Os mosquitos estão te incomodando? Vem que a gente te ensina como se proteger sem gastar muito e de uma forma natural!
Os pernilongos são bichinhos chatos, podem dar alergia e incomodam bastante não é mesmo? Além disso, algumas espécies, como o Aedes Aegypti, transmitem doenças, como a dengue, zika ou Chikungunya... Sai pra lá!
Nessa época do ano é ainda pior. No verão, o aumento de calor e umidade faz com que o ciclo de reprodução dos insetos (que vai da postura de ovos até o bicho se tornar adulto) seja mais curto. Se o ciclo natural de um mosquito é, por exemplo, de 12 dias, nesta estação pode diminuir para seis dias. Ou seja: nascem mais insetos nesta época do ano. Pra quem mora perto de rios e florestas (como no caso do nosso escritório que fica do lado de um riacho, quase dentro de uma floresta urbana) é ainda pior.
Pensando nisso (e pensando na gente também!), procuramos uma receita para você criar seu próprio repelente. É fácil, sai mais barato que os repelentes comprados, e é efetivo! Siga o tutorial e você pode fazer seu repelente natural em poucos passos e poucos ingredientes. ;-)
- 250 ml de álcool
- 5 g de cravo-da-índia ()
- 50 ml de qualquer óleo, como de coco, amêndoas ou mineral.*
* A função do óleo nesta receita é aumentar a aderência da mistura à pele. Senão o álcool evapora e leva junto a proteção. O óleo de coco é bom porque: hidrata, tem antibióticos, antifungícos, antioxidantes e vitaminas, tudo natural! Mas você pode usar óleo de amêndoas se preferir, que também hidrata e ainda ajuda nas estrias. Ou o óleo mineral, que é bem fácil de encontrar, e mais barato que o óleo de coco, que anda custando um rim.
PASSO 1: Coloque o álcool e o cravo em um potinho escuro com tampa, em um lugar que não pegue luz, por 4 dias.
PASSO 2: Mexa a mistura 2 vezes ao dia, uma de manhã e uma a noite.
PASSO 3: Coe o álcool com uma peneira e adicione o óleo, misturando os dois.
PASSO 4: Coloque a mistura em um pote spray, seu repelente está pronto para ser usado! Mas sempre que for usar, dê uma sacodida, para homogeneizar a mistura.
♥ O repelente não deve ser ingerido. O prazo de validade é o período de vida útil, durante o qual o produto mantém suas características originais. Ou seja, se o aspecto, a cor e o cheiro estiverem agradáveis, pode-se continuar o uso do produto. Se ficar num lugar fresco e arejado, vai durar mais.
♥ Veja também receitas para acabar com os cupins, no casa e cozinha!