A minha primeira visita na
Casa de Ramana conheci as vovós, o espaço, as funcionárias. Mas foi na segunda visita que eu me apaixonei de verdade. É muito carinho ali. Nas palavras de marido, "é digno". E é isso mesmo, cada uma conserva sua dignidade e recebe carinho umas das outras (desde que ninguém sente no lugar da outra na sala, cof cof).
A
Casa de Ramanaé linda por fora, tem quartos bem cuidadinhos e limpos, a cozinha limpíssima, ambientes organizados, mas a sala tinha a parede assim, quando cheguei :-/. É o resultado de um vazamento, que foi rapidamente consertado, mas que deixou a pintura destruída.
Eu tive logo vontade de emassar e pintar esta parede. Mas a enfermeira chefe não autorizou, pois várias vovós são super alérgicas. A parede ficou para ser corrigida numa operação maior, com reforma completa da casa, e transferência das vovós pra um lugar temporário até o fim da obra, o que deve ocorrer em 2014. Diante da ameaça à saúde das vovós, a decoração fica em segundo plano, né?
Foi então que tive uma ideia. Que se não é uma solução definitiva, é uma que ajuda bastante a passar um Natal mais bonitinho. Cobrir a parede de tecido! Usei
cola permanente.
A cola permanente é encontrada em lojas de material para silk screen. Você passa, espera secar, e só depois coloca o tecido. Funciona bem para tecidos ou papeis leves, e tem um efeito parecido com post-it pois cola e descola.
A escolha pela cola permanente é porque ela não fede, é de secagem rápida, e fica fácil de retirar quando a obra começar. (Lembra que disse que parece a cola de post-it? Pois então...) Mas ela só segura tecidos mais finos mesmo, e papel de baixa gramatura.
O resultado não ficou perfeito, porque a parede era irregular. Mas melhorou muito, não acham? As vovós, todas as nove que moram na
Casa de Ramana gostaram tanto, que fizeram questão de aparecer na foto. :-) Só a Alice não sorriu, mas fez questão de passar batom :-D
Na ordem das fotos estão a Elza, que é super vaidosa :-), a Cidinha, que é uma florzinha e tem Alzheimer. E a Antônia, que é uma diversão.
Na segunda fila, a esperta Nilcéia, a Benita, que parece uma bonequinha, e a Inês, que é tímida mas sorridente :-)
Na terceira fila a Glória, com seu cabelo de algodão, a Luzia, que mesmo com a perna ruinzinha não se abate, e a Alice. de batom! :-)
A árvore de Natal que fizemos tem nove galhos, um para cada vovó da casa. Cada um com um enfeite especial.
Acho importante respeitar as crenças e gostos de cada uma, e a história da casa, assim todos os quadros voltaram para a parede, mas para a outra parede. A imagem que estava presa na parede com durex, ganhou
Clip para Fotos Command™ Transparente.
Todos os quadros foram reorganizados na outra parede, com a ajuda do
Suporte para Quadros Command™ Metalizado - Tamanho Grande. Ele aguenta bastante peso, e não requer furo. Para quadros, acho o melhor, e uso bastante. Usei o mesmo gancho, colado na parede, para pendurar a árvore.
Usei também
Mini Suporte para Fios Command - transparentes para prender o pisca-pisca na parede e os adornos na árvore.
A
Casa de Ramanaé uma instituição religiosa, filosófica e filantrópica, sem fins lucrativos, que mantém um programa de abrigo a até 10 anciãs carentes, com alimentação, roupas, orientação médica, medicamentos, assistência fisioterápica e psicológica, reiki e aulas de artesanato. A instituição é mantida por voluntários há 17 anos.
Eu fiquei muito feliz com o resultado! :-D Agradeço demais à Command por esta oportunidade. E você pode conhecer um pouco mais sobre o Desafio e a marca
Command, na página de
Command no Facebook, onde está o material de todos os blogs participantes da ação. :-)