Se você lê esse blog, as chances são altas, muito altas, de você ter muitos pinceis. Então as chances são razoáveis de você não saber muito bem como guardá-los, uma vez que dicas de como cuidar dos pinceis você já leu por aqui.
Diz a lenda, que o melhor jeito de guardar pinceis é com as cerdas voltada para baixo. Pode não ser o jeito que economiza mais espaço. A dica é afastá-los um pouco da parede com uma ripa, ou então pendurá-los numa varinha de metal entre ganchos. Se você tem muitos pinceis, e parede sobrando, pode ser a melhor escolha.
Mais profissa ainda é fazer suportes sobre medida. Esse é lindo, feito com madeira e tela metálica. Ou improvise com suportes para tubo de ensaio.
Mas a ideia mais clássica é guardá-los em potinhos. Os de cerâmica tem tudo a ver, por serem pesados e não tombarem.
Eu uso muitas latas recicladas em casa, e prefiro as de tomate pelado, por serem mais altas. Retiro o rótulo e uso assim mesmo. Ou pinto, como nessa foto do instagram @dcoracao.
Ou, tão besta que dói, guarde-os em potes de vidro. A ideia de usar um ímã de facas, pra organizar os pinceis, eu coloquei aqui, mas em verdade vos digo: só funciona pra trinchas, esses pinceis largões e achatados. Com pinceis mais finos não rola, eu testei. Imagens todas do pinterest, menos do ímã, que é da tia Martha.
A questão é que materiais mais simples naturais, como vidro, cerâmica e metal ficam lindos com pinceis. E assim viram não só uma composição útil (e muitas vezes barata), mas uma composição harmônica, bela.
E você, tem muitos pinceis? E como guarda?