Brusinha nova e fresquinha pra começar o ano, quem quer \o/?
Quando eu postei uma foto usando essa blusa há um mês no instagram, não achei que faria tanto sucesso. Sim! Meu ego se surpreendeu (de felicidade) ao ver que mais gente queria aprender a fazer uma igual! Na época, avisei que, em janeiro, o tutorial estaria aqui no dcoracao.com pra quem quisesse fazer igual. E, bom, esse dia chegou! Porque nada melhor que começar o ano com uma brusinha nova. Melhor ainda se ela for fresquinha e com uma estampa super-verão (desculpa, mas sou dessas que fica feliz com o calor #mejulge). Olha como ela fica na frente:
Já adianto de cara que esse tutorial pode ser um cadiiiiinho mais complicado pra quem nunca costurou / não tem muita familiaridade com máquina e técnicas de costura. Mas eu juro que fiz o mais explicadinho-mastigadinho o possível. Afinal, todo mundo merece uma brusinha nova pro ano novo!
- 1 m de tecido 100% algodão
- 1 blusa com um caimento mais soltinho
- Tesoura para tecido
- Régua e esquadro
- Alfinetes
- Máquina de costura e linha
- Lápis / giz para tecido / caneta pra tecido / sabonete (ou o que você usar para marcar medidas - eu uso sabonete!)
PASSO 1: Pegue uma blusa no seu armário para servir de molde para esse projeto. Dê preferência a um modelo mais soltinho; por exemplo, eu escolhi um masculino que transformei em cropped há um tempinho (quem aí também adora fazer isso? o/).
Com o tecido aberto em uma superfície lisa e com a estampa virada para baixo*, posicione a blusa bem esticada sobre ele. Desenhe um retângulo no entorno da blusa, adicionando 1 cm para cada lado e corte.
OBS: Se for o seu caso também e você quiser aumentar o comprimento da sua blusa, é só adicionar alguns centímetros na medida vertical ;-)
OBS2: Coloquei em todas as imagens as medidas usadas por mim, para referência. Lembrando que as suas podem ser um pouco maiores ou um pouco menores.
PASSO 2: Dobre o tecido cortado e a blusa ao meio e alinhe-os pela dobra. Faça a marcação no tecido do tamanho da manga, da bainha e da gola (da parte da frente) da blusa. Ligue os pontos, o desenho deve ficar parecido com o da imagem acima (percebe a curva da axila? - sim, eu fiz freestyle).
Antes de sair cortando, você vai precisar fazer algumas pequenas alterações:
1) Para a medida da manga, adicione 2 cm, 1 cm para cima, 1 cm para baixo (ou seja, nosso tamanho original era 21 cm, agora é 23 cm).
2) Tire 1 cm para as medidas da gola (Antes: 11,2 cm e 8,6 cm. Agora 10,2 cm e 7,6 cm)
3) Para a "largura" da blusa, adicione 1 cm (Antes: 26 cm. Depois: 27 cm).
Quando tudo estiver medido diretinho, ligue os pontos de novo, seguindo o desenho antigo e pode cortar sem medo de ser feliz! :-) E, tchans!, você terá a parte da frente da sua blusa!
PASSO 3: Para fazer as costas é um pouco mais complicado, mas segura na minha mão e vamos nessa. No que sobrou do tecido, estique a parte da frente que você acabou de cortar e trace seu contorno. Quando acabar, pode tirar o "molde". Agora vamos por partes:
PASSO 3.1: Encontre o meio vertical da blusa. Isso fica mais fácil se você dobrá-la ao meio e depois abri-la e marcar onde ficou vincada. Nessa linha vertical, trace 10 cm a partir da base.
PASSO 3.2: Marque uma nova altura de 16 cm. Na base, marque 22,5 cm vindo das extremidades e em cada lado. Escrevendo / lendo às vezes fica difícil de compreender, mas o gráfico acima explica bem as medidas que você precisa marcar
PASSO 3.3: Agora, trace uma linha curva, ligando o encontro do ombro com a gola até àquela marcação de 10 cm que nós fizemos no PASSO 3.1. Nós desenhamos à mão livre, então sinta-se a vontade para fazer também, fazendo mais ou menos cavada de acordo com a sua preferência (só tenha em mente que a camisa vai ficar mais aberta nas costas do que parece!).
Ah! E como você pode ver, você não precisa se preocupar em fazer a curva dos 2 lados da blusa. Mais tarde você vai entender o porquê.
PASSO 3.4: Juro que já está quase no fim desse passo hahaha. Lembra aquela marcação de 22,5 cm? Trace uma linha vertical saindo dela até ela se encontrar com a curva que você acabou de fazer.
PASSO 3.5: Corte na linha tracejada (que é das marcações que você acabou de fazer) Pronto! Agora você conseguiu criar 2/3 da sua blusa! YEY!
Para fazer a outra metade, use o "molde" que você acabou de cortar sobre o tecido que ainda resta. Com os dois lados certos se tocando, alfinete para ficar bem no lugar e recorte. Dessa maneira, você economiza um pouco de tecido e tem menos chance de errar uma ou outra coisa e acabar com 2 pedaços meio diferentes.
PASSO 4: Agora vamos à máquina de costura! Mas antes, passe os tecidos por garantia. Estique a parte da frente da blusa com a estampa virada para cima. Alinhando pela manga, alfinete um dos lados das costas com o lado estampado virado para baixo. Faça o mesmo com o outro lado das costas.
Costure um tecido no outro nas linhas pontilhadas da figura acima. Ou seja, nos ombros e na lateral da blusa, apenas. Não se esqueça de sempre dar o retrocesso no início e no final. E, se você não possuir uma overloque (como no nosso caso), pode dar um pouco mais de firmeza passando uma costura tipo zig-zag por cima de onde costurou. Experimente, veja se ficou boa, faça ajustes se necessário e corte fora o excesso de tecido.
PASSO 5: Aproveitando que estamos aqui, faça as bainhas também. Você deve fazer na gola, na manga, na base da blusa e EM PARTE das costas. Note que a parte vertical não deve ter bainha (você vai entender mais tarde).
Faça as bainhas também. Para saber como fazer, nesse vídeo você aprende em menos de 3 minutos.
PASSO 6: Você já está vendo a sua blusa tomando forma, não é mesmo?! Meça a parte da linha tracejada da figura acima (lembre-se que ela diminuiu de tamanho depois que você fez a bainha. A nossa ficou com 15 cm).
No tecido restante, desenhe um trapézio (aprenda como aqui) cuja base maior meça 17 cm, menor meça 11 cm e a altura seja 27,5 cm. Corte 4 trapézios com essas medidas e, dentro dos quatro, desenhe um outro trapézio menor cuja base maior (que, inclusive, deve estar alinhada com a do trapézio grande) seja 15 cm e a menor seja 9 cm. Mais uma vez, nosso gráfico explicou direitinho ara não ter dúvidas ;-).
PASSO 7: Agora que temos 4 trapézios de tecido, separe-os em grupos de 2. Ou seja, 2 duplas de trapézios. Alfinete um no outro, sempre com o lado estampado virado para dentro, tocando um no outro. Passe uma costura exatamente em cima da linha que você desenhou do trapézio pequeno. Ah! Você não precisa se preocupar em costurar a base grande (a de 17 cm). Quando terminar, desvire do avesso.
PASSO 7: ESTAMOS QUASE LÁ! Alfinete seus trapézios no local indicado na figura acima e da maneira que nós estamos mostrando. Passe uma costura na linha, sem esquecer do retrocesso e da costura zig zag e... PÁ PIM POU! Sua blusa tá pronta!!!!!! Já pode vestí-la e sair correndo na rua gritando pra todo mundo: "eu que fiz!!!"
♥︎ *Quando se fala "estampa virada para cima" ou "para baixo" quer dizer com o lado estampado olhando para você e com o lado estampado encostado na superfície, respectivamente.
♥︎ Para iniciantes na costura: é, a gente sabe que esse tutorial é um pouco mais complicado :-/. Se você estiver tendo dificuldades com ele, dê uma praticada com outros mais fáceis que já fizemos por aqui. Para ver todos, clica aqui.
♥︎ Se você também se apaixonou por esse tecido de Girassois, a gente te conta onde comprou: foi na Casas Pinto, na Rua Buenos Aires 224, na Saara aqui no Rio.
♥︎ Achamos que ia ficar mais fácil explicar esse passo-a-passo com esses gráficos do que com as fotos que nós tiramos. Para criar essas ilustrações, nós usamos a foto do tecido dessa loja aqui.
♥︎ Esse post foi escrito em colaboração com a Luisa Francescutti, futura-designer que trabalhou muito tempo por aqui e agora criou asas pra alçar voo solo (conheça a marca dela: espanta-papão!). É aquela coisa né: você pode até sair do dcoracao.com, mas ele nunca sai de você :-P. Para conhecer + dela, clique aqui.