Pra perder o medo da máquina de costura: faça um estojo (ou necessaire)!
Se tem uma coisa que todo mundo tem medo ao começar a costurar é de zíper. Então, pra te fazer perder o medo, fizemos esse tutorial moleza. E de quebra você ganha um estojo ou necessaire exclusivíssimo! :-D
Então, se você tá aí precisando de um lugar para guardar os seus lápis (ou o das crianças), vem que a gente te ensina como costurar um estojo! ;-) Se nem acha mais aquele blush, pode aproveitar pra organizar a bagunça de maquiagens. E é só aumentar mais as dimensões que já vira um organizador de bolsa, de mala... Vem! :-D
- Tecido para a parte externa
- Tecido para forro
- Zíper
- Alfinetes
- Máquina de costura & linha
- Tesoura
- Régua e lápis
PASSO 1: Corte todos os seus dois tecidos com o mesmo tamanho. Lembre-se que eles serão dobrados ao meio, por isso, sua altura deve ser o dobro da que você deseja +2cm (margem de costura).
O cálculo é (Largura + 2cm) e (2x Altura + 2cm).
Por exemplo, nós decidimos que o nosso modelo deveria ter 24 x 15 cm. Por isso, cortamos um tecido medindo 26 x 32 cm.
Já para descobrir o tamanho do zíper, vale a regrinha: ele sempre deve ter a medida da largura mais 2 cm. Ou seja, pra gente, 24 + 2 = 26 cm.
PASSO 2 (imagem acima): Em uma superfície lisa, deite o pedaço do tecido externo com o lado certo (ou seja, o estampado, ou no nosso caso o brilhoso) virado para cima. Por cima, alinhando as extremidades superiores, posicione o zíper, com seus dentes virados para baixo. Por fim, coloque o tecido do forro por cima de tudo (novamente, casando as linhas superiores) com o lado certo virado para baixo.
Alfinete tudo bem firme para que nada saia do lugar e costure bem rente aos dentes do zíper.
Dica: Esta é uma dica mais fácil de entender fazendo do que lendo: caso você estiver usando um zíper convencional (e não um a metro, como o nosso), para evitar que o puxador do zíper atrapalhe a sua costura, antes de começar essa etapa, puxe o zíper, abrindo-o até a metade. Quando você estiver chegando próximo ao puxador, deixe a agulha abaixada - furando o tecido -, levante a sapatilha e feche o zíper. Em seguida, continue o trabalho.
PASSO 3: Agora, faça como na imagem acima e jogue um tecido para cada lado, ambos com o lado certo virado para cima. Perceba também que o lado do zíper ainda não costurado ficou para cima.
PASSO 4: Agora, pegue as extremidades não costuradas de cada tecido, dobre-as ao meio e junte com o lado não costurado do zíper, fazendo o mesmo sanduíche do passo 2. Alfinete tudo no lugar e passe uma costura rente aos dentes do zíper.
PASSO 5: Essa é a hora em que você verá seu estojo tomando forma (yey \o/)! Para facilitar na hora da explicação, fizemos esse .GIF:
PASSO 6:Yes! Is this real life! Estamos quase terminando :-)! Vire o seu estojo do avesso, isto é, como se o forro fosse o lado de fora da bolsinha. Agora, passe uma costura reta rente a borda do forro e outra em zig-zag bem na extremidade, isso vai garantir o acabamento final!
Vire tudo para o lado certo e tchans! Zíper no lugar, com capa e forro costurados nele! :-D
PASSO 8: Agora abra o zíper, vire pelo avesso, e costure as 2 laterais. Marcamos a costura e o zigzag de acabamento na imagem acima, pra você ver com mais clareza :-)
Pronto! Já pode encher seu mais novo estojo com os lápis mais bonitos e as canetas mais coloridas que você tiver! - afinal, a vida é muito curta pra escrever só em bic azul ;-).
♥︎ Esse é ótimo um tutorial pra quem tá messssmo começando a se entender com a máquina de costura. E, como todos os iniciantes erram bastante, não se sinta mal se você não conseguir de primeira. Respira fundo, desfaça os pontos e comece mais uma vez. Acredite, todo nós passamos por essa mesma sensação e conseguimos superar \o/, então você também consegue!