Quantcast
Channel: dcoracao.com - blog de decoração e tutorial diy
Viewing all 955 articles
Browse latest View live

Truques e receitas refrescantes para aguentar o calor na cozinha e na mesa

$
0
0
Cuscuz de camarão, imagem: André Nogal
Cuscuz de camarão
É... parece que o calor deu uma microtrégua. Mas todas as previsões dizem que ele vai voltar, dicumforça. (Viu o gráfico do aumento calor da terra? Tá mole não.) O pior é que neste calor fenomenal anda difícil comer. Mais que isso, é um transtorno cozinhar, lavar, passar, lavar a louça, com cachoeiras de suor caindo da gente. O jeito é apelar para truques que aliviem o trabalho.

Guarde as toalhas de mesa! Lance mão dos jogos americanos, preferencialmente os impermeáveis, que não precisam ser lavados, e passados. Para não perder a elegância e ganhar praticidade, leve o suco e os temperos à mesa em pratinhos e bandejas. Se fizer questão da toalha de mesa, vá de oleada! Aquelas plastificadas, coloridas. Faça disso um charme de verão, dê a desculpa do "pop", e tire do armário também a louça e os copos coloridos, pra ornar.

Se não tiver dando pra entrar na cozinha, e tiver uma área aberta, invente de “almoçar fora”. Decore com bandeirolas, encomende a sobremesa. Vale tudo pra não esquentar no fogão!


Se mais difícil que comer no calor é cozinhar dentro do forno que se torna toda casa. Aqui a dica é: invista em novas receitas frias. Marido costuma fazer várias receitas de salada que dão sustança pros reclamões. O truque é - além de folhas e legumes - acrescentar carnes desfiadas (assados, frango) ou usar camarão, e acrescentar grãos como arroz ou trigo integral ou triguilho (aquele para quibe), ou ainda a semolina. Como variar o cardápio calorento sem ficar com fome não é bolinho, corre lá que ele anda dando uma série de receitas - algumas geladas, outras nem tanto, mas todas fáceis, e refrescantes, como o cuscuz acima - pra aguentar o calor.

Desapegando, pra começar o ano mais leve!

$
0
0
Microondas espelhado, OLX
Desapegando do microondas
Vou te contar um segredo. Que não é tão segredo, mas que não saí contando assim pra ninguém. Eu estou "perdendo o endereço". Bem, não vou perder a casa, nem a #oficinadcoracao, nem o marido. Vou perder só o endereço. Por um tempo André e eu nos tornaremos nômades digitais. :-) Marido lindo vai escrever um livro sobre gastronomia da América Latina, e como, no fim das contas, meu lar é ele, a gente vai ficar assim, sem lenço e com documento, zanzando pelas terras de nossos hermanos, parando aqui vez ou outra, mais curta ou mais longa.

Niqui não teve outro jeito senão desapegar. Primeiro a gente colocou o apartamento para alugar, e juntou duas casas em uma. E fomos desfazendo dos excessos. Na brincadeira foi cama, criado, sofá, lustre, mesa... Mas ainda tem muuito excesso.

Microondas espelhado, OLX

Daí percebemos que temos 2 microondas. Um ali, sendo microondas. Outro lá, em cima da outra geladeira. Espelhado, 2 anos num corpinho de 6 meses. Mas desapego é ainda mais bonito. E se eu for garrar em todas as histórias queridas de todas as coisas que tenho em casa, viro acumuladora. Esse vai pra OLX.

Santa OLX! Desde que tu me ensinaste que pra desapegar é só começar, não parei. É fácil, rápido e grátis. E a OLX você conhece, né? É o maior site de classificados GRÁTIS do Brasil! E o primeiro classificado online a estar presente em todas as plataformas de smartphones. Na OLX é possível “desapegar” de tudo! Você pode vender o que quiser sem pagar nada pra anunciar e ainda fazer uma grana com isso.

Desapegar é uma atitude bacana de quem vende (que além de permitir ao objeto um novo ciclo, ainda ganha uma grana). Desapegar libera energia acumulada, faz um bem danado. Abre caminhos, elimina bagunça. E ainda rende uma grana pra gastar na viagem.

Desapegar é uma delícia pra quem compra, pra quem garimpa. Alguns compram e vendem objetos que foram uma vez amados como uma declaração de estilo, outros para poupar dinheiro. Mas, principalmente, todos nós fazemos isso pelo prazer de transformar a vida em uma série de descobertas. E pra transformar duas casas em uma :-) #desapega você também, vai?

Faça-você-mesma: adesivo de parede de tecido. :-) Tutorial passo-a-passo com download grátis

$
0
0
Faça-você-mesma: adesivo de parede de tecido

O grande trunfo do adesivo decorativo de parede é dar um charme para uma parede vazia, e mudar a decoração, sem ter que contratar serviços especializado, sem sujeira, sem quebra-quebra, sem muito esforço.

Hoje em dia é fácil encontrar adesivos de paredes de todos os tipos, com variados formatos, frases, desenhos. Mas esse adesivo que você pode fazer em casa, com sua impressora, e tecido, tem vários charmes a mais: a textura macia do tecido, sua variedade de estampas e cores, é um adesivo de parede personalizado (afinal, você escolhe a estampa), e ainda tem o carimbo de “feito à mão, com carinho”. E ainda é o adesivo de parede mais barato ever. ;-)

Faça-você-mesma: material para adesivo de parede de tecido

Material - você vai precisar de:
♥ Impressora
♥ Papel adesivo (você compra em papelarias.)
♥ Interface autocolante (encontrada em papelarias e armarinhos, é usada na costura, como uma espécie de entretela)
♥ Retalhos de tecido 100% algodão (o projeto não funciona com tecido sintético)
♥ Tesoura

Faça-você-mesma: tutorial para adesivo de parede de tecido - passo1

Tutorial:
♥ Faça o download dos arquivos:
- Adesivo de parede, download gratis, infantil (ou não) - nuvem
- Adesivo de parede, download gratis, para quarto, sala, cozinha - pássaro 1
- Adesivo de parede, download gratis, para quarto, sala, cozinha - pássaro 2
- Adesivo de parede, download gratis, para quarto, sala, cozinha - pássaro voando

♥ Escolha seu adesivo e imprima como rascunho, no papel adesivo. A razão de imprimir em papel adesivo é para que ele se cole na entretela, e fique fácil de fazer um recorte perfeito.
♥ Recorte o tecido e a interface, seguindo o molde, ainda que grosseiramente, sem recortar os detalhes.

Faça-você-mesma: tutorial para adesivo de parede de tecido - passo 2

♥ Posicione o lado rugoso da interface sobre o avesso do tecido.
♥ Passe o ferro bem quente, sucessivamente, sobre o tecido, até que a interface se cole ao tecido.

Faça-você-mesma: tutorial para adesivo de parede de tecido - passo 3

♥ Cole o molde sobre o conjunto tecido+entretela e recorte, agora com cuidado, recortando os detalhes.

Faça-você-mesma: tutorial para adesivo de parede de tecido - passo 4

- Retire o papel protetor, e cole na parede.

Faça-você-mesma: tutorial para adesivo de parede de tecido - infantil e adulto

♥ Pronto! Eu gostei tanto, que, além de na cozinha e na parede do quarto, estou procurando outro lugar pra colar também :-)

♥ Veja também: como forrar uma parede com tecido, do jeito fácil.

Façå-você-mesma: um jeito fofo e moderno de expor as fotos de família

$
0
0
fotografias bordadas e decoradas com fitas

Você está aí, querendo fugir da mesmice dos porta-retratos em cima da mesa lateral? Corre aqui que essa ideia é moderninha e antiguinha em doses iguais: fotografias bordadas e decoradas com fitas. É uma ideia moderna porque é um jeito diferente de usar as fotos na decoração. E antiga porque bordado é o supra-sumo do vintage delícia.

fotografias bordadas e decoradas com fitas

O projeto é simples: imprima fotos, coloque grellots (essa fita de bolinhas) e fitinhas substituindo a moldura, e borde reforçando alguns detalhes, com linha de costura.


Projeto do blog francês Mamie Boude, que de quebra ainda é uma maneira super barata de substituir as molduras.

Ideia bacana para plantar em vasos de vidro

$
0
0
como plantar em vasos de vidro

O sol, ou a claridade, pode ser bastante prejudicial para as raízes das plantas. Mas vez ou outra a gente tem em casa aquele vidro liiindo, e dá vontade de usá-lo para uma plantinha, uma suculenta... Mas como plantar suculentas em vidros (ou qualquer outra planta) sem cometer uma tortura com a plantinha?

É claro que você pode montar um terrário, como a Carol ensina. Mas tem um jeito mais simples, e charmosinho.

como plantar em vasos de vidro

Use grãos de café entre o vidro e o vaso! Além de tudo vai ficar sempre com um cheirinho delícia de café em casa :-)

A ideia é do blog alemão Titatoni. ♥♥♥

Procurando um shopping de casa e decoração? Interlar Interlagos: tudo em um só lugar.

$
0
0


Quando chega a hora de planejar a decoração ou a re-decoração da casa, é bom bater um pouco de perna. Mas como fazer isso nesse calor, e com as crianças ainda de férias? Se você mora em São Paulo, corre pro shopping Interlar Interlagos. :-)

O shopping Interlar Interlagos possui mais de 60 lojas e outros serviços como Detran, clínicas médicas e psicotécnicas (para exames solicitados pelo Detran), petshop Cobasi, cabeleireiro e aluguel de trajes, agências bancárias, além de estacionamento gratuito, opções em alimentação e até um Hotel Ibis.

É um lugar ótimo para quem quer decorar, mobiliar ou reformar. E nos finais de semana e feriados ainda rola a já tradicional Feira de Artesanato, que reúne diversos expositores que comercializam produtos feitos à mão.


O Interlar Interlagos, que fica na Av. Interlagos 2.225, faz parte do Complexo Comercial do Shopping Interlagos – um dos maiores centros de compras, serviços e lazer de São Paulo. Quer saber mais? Confira o site do Shopping Interlar Interlagos.



O quarto montessoriano: o que é, o que precisa ter, e como deixá-lo lindo!

$
0
0
O quarto montessoriano: o que é, o que precisa ter, e como deixá-lo lindos!


Você sabe o que é o Método Montessori? Já ouviu falar de quarto montessoriano? Pois então: Maria Montessori foi uma médica italiana (diga-se de passagem, a primeira mulher a se formar em medicina na Itália), que acreditava que o aprendizado pode ser mais efetivo se o ambiente for mais criativo, e respeitar as características e a natureza da criança. Parece óbvio, mas não é.


Tome-se por exemplo as camas tradicionais. Com pelo menos 45cm de altura, elas são uma barreira para crianças menores de 4 anos, além de poderem provocar acidentes. Os berços não ficam para trás: quem não conhece pelo menos uma história de um bebê que caiu do berço?

O quarto montessoriano: paredes de lousa

O "quarto montessoriano" deve ser acessível (no sentido de acessibilidade) para a criança, e deve ser capaz de estimular, num sentido lúdico e sensorial.

O quarto montessoriano: camas baixinhas

Na prática, um quarto montessoriano é decorado para a criança, e não para o adulto, procurando enxergar o quarto a partir dos olhos da criança, e na altura dos olhos da criança. Também é importante ter uma perspectiva que vai além da decoração, mas que contemple a segurança (afinal tudo deve estar à mão, e tudo deve ser seguro) e a criatividade.

O quarto montessoriano: estante baixinha

Quais os itens para um quarto montessoriano? Claro, variam um pouco com a idade. Mas de modo geral são:

- Cama baixinha, ou colchão, para que o bebê ou criança possa subir sozinha.
- Caso seja um bebê, uma barra na parede (como as de idosos, para estimular a posição de pé e facilitar que a criança aprenda a andar).
- Espelho na altura da criança, mas bem preso à parede, para evitar acidentes.
- Estantes e quadros devem ser baixinhos, para que a criança os alcance.
- Armário que permita que a criança se vista sozinha.
- Cantinho de leitura.

O quarto montessoriano: canto de leitura

- Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança. Também evite degraus e objetos pequenos, que possam ser engolidos. E mantenha uma decoração minimalista, mas estimulante.

O quarto montessoriano: casinha de leitura

Mas por que tantas camas e cantinhos de leitura em forma de casinhas num texto sobre quarto montessoriano??? Porque curiosamente, ao pesquisar sobre o tema, muitas camas assim apareceram. Talvez por serem lúdicas e minimalistas ao mesmo tempo, e são, quase sozinhas, uma maneira de deixar estes quartos lindos! :-)

Kokedama: o que é e como fazer passo-a-passo - o arranjo "bola de musgo"

$
0
0
Kokedama: o que é e como fazer passo-a-passo - o arranjo "bola de musgo"

Se você visitou o Pinterest ultimamente, deve ter dado de cara com um "string garden" ou jardim de fio. Esses arranjos de plantas aéreas se chamam kokedamas (em português literalmente "bolas de musgo"). O kokedama é uma bola de solo coberta com musgo, com uma planta ornamental, e preso por um fio de nylon, ou arame.

Kokedama no quarto

É um arranjo japonês, um variante do bonsai, muito na moda por ocupar pouco espaço e ser leeeeendo de vi-ver.
Kokedama: o que é e como fazer - tutorial passo-a-passo - o arranjo "bola de musgo"
Kokedamaé uma arte oriental, e como todas as outras, tem regras, segredos, e produtos específicos. E grandes nomes, como o holandês Fedor van der Valk. O passo-a-passo mostrado acima é apenas uma sugestão, que pode funcionar melhor se você escolher planta e musgo com necessidades semelhantes de água e luminosidade (afinal eles vão receber as mesmas quantidades de água e luminosidade).

Kokedama: qual planta escolher

Teoricamente, todas as plantas podem virar um kokedama, assim como teoricamente todas podem virar bonsai. Mas existem plantas - como no bonsai - que se adaptam melhor e mais facilmente ao arranjo. É bom pesquisar bastante.

Kokedama: a arte milenar oriental, parente do bonsai

O blog Design Sponge já mostrou um tutorial de kokedamas, e dá a dica de usar o musgo sphagnum, e uma planta de sombra.

E aí, animou? Quer saber mais sobre os kokedamas? Tem outros tutoriais aqui, aqui e aqui. Mas olha, como todo faça-você-mesmo, pesquise um pouco antes de fazer, e faça alguns testes (teste tá aí pra dar errado, e a gente poder acertar quando é pra valer), pra não acabar com uma bola de barro e uma plantinha morta, :-/ combinado?

Imagens: Pinterest, Mister MossGardenistaThe slow poke e Design Sponge.

8 ideias incríveis (e super baratas) para decorar a sua parede com dobraduras / esculturas de papel. Com tutorial passo-a-passo!

$
0
0
8 esculturas de papel, com tutorial

Quem aí não tem uma parede vazia pedindo pra se encher de alegria? A gente inventa de tudo: adesivo de tecido, tecido mesmocaneta dourada, tampas de latas, cestos, compensado, estêncil, ufa! O que não falta é ideia. Mas a gente ainda procura mais ;-)

O biscoito fino da vez é a escultura de papel colorido: tem cara de arte e preço de banana. (Sim, porque banana não é mais de graça, nem papel colorido...) E olha, tem muito tutorial gratis :-) Juntamos 8 projetos (com 6 tutoriais) pra você se empenhar no corta/dobra/cola, e dar o truque que faltava naquele cantinho besta. :-)

PROJETO #1 Na foto acima à esquerda, uma peça que tem passo-a-passo no site da tia Martha.
PROJETO #2 Na foto acima à direita, tem tutorial lindo da revista Knot.

Projeto barato para enfeitar a parede

PROJETO #3 Vídeo (em inglês, mas fácil de entender mesmo no mudo) ensinando a fazer na Make.

Dobradura de papel: uma ideia linda e barata para a sua parede

PROJETO #4 Trabalho (sem passo-a-passo, claro) da artista Francisca Prieto.
PROJETO #5 Tutorial no Instructables.

Dobradura de papel: uma ideia linda e barata para a sua parede - 2

PROJETO #6 Tutorial no How about orange.

Dobradura de papel: uma ideia linda e barata para a sua parede - 3

PROJETO #7 Imagem aqui do dcoracao.com mesmo, do escritório da Mariana Gonzaga.

Dobradura de papel: uma ideia linda e barata para a sua parede - 4

PROJETO #8 Tutorial do Sunrise.

Mas olha, bora combinar uma coisa? Se fizer, faz quinem a Mariana e manda pra gente ver? ;-)


5 ideias para pendurar vasos de plantas, no teto e na parede

$
0
0
Maneiras de pendurar plantas: no teto

Plantas: das coisas mais fáceis e baratas para dar um up na decoração e transformar a casa. (De mãozinha dada com tinta e tecido.) Uma plantinha linda traz beleza e identidade para o espaço. A maneira mais modernosa de usá-las é penduradas, no teto ou na parede, não importa, compondo alturas e criando pontos de interesse para a decoração. Além do kokedama, bora ver outras formas de tirar as plantas do chão?

#1: Pendurar no teto. É o mais tradicional, o que a gente já conhece. Continua lindo, continua bacana. Você pode prender em ganchinhos. A diferença é que não é mais só a corrente que faz o papel de pendurar. Cordas e tiras de malha também entraram na dança. Imagens, Apartment Therapy.

Maneiras de pendurar plantas: na parede

#2: Pendurar na parede. Um preguinho ou uma mão francesa bonita, e tá lá, sua planta linda pendurada na parede. (A foto da esquerda tem passo-a-passo no Design Sponge. A da direita é do Etsy.)

Maneiras de pendurar plantas: em estantes

#3: Plantas expostas em estantes (ou caixas de vinho, ou gavetas). É simples e bonito. Só tome o cuidado de escolher plantas que crescem pendendo para baixo. Do Smile&Wave.

Maneiras de pendurar plantas: em barras

#4: Plantas em vários níveis, penduradas em uma barra. É um arranjo que funciona bem, se você tem uma cozinha iluminada. É bacana também lançar mão de diversas alturas. Via Morganours.

Maneiras de pendurar plantas: em barras

#4.5: Plantas penduradas em uma barra. Mais uma referência ;-).

Maneiras de pendurar plantas: em bolsas

#5: Plantas em bolsas penduradas. Seja uma bolsinha que você mesma fez, seja numa como da Bolsa Viva, a soma planta+bolsa de tecido ainda é uma novidade ainda. Imagens Shelterness e Boligliv.

Por falar em bolsa, pra fazer a sua, tem tutorial aqui. :-)

Aprenda a fazer 2 drinks incríveis (e fáceis) para o carnaval!

$
0
0
Receita de coquetel com cerveja
Verdade seja dita: a grande bebida do carnaval é a cerveja. É gelada, ideal para tempos de calor intenso, e tem um teor alcóolico nem alto demais, nem baixo demais. Mas tem hora que a gente não quer a plane old cerveja. Tem hora que o paladar pede um temperinho a mais.

Mas, fato seja lembrado, muita gente tem um tico de preconceito com coquetel que leva cerveja. Mas ponha isso de lado e experimente! Pra facilitar sua vida, esse meu marido lindo preparou dois vídeos com tutorial ensinando a fazer dois drinks, para todos os gostos, um salgado e um doce. Veja só!

Primeiro vamos de Spicy Michelada, meu favorito, com receita mastigadinha aqui, e no vídeo abaixo:


A Spicy é uma variação da boa e velha Michelada :-) E para quem prefere bebida docinha, vamos de Cerveza Clara. Tem receita mastigada também aqui.


Depois vem me dizer qual o seu favorito?

Bolo de chocolate fácil, rápido, sem batedeira, e que não tem como dar errado (de quebra sem lactose)

$
0
0
Bolo de chocolate fácil, rápido, sem batedeira, e que não tem como dar errado

Confesso. Eu sou fã de receita fácil, de liquidificador, de misturar tudo e colocar no forno, que não tenha ingredientes complicados, e que de preferência suje pouca louça. E que ainda seja gostosa. Ufa! Quem nunca? Por reunir todas essas características, essa receita de bolo de chocolate é a big winner, uma queridinha, aqui em casa.

Bolo de chocolate fácil

Faço desde os tempos da faculdade, batendo mal, batendo bem, com achocolatado barato, com chocolate em pó "do bom", substituindo a água quente por café quente, e nunca deu erro. Em retornos de viagens e feriados, então, com aqueles ovos quase velhos na geladeira e "nada" pra comer, abraça essa receita que a felicidade é garantida.

Bolo de chocolate rápido, sem batedeira

INGREDIENTES:
- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 pitadinha de sal
- 4 ovos
- 1 xícara de água quente (esquento no microondas por +-1 minuto)
- 1 colher de sopa de fermento químico (pó royal)

COMO FAZER:
- Coloque tudo numa vasilha e misture uniformizando a massa, sem bater demais. Deixe a água quente e o fermento por último. É isso. (Não, não tem que bater as claras em neve.)
- Você pode assar numa forma comum de bolo untada, mas pra facilitar mais ainda, e nem ter que untar, pode usar forminhas de cupcake. Encha 3/4 das forminhas de papel com a massa. (Ou use a medida de uma colher de sorvete.)
- Asse a 180° por aproximadamente 25 min. (Até a massa crescer e o palito voltar limpo).
- Se quiser, faça um brigadeiro e use como cobertura.

RENDIMENTO: 15 cupcakes

É isso mesmo: é uma receita sem óleo, sem manteiga, sem leite, e de quebra sem lactose. E sem erro. Faz e vem me contar? :-)

4 ideias para adicionar grafismos à sua parede de cabeceira

$
0
0
4 ideias para adicionar grafismos à sua parede de cabeceira

Você compra uma cama box, porque é mais confortável e talz, e demora a comprar/fazer uma cabeceira. Daí chegam outras prioridades, a parede vai ficando suja, estranha, e você vai desgostando do quart... para agora!

O que não falta no dcoracao.comé ideia pra resolver o problema da cabeceira, e agora trouxe mais quatro com materiais simples e baratos, e nível de dificuldade bem tranquilo.

Grafismos na cabeceira com bolas de adesivo vinílico

Bolas de adesivo vinílico. Tá que nessa produção usaram papel. Mas adesivo vinílico deixa um acabamento mais bonito. Eu mesma uso o truque das bolas adesivas em todo lugar, no corredor, em uma parede da sala de jantar e até na geladeira véia.

Grafismos na cabeceira com washi tape

Traços de fita isolante. A fita isolante já aparece há algum tempo no dcoracao.com, como solução de decoração. Você já viu, né? Fazer um grafismo com ela na parede não é nada difícil e dá um ar moderninho pro espaço. E pra ajudar, no mercado hoje em dia é fácil de encontrá-la colorida.

Grafismos na cabeceira com triângulos de adesivo vinílico

Triângulos de adesivo vinílico. Mais um projeto com adesivo vinílico. Aqui, a grande dificuldade é cortar os triângulos todos iguais, por isso é bom usar um molde. Fora isso é cortar e colar.

Grafismos na cabeceira com pintura em chevron

Zigzag de tinta.É um projetinho mais difícil. Mas o chevroné uma estampa linda e que não há de cair de moda. Confia na fita crepe para fazer as margens, e vai.

Imagens da loja australiana Adairs.

Como montar um vaso de flores perfeito, dicas e truques.

$
0
0
Como montar um vaso de flores perfeito, dicas e truques.

É cada vaso de flores lindo que aparece na revista, nos blogs, no Pinterest! Daí você vai à feira, vê aquelas flores lindas, e pensa, humm, vou fazer um arranjo bem bonito hoje. Chega em casa e... fail. O vaso fica esmirrado, apertado, parecendo uma sopa de folhas verdes embaixo, nada a ver com sua expectativa. Mas saiba que com alguns pequenos truques a realidade pode ser linda como no Pinterest!

1- Limpe os talos. Retire as folhas da parte que vai ficar dentro do vaso. Folhas submersas apodrecem rápido e dão um aspecto ruim. Não é bom pras flores, não é bonito para você.

2- Corte cada talo para que ele fique 1,5x o tamanho do vaso. Claro que essa não é uma regra absoluta, mas em geral funciona muito bem.

Como montar um vaso de flores perfeito, tutorial

3- Com a ajuda de uma fita adesiva transparente (durex) faça uma rede, um jogo da velha na boca do vaso. Esta estrutura vai fazer com que as flores fiquem melhor distribuídas.

4- Coloque os talos aos poucos. Primeiro as folhas verdes, depois as flores, e por fim uma peça ou outra de acabamento.

5- Coloque 2 dedos de água, o suficiente apenas para cobrir uma pequena parte do fim do talo. Troque a água todos os dias.

Como montar um vaso de flores perfeito, como os do Pinterest

Pronto, vaso lindo, como aqueles do Pinterest! :-D

Imagens do Earnest Home Co.

Como fazer bolo no pote, modinha no Pinterest, e prático na vida.

$
0
0
Como fazer bolo de pote

Bolo no pote é uma modinha no Pinterest, veja você. É prático para levar pro trabalho, e é lindo pra se comer com os olhos. Mas vou te contar uma outra razão por estes bolos em vidros estarem fazendo muito sucesso aqui em casa: essa é a época das formigas.

Não tá dando, tá difícil, elas estão invadindo a casa. E dá-lhe gelzinho de veneno, e não há pote que segure a onda. E aqui é casa de mineiro: tem que ter café da tarde. Então ou é pão e quetais, ou pão de queijo, ou bolo. Mas o bolo traz formiga, e por isso a gente entrou num movimento de bolo no pote, e na geladeira. Que ainda tem o plus de ser perfeito pro calor.

Essa é uma receita de bolo de pote roubada do marido. Ele fez semana passada, e ficou tão boa, tão boa, que já fiz nesta semana também. E é daquelas que eu gosto: fácil, de liquidificador, de deixar pouca bagunça na cozinha.

bolo de pote gelado

Ingredientes para o bolo:
- 2 laranjas
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 xícara de óleo
- 2 xícaras(chá) de farinha de trigo
- 1 colher(sopa) de fermento em pó

Como fazer o bolo:
- Tire raspas das cascas das laranjas.
- Descasque as laranjas removendo a parte branca e os caroços. Marido tem um vídeo mostrando como ele faz, mas vá até tirar a casca, aos 26 segundos, não precisa tirar os gomos.
- Coloque as laranjas e raspas + oleo + açúcar no liquidificador e bata bem.
- Adicione a farinha e o fermento, e bata apenas para misturar. (Não bata muito, senão o bolo fica pesado, dê apenas uns "pulsar".)
- Unte um tabuleiro de 30x25cm com manteiga e farinha de trigo. Coloque a massa de bolo e leve para assar em forno baixo (180 graus) por aproximadamente 35 min.

Como montar bolo de pote

Enquanto o bolo está no forno, faça o recheio.

Ingredientes para o creme de coco:
- 200 ml de leite de coco
- 200 ml de leite condensado
- 400 ml de leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho (maizena)

Como fazer o creme de coco:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo em uma panela. Mexa até ferver e cozinhe por 5 min. até engrossar. Tire do fogo e coloque em um pote para resfriar na geladeira.

Montagem do bolo:
- Separe seus potes de vidro.
- Você pode cortar discos de bolo do diâmetro do pote ou apenas cortar o bolo em cubinhos para ir preenchendo os potes. O André usou um aro, eu cortei em pedaços.
- Coloque uma camada de bolo no fundo do pote.
- Coloque uma camada de fruta sobre o bolo e uma camada de creme de coco sobre as frutas. Pode ser a fruta que você quiser. Apenas lembre que frutas em calda deixam o bolo durar mais. Frutas frescas em geral só aguentam 24h.
- Repita os passos anteriores e finalize com fruta.

Pode tampar e conservar na geladeira por até 4 dias (se optar por frutas em calda).

Uma reflexão sobre as paredes brancas

$
0
0
Paredes brancas

"Algumas pessoas olham para uma parede branca e veem possibilidade. Eu vejo o medo. Eu vejo a responsabilidade. Tudo o que eu escolher para preencher esse grande, grande vazio é um comunicado. (...) Se paredes vazias pudessem falar, elas se manteriam em silêncio. Paredes adornadas recitam solilóquios." Kenzi Wilbur

Saiba mais sobre a programação da EXPO REVESTIR 2015

$
0
0
IMAGENS PORTINARI

A 13a edição da EXPO REVESTIR está acontecendo de 3 a 6 de março de 2015, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No evento empresas nacionais e internacionais apresentam os produtos que ditarão moda em 2015 em soluções de acabamentos como cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinhas e banheiros, rochas ornamentais, laminados, madeiras, mosaicos, cimentícios, vítreos, ufa! Mas, além de lançamentos importantes, a feira tem várias palestras, com o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção.


Ao fim do evento o dcoracao.com vai mostrar o que viu de mais bacana lá. :-)

EXPO REVESTIR 2015
Data: 3 a 6 de março de 2015, das 10h às 19h
Local: Transamérica Expo Center, São Paulo - SP (Brasil)
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro
Evento conjunto: FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO
Saiba mais: www.exporevestir.com.br
Para se credenciar, clique aqui. O evento é direcionado a profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, construção e interiores.

A apresentação muda o status do prato: muffin de verão e a culinária iéié :-)

$
0
0
Muffin sem gluten e sem lactose

Pensa numa receita com ingredientes simples, que você tem em casa, nada dramático. Pode ser algo que você já faça sempre. Agora bora dar um nome gringo para ela? Esse é um belo truque pra gourmetizar. Olha, vou te dizer, tem muito chef que dá esse truque. Já ouviu falar em carpaccio de melancia? Pois é. Maior exemplo da culinária iéié (De "Ha, yeah yeah"). E se chefs alçam seu prato iéié ao Olimpo da mesa, por que não nós?

Longe da gente estimular a gourmetização (ou a gentrificação em qualquer de suas formas). O que a gente tá querendo estimular aqui é o truque :-D. O truque que faz aquela comida que você nem dava mais ligância se transformar num pratinho especial.

Não basta mudar o nome pra gourmetizar. Para mudar o status do prato (além de rebatizar, ;-) que é só um truque mesmo, e nem sempre funciona), é bacana mudar a apresentação, de besta-de-todo-dia para uma coisa mais individual, mais cuidadosa. E adicionar temperos, ervas frescas, especiarias. E servir em um prato decorado com cuidado.

Deixemos os prolegômenos, porque depois da mágica, do truque, do raio gourmetizador no omelete, eis o muffin de verão. Chamei de muffin (que nada mais é que a mesma coisa que cupcake) porque cupcake a gente associa com doce, e achei que não ia dar vontade de comer não, se chamasse de cupcake. Porque sim, não basta por um nome bonito, tem que ser um nome que dê vontade de comer.

Para uma apresentação individual, assei (ao invés de fritar) em forminhas, e do cuidado, usei tomatinhos cereja e manjericão da minha horta. Eu devia ter colocado no prato, enfeitado e tals, pra dizer que de verdade ficou gourmet. Mas é que o café já estava pronto, e a fome apertava. Então fica um gourmet-quase-lá ;-)

Muffin: receita simples sem gluten e sem lactose

Segue a receita, mas claro, você pode adaptar a sua. De novo: o que importa é parar pra pensar em como o carinho e o cuidado pode deixar tudo melhor, mais gostoso. Mas não é por nada não, o muffin de verão também é uma delícia. E é uma receita sem glúten e sem lactose, então #asminapira :-D

Ingredientes para 6 muffins:
- 3 ovos
- 12 tomates cereja cortados em rodelas
- 1/2 cebola picada em cubinhos
- 2 colheres(sopa) cebolinha picada
- 2 colheres sopa de manjericão picado - uma pitada de sal
- uma pitada de pimenta do reino moída na hora

Como fazer:
- Bata os ovos (com garfo ou batedor de arame) até aerar bem.
- Adicione os ingredientes restantes.
- Misture e divida nas forminhas de cupcakes untadas com azeite.
- Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos.

Faz e vem contar?

Solução para as meias perdidas

$
0
0

Existe uma teoria de que guarda-chuva e meias perdidas vão para uma dimensão alternativa, são transfigurados, e voltam como clipes de papel. Teorias psicodélicas à parte, a questão das meias solteiras é realmente curiosa. Começa assim: a gente põe o par de meias no cesto de roupa suja. Lava, e volta só 1 meia limpa. Daí a gente guarda em algum lugar, até a outra voltar. A outra volta e a gente não acha mais aquela uma de antes. É frustrante. :-/

Para acabar com essa brincadeira aqui em casa, criei uma estação de meias solteiras, ao lado da máquina de lavar (e do armário de roupas limpas). E para você fazer também, disponibilizei o arquivo para download grátis em 2 tamanhos! :-)


Material:
- Moldura (pode ser tamanho foto ou A4).
- Pregadores de madeira (de tamanho normal ou pequeno)
- Impressão do arquivo no tamanho de sua moldura. Tamanho foto ou Tamanho A4.
- Cola quente ou super cola

Tutorial:
- Imprima o arquivo, e recorte conforme sua moldura.
- Coloque o papel na moldura.
- Com a cola, cole pregadores na moldura, com a abertura voltada para baixo.
- Pendure e pronto!

4 ideias 'faça-você-mesma' para organizar a linha de meada

$
0
0
4 ideias 'faça-você-mesma' para organizar a linha de meada

Quem borda sabe: desfez a meada, vira um bololô. Sem contar todas aquelas sobras de linha, como lidar? Pois o dcoracao.com juntou 4 ideias fofas para facilitar a sua vida e arrumar as linhas!

4 ideias 'faça-você-mesma' para organizar a linha de meada: bonecas de papel

Bonequinhas de papel. Ideia de revista Ideas. :-) Para fazer igual, clique aqui, salve o arquivo no seu computador, e imprima em papel grosso. Daí basta recortar e enrolar a linha.

4 ideias 'faça-você-mesma' para organizar a linha de meada: gatinhos de papel

Gatinhos de papel. Essa já apareceu aqui antes. Nem precisa de molde! Para fazer igual, clique aqui, e veja como é fácil.

4 ideias 'faça-você-mesma' para organizar a linha de meada: palitos de picolé

Palitos de picolé. Outra ideia que já pintou no dcoracao.com antes! Para fazer igual, clique aqui para o tutorial.

4 ideias 'faça-você-mesma' para organizar a linha de meada: pregadores de roupa

Pregadores de roupas. Essa é muito, muito simples. E ainda segura a ponta da linha fácil. Do Pinterest! :-)

E por aí, como andam os bordados?
Viewing all 955 articles
Browse latest View live