Cola quente (pistola e bastão)

TUTORIAL: COMO FAZER UMA GUIRLANDA DE NATAL DE PAPEL

Como fazer uma guirlanda de natal feita com papel

PASSO 1: Desenhe, no papelão, um círculo grande e, dentro dele e com o mesmo centro, um menor. Um jeito de fazer isso sem muitos problemas é contornando a silhueta de um prato de comida. (para o círculo grande) e um de sobremesa (para o menor). Recorte essas circunferências, você ficará com algo como o da foto acima!

PASSO 2: Escolha qual guirlanda você prefere (viu que tem três opções de estampas?!) e imprima - para a nossa guirlanda, nós imprimimos três folhas, quanto maior o seu aro, mais folhas você precisará.

PASSO 3: Recorte as folhinhas, dobre-as ao meio e, com a cola quente, cole-as no papelão. Cole duas por fileira, uma do lado da outra e vá sobrepondo, que nem na foto que abre esse post! Agora é só escolher onde você quer pendurar suas guirlanda e enfeitar sua casa :-)!

Tutorial: como fazer carimbos para estampar tecidos e papeis!

0
0

Tá com a mão coçando, procurando um projetinho DIY? Vem! E ainda pode fazer presentes para este fim de ano!

Se você se maravilhou com a possibilidade de criar a sua própria estampa de tecido como a que fizemos na cadeira que nós reestofamos, vai gostar do passo a passo de hoje. Sim, porque vamos mostrar como você pode fazer estampas com um carimbo. E como faz o carimbo? Usando uma folha de E.V.A., dessas de papelarias. ;-) E daí dá pra sair criando estampa onde você quiser (e ainda dá pra criar presentes bem bacanas para dar de última hora - veja mais ideias no final do post!)

MATERIAL PARA CRIAR SEU PRÓPRIO CARIMBO
  • Uma folha de E.V.A.
  • Desenho (que vai ser o carimbo)
  • Lápis
  • Goivas e/ou estilete
  • Tinta
COMO FAZER: TUTORIAL PARA CRIAR SEU PRÓPRIO CARIMBO


Como usar carimbos para estampar tecidos

PASSO 1: Recorte o E.V.A. conforme seu desenho escolhido. Não se esqueça que seu desenho será espelhado (com os lados invertidos) no carimbo, por isso, cuidado ao criar letras!

PASSO 2: Cole o E.V.A. já no formato de carimbo em uma base rígida. Pode ser, por exemplo, um pedaço de madeira ou a tampa de um pote.

PASSO 4: Quando você tiver seu desenho final, é hora de sair carimbando-o por aí! Passe um pouco de tinta no E.V.A. pressione-a em um papel para retirar o excesso e você já pode usar!


Sabe o caderninho que ensinamos a fazer um tempo atrás? Uma boa ideia é seguir o passo a passo usando papel craft para capa e carimbando-a para torná-lo único. Olha quanta padronagem legal dá pra fazer! Imagem acima via Cotton & Flax.


Se encadernação não é muito a sua praia, você pode também comprar um caderninho e carimbar a capa com alguma desenho bacana para personalizar. Fica bem legal também! Via Iam Brianna Rose


Olha como fica bonito em um guardanapo de pano ou jogo americano, ou mesmo uma toalha de mesa! Só se lembre que, caso vá imprimir em tecido, o ideal é usar uma tinta especial para esse material. Via Zana Products.


Outra boa ideia é usar os carimbos para criar uma almofada exclusivíssima! E nem dá pra dizer que não sabe costurar capa de almofoada, por que isso nós também já ensinamos a fazer (e é molezinha!) Via Patchwork Cactus (assim como a imagem do tutorial.)


Outra boa ideia: dar nova vida à velha camiseta. Use carimbos para estampar uma camiseta e você crie uma peça única :-) via Sincerely, Kinsey


Por fim, que tal, ao invés de usar tinta usar água sanitária? Tem tutorial no Hey Wanderer!

E no dcoracao.com tem várias outras ideias com carimbos :-)

Tá lançada: vem conhecer as cores do ano 2016 da Pantone!

0
0
Esse ano a cor Pantone são, na verdade, cores!

Pausa nos posts de Natal para um notícia importantíssima: saiu a cor Pantone 2016!

Todos os anos, em dezembro, o instituto de cor Pantone* anuncia qual a cor que ditará a tendência de vários campos - como moda, maquiagem e, claro, decoração - do ano seguinte. Esse ano, entretanto, as coisas estão um pouquinho diferentes do normal. Foram escolhidas duas cores: o Rose Quartz e a Serenity (que, na tradução, significa: quartzo rosa e serenidade, respectivamente).


Se você viu "O diabo veste Prada" entende que essa escolha é importante. Na cena do vídeo acima, Miranda diz:

"Estas ... "coisas"? Oh ... ok. Eu vejo, você acha que isso não tem nada a ver com você. Você vai para o seu armário e você selecionar out, oh, eu não sei, que a camisola azul desleixada, por exemplo, porque você está tentando dizer ao mundo que você se leva a sério demais para se preocupar com o que você veste. Mas o que você não sabe é que essa camisola não é apenas azul, não é turquesa, não é lapis (lazúli), é cerúleo. Você também cegamente desconhece o fato de que, em 2002, Oscar de la Renta fez uma coleção de vestidos de cerúleo. E então eu acho que foi Yves St Laurent, não foi, que mostrou jaquetas militares cerúleo? E, em seguida, rapidamente cerúleo apareceu nas coleções de oito designers diferentes. Em seguida, ele foi para as lojas de departamento e depois escorreu para baixo em algum trágico "canto casual", onde, sem dúvida, pescou-o em uma banca de liquidação. No entanto, esse azul representa milhões de dólares e incontáveis postos de trabalho e por isso é de certa forma cômico como você acha que fez uma escolha que isenta você da indústria da moda quando, na verdade, você está vestindo uma roupa que foi selecionada para você pelas pessoas nesta sala. A partir de uma pilha de "coisas"."

Nesse ano, a cor, na verdade, são cores!

Ver cores em tom pastel estrelarem essa tendência.

A justificativa para esta escolha é que as cores de 2016 devem nos transportar para um lugar melhor, mais feliz e ensolarado, onde nós tenhamos a liberdade de expressarmos quem realmente somos. Super válido, não acham ;-)?!

Por aqui, a gente achou as escolhas bem acertadas. A impressão que nós tínhamos da escolha da cor Pantone nos anos anteriores é que a empresa sempre queria lançar uma tendência diferente do que se via nas ruas, algo novo. Esse ano, parece que ela se aproximou do público, das ruas, afinal cores pastel já caíram nas graças da internet há um tempinho.

Ficamos aqui nos perguntando se foi importante nesta escolha a questão do consumo consciente. Muita gente não quer mais "coisas" novas, mas sim dar uma levantada no que já tem (que é o caso dessas duas cores, e não era do Marsala). Então algo que combine com o que se já tem é bem vindo. O que você acha?

♥︎ Mas não acaba por aqui não! O Casa&Cozinha preparou um post completíssimo com exemplos de como usar as cores do ano da Pantone na decoração. Pra você se inspirar e, quem sabe, adotar para a sua casa?!
♥︎ Assim como a Pantone, a Coral também lançou a cor do ano dela, se chama Ouro Monarca e o Casa&Cozinha também falou dela, mostrando muitas formas de usá-la, vem ver!
♥︎*Difícil dizer exatamente o que é "instituto de cor" sem se enrolar no "o que, afinal, eles vendem?" Basicamente catálogos, análises de cores, aplicativos e consultorias, tudo ligado a cores.

Vem ver 4 dicas para arrumar uma mesa de festa sem erro!

0
0
Vem ver quatro dicas de como arrumar uma mesa de festa sem erro!

Quatro dicas pra arrumação da sua mesa ser a sensação na próxima festa!


Se você já tentou montar uma mesa festiva e acabou se frustrando porque o resultado final não tinha nada a ver com o que você vê no Pinterest, toca aqui! 😩 Nós também já sofremos com isso, por isso, fomos em busca de como montar uma mesa festiva sem dar chances ao erro. Vem ver!

Toalha branca = um bom começo

DICA 1: comece com uma toalha de mesa simples!

Uma toalha de mesa lisa e branca funciona como um pano de fundo neutro para a composição que você fizer na sua mesa. Assim, você não corre o risco de ter uma toalha estampada brigando com o arranjo de mesa pela atenção. Se pra você, o branco é meio sem graça, dá pra pensar também em toalhas lisas mas coloridas. Imagem via Apartament Therapy.

O pequeno detalhe que faz toda a diferença

DICA 2: concentre-se no prato

Se você recebe pessoas de grupos diferentes na sua casa, é legal definir o lugar onde cada um deve sentar, considerando as amizades e as afinidades. Assim, não corre o risco de alguém se sentir deslocado, sem ter com quem conversar. O pequeno detalhe do nome faz diferença porque, afinal, todo mundo presta atenção em objetos com o seu nome. Por isso, vá além do simples papel nominal.

E você não precisa comprar objetos caríssimos para compor algo interessante, aproveite o que você já tem casa. Nas três imagens que nós selecionamos foram usados praticamente o combo guardanapo de tecido + papel craft + galhinho.

Um sousplat legal também levanta a produção. Por aqui ensinamos fazer um bem bacana usando tábuas de madeira.

Imagens via The KitchnSay Yes e Kara Roselund

DICA 3: use velas

iluminação indireta = amor!

Esse tipo de iluminação cria uma ambiente bem mais aconchegante e gostoso. Pronto para você encher mais uma taça de vinho e ficar conversando a noite inteira. Apenas certifique-se de que crianças, animais e cortinas fiquem longe da chama. Se você não quer gastar muito dinheiro com velas diferentonas, nós ensinamos a fazer um arranjo bem bacana com velas brancas, dessas que todo mundo tem em casa. Aqui.

verdinho, todos gostam!

DICA 4: use elementos naturais e refrescantes

Por fim, o detalhe final é muito mais simples do que você imaginava: verde! Além de ser uma cor clássica do Natal, o verde das plantas trazem uma sensação boa, de bem estar e refrescância (afinal, quem não gosta de ter uma plantinha por perto?!). Acima três exemplos para se inspirar: plantas artificiais, galhos e flores :-). Tem pra tudo quanto é gosto!

Imagens via The Lily Pad Cottage, Little Peanut e Little Peanut

♥︎ Esse texto é uma tradução livre (ou seja, nós também acrescentamos nossos comentários) desse original em inglês. Nele, você encontra ainda algumas outras dicas ;-)

♥︎ Imagem que abre o post via Lauren Kelp.


Como calcular a quantidade de lâmpadas / luz para um ambiente?

0
0
Como calcular a quantidade de lâmpadas / luz para um ambiente?

Entenda os cálculos para quantidade de lâmpadas por ambiente!

A questão de quantas lâmpadas se deve colocar por metro quadrado em um ambiente é recorrente, tanto para profissionais, quanto para todo mundo que está reformando a casa. Bem, para um excelente projeto de iluminação esta conta pode ser difícil, e assunto para um especialista de iluminação (ou "light designer"). Mas para facilitar a vida, te ensinamos a fazer o cálculo de uma maneira geral. ;-)

Para começar esta conversa, devemos considerar que na cozinha, por exemplo, precisamos de uma luz muito mais clara do que no quarto. Como a quantidade de luz varia de ambiente para ambiente, preparamos uma tabela, que também segue abaixo, logo após a explicação.


COMO CALCULAR O NÚMERO DE LÂMPADAS PARA UM AMBIENTE

Lâmpada LED

Quantidade de luz é medido em lúmens e lux. Lúmen é a intensidade da luz, enquanto Lux = quantidade de luz por metro quadrado. Quase todos os produtos de iluminação mencionam lúmens em sua descrição (como na imagem acima). Para começar esta conta você precisa desse número e de uma calculadora. Vamos aos passos?

A - Calculando lux para ambiente:
  • Que ambiente é? Quarto? Sala? Cozinha? Veja o padrão lux para o ambiente na tabela abaixo.
  • Meça a largura e o comprimento cômodo.
  • Multiplique a largura pelo comprimento, em metros. O resultado é a medida do ambiente em metros quadrados.
  • Multiplique o número lux pela medida do ambiente em metros quadrados. Este é seu número "A"
B - Calculando lux para lâmpadas:
  • Multiplique o valor de lm/w (lúmens por watt) pelo número de watts. Este é seu número "B"
Divida o número A pelo número B, e você tem a quantidade de lâmpadas necessárias para iluminar bem este ambiente. :-_

EXEMPLO:
  • Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens.
  • Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens
  • 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas. Para iluminar esta cozinha você vai precisar de 2 lâmpadas Bulbo LED 10W. :-)

TABELA DE NECESSIDADE DE LUZ POR AMBIENTE - CONSIDERANDO AMBIENTES BASTANTE ILUMINADOS

Lux = lúmem/m2
  • Cozinha - 300 lux
  • Cozinha - Bancada 750 lux
  • Quarto 300 lux
  • Banheiro 300 lux
  • Sala de estar 300 lux
  • Home Theater 300 lux
  • Área de serviço 200 lux
  • Sala de jantar 200 lux
  • Home Office 800 lux
DICAS PARA ACERTAR NOS CÁLCULOS DE QUANTIDADES DE LÂMPADAS
  • Cada ambiente tem diferentes necessidades de luz, inclusive de acordo com a mobília, a cor das paredes, o número de janelas. Mas partimos de um número padrão que considera a maioria dos ambientes.
  • Cores escuras na parede requerem mais luz. Neste caso arredonde os resultados para cima.
  • Altura do teto: quanto maior a altura, maior a quantidade de luz necessária. Neste caso arredonde os resultados para cima.
  • Ambientes de trabalho e de se vestir e maquiar requerem mais luz. Ambientes para descansar, assistir tv, dormir e comer podem ter luz mais baixa.
  • A área de serviço costuma ter boas janelas ou ser aberta, e ser mais usada durante o dia. Se não for esse o caso, considere para o cálculo uma luz mais forte, como a do Home Office.
  • Um ambiente bem iluminado costuma ter mais de um ponto de luz. Complemente a luz central do ambiente com luminárias, spots e arandelas.
Ah! E você já sabe, a Luminatti tem um enorme acervo lâmpadas LED para todos os projetos.

#IlumineComLedé a nova coluna do dcoracao.com com informação, dicas e tutoriais para se fazer com LED :-). A coluna é patrocinada pela Luminatti by DANURI, que coleciona excelentes resultados no mercado de LED, pois cada lâmpada é cuidadosamente produzida para atender a necessidade de cada cliente. Todas as ideias e soluções são pensadas por jovens engajados em fazer da Luminatti by DANURI a maior empresa de LED do país. :-) #IlumineComLuminattiLed

Árvore de Natal para download grátis!

0
0
Uma árvore especial para enfeitar a sua casa

Precisando urgente de uma árvore de Natal? A gente te mostra uma que é só imprimir e tá pronta!


O Natal já tá logo aí e você esqueceu / não quis gastar / ficou com preguiça / não teve tempo de montar a árvore? O dcoracao.com quebra um galho pra você e te dá uma árvore molezinha para imprimir em casa e montar em menos de 10 minutos! Uma solução bacana também pra quem não tem muito espaço em casa mas faz questão de decorá-la ao espírito natalino :-D!

MATERIAL PARA MONTAR UMA ÁRVORE DE NATAL DE PAPEL
  • Molde
  • Papel de gramatura maior (ou seja, mais grossinho)
  • Tesoura
  • Cola
COMO FAZER: TUTORIAL PARA MONTAR UMA ÁRVORE DE NATAL DE PAPEL

Uma árvore especial para enfeitar a sua casa

PASSO 1: Faça o download das árvores, escolha o modelo que você quer (mas você pode misturar todas elas ou montar várias!) e recorte. Ah! Para montar uma árvore, você vai precisar de no mínimo três folhas. Quanto mais folhas escolher, mais cheia vai ficar a árvore; nós fizemos uma com três e outra com quatro folhas.

PASSO 2: Dobre cada folha de árvore ao meio e cole uma na outra até que ela fique em pé!

Quer ver mais ideias de Natal no dcoracao.com? Vem!

Ideia de árvore de Natal diferente feita com lã, vem ver!

0
0
Uma árvore de natal todinha de string art!

Uma ideia de árvore com tela e lã, pra você entrar no espírito natalino!

Aqui na #oficinadcoracao, já desistimos da ideia de montar árvore de Natal tradicional há muito tempo. Porque, imagina, aqui são três gatos que ficam tudo doido quando vêem uma bolinha de enfeite, imagina várias penduradas em uma árvore montada. Ela não ficaria de pé por nem três dias.

Se você gostaria de ter uma árvore em casa, mas não tem - seja por motivos de bichinho, falta de espaço ou meio falta de paciência pra montar - adota a nossa ideia: substituí-la uma de string art (lembra dela?)! Vem ver como faz :-).

MATERIAL PARA FAZER SUA PRÓPRIA ÁRVORE DE NATAL
Mais uma ideia de árvore de Natal diferente, vem ver!
  • Uma tela do tamanho que você quiser (custam beem baratinho em papelarias)
  • Régua
  • Lápis
  • Agulha para lã

COMO FAZER: TUTORIAL PARA FAZER SUA PRÓPRIA ÁRVORE DE NATAL
Mais uma ideia de árvore de Natal diferente, vem ver!

PASSO 1: No verso da tela, desenhe a árvore. Para facilitar, você pode criá-la a partir de triângulos. Como nossa tela é pequena, resolvemos que o nosso modelo teria somente três "andares", portanto, três triângulos. Para garantir que ela fique bem centralizada, trace uma linha no meio da tela. Depois, faça cada triângulo centralizado nessa reta.

Mais uma ideia de árvore de Natal diferente, vem ver!


PASSO 2: Se você já bordou alguma vez na vida, nem precisa de explicação para essa etapa mas, caso seja sua primeira vez, verá que não tem drama. Primeiro, corte um pedaço bem grande de lã e passe-o pelo buraco da agulha, dando um nó em uma das pontas. Depois, na parte de trás da sua tela, fure no ponto por onde você quiser começar (nesse caso, pode ser qualquer um) e passe o fio pra frente, puxando bem até chegar na quina. Seguindo a linha que você desenhou, volte a agulha pelo ponto seguinte. Você manterá esse movimento de vai e volta até, na segunda volta, fechar a árvore (como na imagem acima), dando um nózinho. Ah! Se a sua lã terminar no meio do caminho, não tem problema, você pode simplesmente dar um nó, cortar mais um fio e continuar de onde parou.

PASSO 3: Com o contorno da sua árvore pronto, é hora de fazer a graça da string art e traçar várias linhas aleatórias (ou não) cruzando por dentro do desenho. Quando achar que tem um número suficiente de retas, pode dar um nó e escolher um lugar bem bacana para encostar a sua tela

Agora você pode enfeitá-la com o que quiser!

Você pode fazer do tamanho que quiser. Encostar em algum móvel, prender na parede...

Até a tapioca gostou :-)

Ah! A parte mais legal é que você pode decorar a sua árvore com vários cartões, bilhetes, enfeites e fotos para deixá-la ainda mais especial :-). A Tapioca, nossa mascote, amou! :-)
Viewing all 955 articles
Browse latest View live




Latest Images