Precisando de uma ideia de última hora de presente de Dia dos Pais? A gente te dá a dica pra não errar!
Estamos afim de promover uma enquete: você conhece algum pai que não use óculos de grau? Forçamos os neurônios aqui mas foi difícil encontrar algum na nossa memória. Você conseguiu? Se o seu pai é diferentão e não se encaixa nesse seleto (#sqn) grupo, provavelmente ele se está em um outro: o dos que usam óculos escuros B-).
Bom, com tantos pais de quatro-olhos :D andando por aí, super bacana dar de presente de Dia dos Pais um porta-óculos feito feito de couro e pelas suas próprias mãos (o que torna tudo mais especial). Acompanhado do livro que ele já está de olho há um tempo, vira o presente perfeito. E vai, é uma maneira super carinhosa do seu pai carregar um carinho seu pra todo lugar que ele for (e, tá bom, a gente deixa você fazer um pra você também!).
- 2 pedaços de 0,5 m* de couro** de cores diferentes
- Molde (imprima aqui)
- Tesoura para tecido / Cortador circular
- Mesa de corte (opcional)
- Régua
- Linhas de costura nas cores dos tecidos e agulha
** Você não precisa gastar $$$ para comprar couro de verdade, pode reaproveitar de uma almofada ou roupa velha feita desse material ou comprar corino, um tecido que lembra o acabamento do couro :-)
PASSO 1: Imprima o molde aqui e recorte cada parte do porta óculos. Lembrando que "base" corresponde ao verso, e os 2 trapézios ficam sobrepostos, compondo a frente. Trace o contorno desses moldes nos tecidos. Escolhemos o branco como cor debaixo e o laranja para ser a parte de trás e a cor da frente.
Ah! A gente fez esse molde bem grandão para caber todos os tipos de óculos. Se você quiser diminuir seu tamanho, corte um pouco da altura de cada componente.
PASSO 2: Faça um sanduíche de tecidos: primeiro o retângulo da base virado para baixo, depois o trapézio (que vem escrito "por baixo") virado com o lado certo para cima e, por fim, o último trapézio também virado pra cima. Ajeite para que todos fiquem alinhados, use as medidas da base e das laterais para se guiar. Por fim, alfinete tudo no lugar.
DICA #1: O verso do corino é feito de uma espécie de lã. Por isso, pode ser meio chatinho na hora de alinhar todos os tecidos porque a lã meio que gruda uma na outra. Se não ficar perfeitamente alinhado, não é um problema, você pode cortar o excesso fora ;-).
DICA #2: Cuidado na hora de alfinetar. O alfinete deixa a marca do furinho quando removido. Por isso, tente colocá-los o mais próximo da borda possível. É onde você vai costurar, escondendo esses furinhos. Uma outra dica boa é usar prendedores de papel, que nem nós fizemos, não marcaram nada ;-)
PASSO 3: Hora de costurar! :-D Faça um ponto corrido (aprenda a fazer aqui) pela borda (onde nós desenhamos as linhas tracejadas), sempre atravessando todos os tecidos. Você pode escolher começar tanto pelo branco quanto pelo laranja, só não se esqueça de usar a linha combinando ;-).
PASSO 4: Quase pronto o porta-óculos! Na verdade, você pode escolher deixá-lo assim, mas a gente quis dar uma bossa a mais e acabamos decidindo cortar o verso da capinha para acompanhar o desenho da frente. Qual que você prefere? Agora, é só deixar sorrateiramente na mesa de cabeceira do seu pai e surpreendê-lo na manhã de domingo ;-)! Difícil não gostar de um presente feito com tanto amor <3