Quantcast
Channel: dcoracao.com - blog de decoração e tutorial diy
Viewing all 955 articles
Browse latest View live

Passo-a-passo de guirlanda

$
0
0

Promessa feita, promessa cumprida! O tutorial da guirlanda de fuxico. Ou de flores. É quase que igual, e tá aqui explicadinho:




Vídeo produzido especialmente pra revista AnaMaria. :-) Pra fazer as flores de tecido, veja este tutorial.

♥ Se você lê este conteúdo pelo feed e não visualiza o filme, clica aqui? Vai, me dá esse agradinho já que fiz esse vídeo com tanto carinho?



A estética do matagal

$
0
0

Por Carol Costa

Poucas coisas me deixam tão deprimida quanto ver um cara com uma motosserra, montado em cima de uma árvore centenária. Com as frequentes chuvas e vendavais em São Paulo, isso virou coisa cada vez mais comum por aqui. Contei três árvores cimentadas em uma única semana, e isso só nos 2,5 km que separam minha casa do trabalho.

Se bem feita, a poda deixa a planta mais saudável, porque descarta folhas secas e galhos mal formados, melhorando a distribuição da seiva. Só que a maioria das pessoas simplesmente sai cortando galhos ao leu, com a desculpa de deixar a árvore mais bonita.


É o mesmo que dizem quando eu pergunto pra que trançar o tronco do fícus: “Pra ficar mais bonito”. Sério? Uma arvoreta de copa frondosa, com folhas eventualmente rajadinhas de branco, que fica vistosa o ano todo, já não é bonita o bastante?

Uma toucerinha de sempre-viva não traz uma alegria natural a qualquer cantinho, precisa meeeesmo ser podada em forma de boneco de neve? E a Phalaenopsis, tão vendida por aí com sua haste empinada que nem cisne de cristal, se fosse perguntada, gostaria mesmo é de tombar no vaso e dar flor na horizontal.


Lembro de uma frase do Gero Camilo, na peça Aldeotas, numa cena muito emocionante, em que ele dizia, aos berros: “Liberdade aos pardais selvagens”. É isso ou só eu acho bonito um matagal?

Carol Costa é jornalista e mora em apartamento. É dona de 148 vasos e do Eustáquio - uma planta carnívora que ainda não decidiu se pertence ao reino animal ou vegetal.


Casa de Mentirinha - New Girl

$
0
0

Sabe voyeurismo? Bem tenho isso com casa. Adoro ver a casa dos outros. E você também, né? Senão não comprava revista de decoração, não lia esse d♥.

Eu acho que filme é uma oportunidade de ver essas casas em movimento. São cenários, é claro. Mas os bons cenários são mais parecidos com casas que casas de verdade. (Velho e bom 'a vida imita a arte' ou a 'arte imita a vida', também conhecido como dilema da dor de Fernando Pessoa.)


New Girl é uma série com a diva indie Zooey Deschanel. E é ruim de doer. Mas essa casa aí é bem de verdade, não? De quebra, essa é a única cena boa da série.


Torre de livros

$
0
0


Isturdia, quando eu falei que tava faltando estante pros livros aqui em casa, choveu sugestão de usar livro de pé de mesa, e cousas semelhantes. Ma' qua! Se fosse pra inutilizar os livros, eu doava pra biblioteca, não?

Uma possibilidade interessante - que não inutiliza os livros e nem dificulta pegar, como dificultaria se fosse só uma pilha simples - é essa estante aí, que nunca vi em terra brasilis, mas se você reparar, na foto aí de cima, é uma versão em mdf dela, ultra reproduzível. :-)

Via Skonahen.


Apartamento grande, mas com soluções para pequenos

$
0
0

Não vou te enganar. Esse apartamento é grande. Pelo menos no meu referencial de grande. São 200m2. Mas curiosamente, várias dicas para apartamentos pequenos foram aplicadas.

A primeira é a abundância de branco. Mas isso pode ser explicado pela origem escandinava. Ainda assim: +branco dá a sensação de mais luz, e mais luz, de maior tamanho.


O lustre esquenta-marmita não deixa dúvidas sobre o tanto de luz desejada aqui. Mas olha o aproveitamento da parede, com estantes finas. Móveis que não ocupam grandes volumes são sempre aliados pra não atravancar o espaço.

Mais uma? Móveis da mesma cor da parede, que pra completar é branca. Se por um lado se corre o risco da decoração ficar monótona, por outro a sensação de volume também diminui, e a monotonia visual aumenta a sensação de espaço livre.


De novo a parede com uma estante estreita. Unidade visual e pouco uso de espaço, deixando livre até pra um plantão.


Uma bancada não muito profunda na janela, formam as mesas de estudo das crianças. E uma folha de eucatex organiza uma parede.


Dá até pra jogar futebol, com o espaço que sobrou! Mas repare que, ao invés de camas distribuídas, elas foram colocadas numa posição não muito ortodoxa, e que já apareceu por aqui antes.


Alá mais duas estantes estreitinha, com os livros nas paredes. Uma na cama e outra na paredinha da janela.


E o banheiro? Doses cavalares de branco, e muito espelho, que por não ter moldura, não fica motelizado. A surpresa é que, tal como nas quitinetes, a máquina de lavar fica no banheiro. Não disse que era grande mas com soluções de pequeno?


Fonte: Skeppsholmen.se, sim, mais um site de imobiliária escandinava.
* ® @carolinamendes


Festa de vó moderna

$
0
0

Passei o feriado na casa dos avós de marido, que no começo desse ano completaram 94 anos. Daí um dia fui descer à padaria, e a vizinha, curiosa como toda vizinha deve ser, me perguntou: "o que eles fazem o dia inteiro?". Então vou te contar também. Dona Dagmar costura, tricota, vê tv, canta, conta casos, ri muito, e tira sarro da cara de todo mundo. Seu João vê as notícias pela internet, reclama de ter que usar bengala, agora tem um personal trainer, e conversa com a família todas as noites pelo Skype. Tá sempre online. O que a gente chama de moderno é parte do dia-a-dia, mas o que a gente chama de vintage, pra eles é quase moderno.


A comida de festa é uma questão, porque tanto meus avós, quanto eles, não gostam muito de testar novos sabores. Pensando nisso, e também nas festinhas de fim de ano, resolvi procurar umas receitinhas fáceis, e pra todas as idades, sem que ninguém torça o nariz. Receitas vintage, que já ultrapassaram a fase do brega. E olha a surpresa! A revista Casa&Jardim fez um vídeo!




Se você lê o d♥ pelos feeds, clique aqui para ver o vídeo.

Aliás, canapés. Grande redescoberta. Coisinha fácil de fazer e que todo mundo gosta. Um pãozinho, uma pastinha, um enfeitinho gostoso (que pode ser salmão | presunto de parma | fruta seca | grelhadinho).

Quer ver as receitas da Casa&Jardim? Venha por aqui. A receita de batata calabresa é super fácil. Biscoito Globo tem em qualquer lugar no Rio. Canapé de Pringles parece moleza de fazer (mas não achei receita). E receitas de canapés toda família tem.

♥ Lembra aquele post sobre comida e moda? Sim, todo mundo adora uma sacanagem. Aliás, a versão queijo/tomate/azeitona separados da primeira foto ficou linda. Mas a misturada é tãaao gostosa!
♥ Continuando o assunto de petisquinhos, aqui em casa as pérolas de tomate cereja fazem a gente lamber os beiços.


Quando é demais?

$
0
0

Hoje me perguntaram sobre os riscos do exagero no Natal, e como evitá-los. Aqui o que eu acho.

O exagero só não é bacana se trouxer algo de negativo, como uma conta alta pra pagar, ou um risco de pane elétrica. Fora isso, o exagero que faz as pessoas felizes nunca deve ser evitado ;-)

E você, me diz o que acha?

♥ Por falar em exagero, dia desses a Casa Chaucha mostrou uma casa um exagero de linda.


Publieditorial: Tem um Modigliani no meu prato!

$
0
0
A arte não é feita para ficar presa num museu - pelo menos, é isso o que eu acho. A Arte, com A maiúsculo, pode e deve estar presente na vida cotidiana, nos detalhes que fazem a diferença no nosso dia.

Modigliani, pintor italiano que nasceu em 1882 e morreu cedo, em 1920, está presente nos melhores museus do mundo inteiro. Sua obra é suave e melancólica, com mulheres de longos pescoços e olhos sonhadores. Como Van Gogh, deixou quadros que hoje são vendidos por milhões e milhões de dólares. Mas, ao contrário de Van Gogh, que está espalhado pelo mundo em produtos que vão de guarda-chuvas a agendas, Modigliani só será licenciado para produtos de alto luxo.


Agora você pode ter um Modigliani na sua mesa. Ou na parede :-) Entre outras obras, o quadro Jeanne está estampado no aparelho de jantar de porcelana Richard Ginori, marca italiana com quase 300 anos de tradição. São artigos de luxo, com preço condizente.


Eu fiquei bem impressionada com o que eu pesquisei sobre elas: são reconhecidas internacionalmente como porcelanas de altíssimo padrão, com modelos que vão do clássico ao contemporâneo, da baixela para o jantar de gala ao serviço de chá. Os melhores hotéis, restaurantes e cruzeiros têm as porcelanas Richard Ginori.

O Coquelux é um site que faz o luxo ser mais acessível às nossas carteiras. É um clube de compra com as marcas e produtos que sempre estiveram em nossos sonhos - e só precisamos do convite de um participante para nos cadastrar e transformar desejo em realidade. As porcelanas Ginori estão em destaque nesta semana, juntamente com os jogos de cama, mesa e banho Trussardi - e eu sei que você acabou de suspirar de alegria. Trussardi é sinônimo de refinamento e delicadeza, bordados e capricho. Um bom motivo para sonhar de olhos abertos - e de olhos fechados também :)

O dcoracao.com te convida para se cadastrar no Coquelux. Clique aqui, e preencha seus dados, que tem muito mais esperando por você.



Gente na parede

$
0
0

Foi no Apartment Therapy que li a pérola: "Arte figurativa traz sofisticação pra qualquer ambiente", ou algo assim. Concordo mais ou menos. Niqui lembrei que outro dia fiquei fuçando a biblioteca do congresso americano. E antes tinha essa do Vintage Printable, que me deixou encantada.


Então se você concorda com o Apartment Therapy, e quer sua parede de arte figurativa pra chamar de sua, não precisa correr pro próximo leilão da Sotheby's. Navega na biblioteca do congresso americano, baixa os arquivos tiff (maior e mais imprimível, nesse caso), e manda ver na impressora. Ó só coisa de lá:



Guirlanda mashup

+ árvores de natal, sempre alternativas

$
0
0

Porque não é nenhum pecado gostar da árvore de natal tradicional, cheia de enfeites verdes, vermelhos e luzinhas. Mas o caso é que todo mundo já viu uma dessas, né?


Então aqui no d♥ vão as diferentes, estranhas até. Algumas que eu me pergunto se funcionam apenas na foto, como a da revista linda Sweet Paul.


Mas se você quer árvore de natal, e não tem espaço, essas de parede resolvem o caso. Ou a diminuta de feltro, que funciona como um móbile.


Mas desculpa pra não ter uma não tem mais. ;-)

A referência de cada uma está na imagem. Links: CB2 | Julia Crossland (que ensina a fazer a de feltro) | Sweet Paul.


Chuva de pompons

$
0
0

Porque, né? Muita gente reclama que tá sem grana pra decoração. Mas papel de seda custa centavos, e dá aquele up num quarto de criança. E até de adulto.


Mas claaaaro que não é pra todo mundo. Nem pra todo ambiente. Mas sabe quando falta aquele toque de cor? É aí que cabe esse recurso.



Sim, pode juntar poeira, com o tempo. Mas não dá pra fazer um omelete sem quebrar os ovos.


Como fazer pompons de papel de seda

$
0
0

Pompons de papel de seda são uma opção barata e colorida pra decoração de festa. (E a gente viu que dá até pra decorar a casa mesmo, né?) Agora, se você quer aprender a fazer os pompons, ó só as mãozinhas do João ensinando:

Material:8 folhas de papel de seda (medida 48x60cm)
Tesoura
Arame
Linha para pendurar (pode ser fio de nylon)
Alicate para cortar e torcer o arame

1- Junte as folhas inteiras de papel de seda, sem dobrar, em uma pilha.
2- Para o pompom grande, com 45cm de diâmetro, comece fazendo uma sanfona com dobras de mais ou menos 3,5 cm de espessura.
3- Prenda no centro com o arame. Amarre a linha – cortada no tamanho suficiente para permitir pendurar no lugar escolhido – em cima do arame.
4- Corte as pontas. O corte vai depender do resultado que você quer. Pode ser arredondado ou em pontas.


5- Abra em dois leques a sanfona já amarrada ao centro e cortada.
6 e 7- Comece a soltar folha por folha, com cuidado para não rasgar.
8- Solte todas as folhas de um lado, depois faça o mesmo com o outro.
Seu enfeite está pronto! É só pendurar.


Se quiser um pompom menor, corte mais na etapa 4. Para os enfeites de guardanapos e cadeiras, dobre uma folha de papel de seda em oito partes de aproximadamente 24x15cm. Use de quatro a seis folhinhas.


♥ Este conteúdo foi publicado anteriormente no ExtraExplica. O ExtraExplica acabou, e para que o conteúdo não se perca, estou republicando no d♥ :-)


Como esconder os fios

$
0
0
"Olá Vivi. Preciso de sugestões pra colocar aquela fiarada toda que fica aparecendo por trás das estantes, mesa de computador, blá, blá ,blá... Meu filho é Motion Designer e quero montar um espaço pra ele trabalhar mas quero esconder os tantos e tantos fios que passam por trás das mesas e ficam com aquele visual "fios da Light e telefone das ruas de subúrbio". Nada contra o subúrbio até porque moro por aqui mas que fica feio, fica. Beijos e lindo dia pra você." Margarida Porto
Pra esconder fios, o único milagre seria o do wifi. Aliás, nem esse, porque o percurso de dados é wifi, mas o de energia continua sendo com fio. Mas bora pro mundo real. Seria muito bacana e ideal que toda casa ou apartamento tivesse as tomadas onde devem ser. No meio da parede pra tv fininha, na altura da mesa pros computadores e etcéteras. Mas, a menos que você esteja disposta a fazer essa reforma, vamos pras soluções paliativas.

A primeira solução é: em casa, faça com que o roteador e saídas de rede fiquem o mais próximo possíveis dos equipamentos em que vão ser usados. Pense nisso na hora de pedir a instalação. Só aí você já reduz um bom caminho de fios.

Rodapés são fáceis de trocar e muitos se modernizaram, podendo trazer o fio á tomada ou vice-versa. Dá até pra usar canaleta como rodapé, no escritório, o que facilita a troca de fios, pois a tampa é removível. E pra uma mesa que fica encostada na parede, a canaleta pode fazer o caminho do chão até a altura da mesa. Mas se for o caso, faça esse caminho pelas laterais internas da mesa,  onde fica mais escondido. Estes rodapés podem ser encontrados online na C&C  e na MadeiraMadeira.


A marcenaria é outra solução 'mágica' pros fios. Esconder os cabos, em um compartimento logo abaixo da mesa, resolve bastante o caso e não rouba espaço. Um bom marceneiro pode criar um compartimento postiço na sua mesa que já existe. É apenas uma caixa com abertura pra entrada e saída dos fios, posicionada abaixo do tampo, ao fundo da mesa. E um furo que liga o compartimento à mesa, feito com uma serra-copo.

Mas tem ainda uma outra solução semelhante, no que concerne a varrer a sujeira pra debaixo da, hum, mesa. Olha só:


E como fazer isso? Com acessórios. Canaletas, ganchos, filtros de linha. A 3M tem vários ganchinhos. A Leadership tem canaletas específicas. Só tome cuidado pra que nenhum cabo fique exposto, hein? A mesa deve ter a altura certa pra que a fiarada não encoste na perna.

O organizador de cabos Leadership achei aqui (mas nunca comprei nada dessa empresa, não posso atestar a confiabilidade). O de velcro tem no Walmart.

A Bluelounge é uma marca bacaninha com diversas soluções para organização de fios. Achei essas peças pra vender no PontoFrio.

Ajudou?


Guirlanda de desejos...

$
0
0
... ou mais uma guirlanda beeeem brasileira. Olha só o que a Nayara fez:
O tutorial é parecido com o nosso velho conhecido. E a ideia de fazer os pedidos com as fitinhas do Bonfim é genial! :-) Deu até saudades de Salvador.



Arrivato

$
0
0

A Arrivato é uma empresa de Bento Gonçalves, comandada pela artista plástica Diana Gireli, que trabalha com produtos exclusivos, a maioria one of a kind, pois são feitos como todo bom trabalho artesanal deve ser, o que torna impossível produzí-los em série.

Móveis em madeira de verdade, pintura com carinha de antiga, e estampas supermodernas. O mix dessas coisas é quase a descrição do que é uma casa bacana. Pra completar não é só um móvel qualquer com uma roupinha bonita. O design das peças é interessante.

Quanto aos estofados da Arrivato, boas doses de patchwork. Os tecidos em patchwork não estão na moda só porque são bonitos. É também porque um móvel com várias cores e estampas traz grandes possibilidades de decoração. Você pode transformar um ambiente clean em divertido sem esforço e nem espalhafato. Pode combinar o quadrinho na parede com a estampa mais forte da sua poltrona - e pode continuar o jogo do contrasta/combina com outros móveis da sua sala.
As peças da Arrivato são feitas por gente que tem orgulho do que faz. E isso faz toda a diferença. Na decoração e na vida :-D


Guirlanda de folhas

$
0
0

Lembra desse tutorial? Olha como fica bacana em tecido de bolinhas. Tá esperando o que pra fazer a sua? É facinho, dá até pra fazer vendo um filme, pra quem é de filme. Ou a novela, pra quem é de novela.


Como consertar azulejo quebrado

$
0
0
Tem coisa que às vezes parece um bicho de sete cabeças. Mas na verdade só exige um pouco de coragem da gente.

É esse o caso, na hora de trocar um azulejo quebrado. Mas se o pedreiro consegue, por que você não? A resposta é experiência, mas isso só se adquire fazendo ;-)




Esse vídeo facilita as coisas. A ferramenta para retirar o rejunte é encontrada em lojas de material de construção. Se você tiver uma miniretífica, tem uma peça que se acopla. Acho o conhecimento válido. Até porque não tá fácil achar um bom pedreiro, a preço justo, por aí.

♥ Vídeo do 5min.com. Caso o vídeo não apareça pra você, clique aqui.


Lista pra um kit básico de ferramentas

$
0
0
A Mariana Almeida me enviou um email, contando que vai se mudar da casa dos pais, e que queria uma listinha de quais ferramentas deveria ter na nova casa. :-)

Lista de ferramentas básicas:
Martelo
Alicates
Trena
Estilete
Nível (ajuda a pendurar quadros)
Kit de chaves de fenda
Pistola de cola quente

Aproveite que tá indo à loja de materiais de construção e já compre os consumíveis:
Fita crepe
Fita isolante
Fita veda-rosca
Preguinhos
Cola forte (tipo super bonder).


Acho que não me esqueci de nada. A dica é guardar os pregos em um vidro pequeno (facilita enxergar os tamanhos que a gente vai juntando com o tempo).

Parece bobagem, mas se o preço não for um grande problema, procure comprar ferramentas de qualidade (o que nem sempre quer dizer as mais caras). As Xing Ling muitas vezes não passam do primeiro ano, então é gasto dobrado.
Mas o causo é que um faça-você-mesmo aqui, uma bricolagem acolá, e quando a gente vê já pegô amô com uma ferramenta. Eu adoro uma parafusadeira elétrica. E a mini-retífica. E sonho com um trio Dremel (que corta, lixa e fresa).

No site da Taqi achei todas essas ferramentas. Mais uma opção bacana de loja online, né?


3 árvores de Natal + 3 guirlandas

$
0
0

Tradicionalmente é no domingo do Advento (quarto domingo anterior ao dia 25 de dezembro) que se monta a árvore e se decora a casa para o Natal. É isso mesmo: em 2011, o Advento cai no dia 27/11. Então, já que dia-de-montar-árvore-de-Natal tá ali, corre pra montar a sua! Se já não montou, né?

Quer moleza? A árvore da Moo é de adesivos. Simples, bonita. E dá pra fazer em casa :-)


O Poppytalk mostrou uma árvore de Natal de papel craft! Tenho medo do resultado, mas que ficou bonita na foto, ficou.


A de luzinha montada na parede já está virando um clássico. Do site facilismo.com.

O BHG mostra essa inusitada, feita de bijuterias: broches, colares, presilhas se transformam na guirlanda mega-top-luxo.


E umas de botões, porque esse pode sim ser um tempo de delicadezas.

♥ Quer ver todas as ideias de Natal que foram publicadas no dcoracao? Clique aqui.


Viewing all 955 articles
Browse latest View live