Quantcast
Channel: dcoracao.com - blog de decoração e tutorial diy
Viewing all 955 articles
Browse latest View live

Como transformar ideias num espaço decorado: minha palestra no 1º CONACADE. Faça uma pergunta!

$
0
0

Você junta UM MONTE de imagem de espaços lindos e não faz NADA pra deixar a sua casa bacana?! Minha palestra no CONACADE é pra você: "Como transformar ideias em um espaço decorado, em 5 passos." Clica no vídeo aqui embaixo.


A palestra é gratis. Se inscreve AGORA :-) ☛ http://bit.ly/dcoracao-no-conacade


Saiba mais sobre a programação do Arq.Futuro 2014, 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro

$
0
0
COPYRIGHT_Ivo_Korytowski
Parque Madureira, no Rio, em imagem de Ivo Korytowski
Poucos são capazes de contestar a força do diálogo. É pelo diálogo que se aprende, é pelo diálogo que se ensina. O diálogo nos melhora e melhora o mundo. Essa é a importância do Arq.Futuro: trazer para um espaço de diálogo as discussões sobre o futuro das cidades, com pessoas que sugerem (e algumas que até vivem) soluções de urbanismo.
Mas o que é Arq.Futuro?
O Arq.Futuro é um diálogo sobre o desenho e a gestão das cidades, que acontece 1 vez por ano, em algumas cidades brasileiras. Veja quais.

Quais os temas debatidos?
Alguns dos temas debatidos são: espaço público, habitação, transporte e infraestrutura, educação em arquitetura e urbanismo, engajamento do público em assuntos relacionados à arquitetura e ao desenvolvimento urbano, novas tecnologias para a participação popular, a mobilidade urbana e os edifícios, caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural, a diferença entre tendências passageiras e valores permanentes em arquitetura.

Nesse ano o tema é a criação e revitalização de espaços verdes em cidades brasileiras.

Para saber mais sobre a programação dessa edição carioca, clique aqui. As palestras serão na terça e quarta-feira (18 e 19), das 9h30m às 18h30m, no Espaço Tom Jobim, na Rua Jardim Botânico 1008. Para se inscrever, clique aqui. :-)

Quais são os livros mais indispensáveis para um designer de interiores? Minha lista dos 7 essenciais pra você!

$
0
0
Decorate Workshop e Domino: the book of decorating são livros excelentes!
Depois da minha palestra no Conacade, rolou um Hangout :-), e muita gente me perguntou quais livros são indispensáveis na biblioteca de um designer de interiores. Bem, aqui em casa o que não falta é livro, e acho alguns bem poderosos, então fiz a listinha pra vocês.

É uma lista curta, mas essencial, que leva em conta que - tal como um médico tem que conhecer o corpo humano - um designer de interiores tem que conhecer design, ter repertório de móveis e designers deles. E que também é sempre bom dar uma reciclada na prática.

Mas fica a dica: livro bom é o que a gente o lê, ou consulta. Não adianta sair comprando livro pra depois nem abrir, hein?

Passo-a-passo para decorar (por ambiente ou em passos)

Nessa linha indico dois livros, mas são ambos em inglês, ainda sem edição em português. :-/ Mas são muito, muito bons!

O primeiro livroé Decorate Workshop, da über blogueira de decoração Holly Becker, do blog decor8. Discute a decoração da pintura aos acessórios e é cheio de boas dicas. Comprei na Amazon. É bom lembrar que para a compra de livros não há impostos (mas há frete).

Outro livro que comprei na Amazon é o Domino: The book of decorating, o segundo livro dessa lista. A Domino era uma revista incrível de decoração DIY, que viveu seu últimos suspiros quando eu comecei o dcoracao.com. Xorey sangue quando acabou. Confesso que comprei o livro por um sentimento de perda, mas olha, o livro é incrível, e vive no meu banheiro porque estou sempre folheando, :-O Mostra como decorar ambiente por ambiente, com dicas, ideias e referências. Muito bom!

Livros de design da editora alemã Taschen
Livros de referências da Taschen

O terceiro livro não é exatamente um livro. A Taschené uma editora alemã, que publica principalmente livros sobre arte, e tem vários livros com compilações de design. Entre outros eu tenho esse, de capa laranja, que traça a evolução do Desenho Industrial desde a Revolução Industrial até os dias atuais, de produtos a embalagens, de transporte a mobília.

Design brasileiro e uma "bíblia" de decoração
Livros de design brasileiro

A Abril lançou esse livro grossão de mobiliário brasileiro uns anos atrás: Design Brasil, 101 anos de história, quarto livro dessa lista. Embora design brasileiro continue sendo caro e inacessível para a maioria das pessoas, é obrigação dos designers brasileiros conhecer sua própria história.

quinto livroé Design Brasileiro, quem fez e quem faz. Não fala só de móveis, mas de produto. Pequeno e bem escrito, pela Ethel Leon. Achei pra vender aqui.

sexto livroé Design + Artesanato: o caminho brasileiro, da Adélia Borges, papisa do design brasileiro. É um livro um pouco diferente dos outros nesta lista, porque discute o design. Na minha opinião, um dos livros mais importantes escritos sobre o design brasileiro. Tem um doc que explica melhor o livro aqui.

Uma "bíblia" para designers

O  sétimo e último livro é um que eu chamei de "massudo", ou seja, ele não tem imagens lindas, nem uma discussão pra fazer pensar, é mais um livro de instruções, daqueles que costumam ser indicados na faculdade (acho que não é em nenhuma). É o Casa, design e decoração: soluções passo-a-passo para renovar ambientes. É o mais chato de ler, mas bastante útil, inclusive como livro de consulta. Tá com preço ótimo neste link. Veja a sinopse: "Ideal para quem pretende fazer mudanças e pequenas reformas em casa de modo prático e econômico, Casa; design e decoração ensina técnicas para renovar ambientes, pintar paredes, otimizar espaços e muito mais. Para todos os cômodos da casa, apresenta materiais e indica como escolher os componentes mais importantes, como piso, iluminação, móveis e até tecidos. Cada etapa do processo é explicada passo a passo com orientações claras sobre esquemas de cores, layouts e estilos."

Se você quiser mais dicas de livros específicas, é só perguntar :-)

O que é cafona na decoração? Quais são os itens mais bregas no universo do design de interiores?

$
0
0
COPYRIGHT_dcoracao.com

Foi no fim da minha palestra no Conacade que eu experimentei pela primeira vez um Hangout com transmissão ao vivo pelo Google+ e Youtube. Amei, achei que a conversa rendeu, muita gente participou, fazendo pergunta, e deu pra responder todas elas. Então percebi que essa é uma maneira incrível de compartilhar, de conversar, de enriquecer a conversa com você. Então tá combinado assim: de quando em vez teremos Hangouts por aqui :-)

Nesse primeiro Hangout dcoracao.com, vamos discutir o brega, o cafona. Gosto, mau gosto, e estilo pessoal na decoração. A conversa tem a participação especialíssima da Manu Mitre (casadaidea.com.br) que espero estar presente outras vezes ;-). A ideia é conceituar e contextualizar o "cafona", - Por que cafona? Quem deu a quem o poder de determinar o que é elegante e o que não é? O cafona pode ser cult? - e ainda fazer uma lista do que há de pior na decoração, com todos os porquês. :-)

O Hangout vai acontecer dia 27/nov, quinta-feira, às 19:30, ao vivo neste link. Vem gente!


Crônica: O zen e a arte da manutenção de uma casa

$
0
0
COPYRIGHT_x-ray_delta_one
Por Pedro Fernandes

Simone de Beauvoir teria formulado, embora jamais tenha escrito, que não se nasce dona-de-casa, torna-se dona-de-casa ao comprar panos-de-pratos novos porque os velhos estão "de fazer vergonha". Claro que antes da epifania propriamente dita alguns sinais se manifestam. Estão entre eles o olhar torto para o amigo que insiste em pisar no tapete da sua sala sem tirar o sapato, a troca das toalhas do banheiro por outras mais frufrus em dia de visita, e calafrios diante de migalhas no sofá.

Mas é o momento em que se manifesta a preocupação com ordinários panos-de-pratos é o verdadeiro turning point na vida de quem até então era apenas responsável por uma casa, mas não podia ostentar o título de dona, que deve ser aplicado assim no feminino, mesmo a quem pertença ao sexo masculino. Não como deboche machista para tentar diminuir o homem que se dedique com gosto ao lar, mas com orgulho de abraçar a nobreza da técnica, quiçá filosofia, aprimorada por mulheres.

Filosofia que sintetiza apolíneo e dionisíaco, uma vez que por meio dela se busca a manutenção da ordem em nome do conforto e, sobretudo, da beleza. Completa a transformação (a carteirinha da ordem é entregue no dia da compra da louça fina que não deve ser usada jamais, sob pena de perder o registro), nada poderá se comparar a alegria extraída de um taco brilhando, e ao gozo ante a visão das roupas passadas penduradas cheirosas no guarda-roupa, feito aqueles desenhos complexos que os monges zen fazem na areia, desmanchados depois de horas ou dias de dedicação, como exercício da transitoriedade das coisas. E nada pode ser mais transitório que uma pia limpa.

Pedro Fernandes é jornalista, trabalha na tv Brasil, e é dona-de-casa

♥ N da E.: Esse não é o Primeiro post do Pedro no dcoracao.com. O primeiro foi esse outro. Mas este cá me lembrou aquele post, "eu sou uma pessoa antiga". E você? É dona de casa?

Instagram: do celular para a sua parede!

$
0
0
COPYRIGHT_dcoracao.com

Instagram: coisinha linda amada do nosso celular que a gente não se cansa de usar. É uma delícia, uma graça e registra momentos fortuitos, amados, que a gente quer eternizar. Mas daí, aquele momento lindo cai no fim da fila e pra ver só passando horas clicando na bolinha.

Pois saiba que felicidade sempre cai bem. Seja no rosto, seja na parede, e tirar esse registro da caixinha deixa sua casa mais alegre, mais bonita. Esse é um daqueles tutoriais que não importa a sua idade, 15 ou 45, vai te dar vontade de fazer. Então se joga! :-)

O tutorial é muito simples, e bem barato. Não estraga a parede. E você pode fazer na impressora da sua casa.

Material
- Impressora HP Deskjet Ink Advantage 2546
- Cartuchos Originais HP 662 XL Preto e Colorido
- Papel
- Tesoura
- Multi-tak (é um chicletinho branco, ótimo pra prender coisas leves na parede. Não estraga a parede na hora de tirar, e ainda pode ser reutilizado.)

Tutorial
- Envie as fotos para você por e-mail. Faça o download.
- Para montar esse coração, você vai precisar de 46 imagens quadradas. Os smartphones criam uma pasta com as imagens postadas no instagram já recortadas e com os filtros. Tire suas imagens daí.
- Imprima na melhor qualidade.
- Para imprimir, selecione as imagens, clique com o botão direito, escolha “imprimir”. Ao enviar para a impressão escolha “4 páginas por folha”.

COPYRIGHT_dcoracao.com

- Fixe as imagens na parede usando a massinha Multi-tak. Para fazer o formato de coração, siga a ordem acima.
- Pronto! :-)

Nível de Dificuldade: Fácil

O que é cafona na decoração? Quais são os itens mais bregas no universo do design de interiores? Participe da conversa!

$
0
0
COPYRIGHT_dcoracao.com
É hoje, hein!! :-) O primeiro #Hangout dcoracao.com, em que vamos discutir o brega, o cafona, gosto, mau gosto, e estilo pessoal na decoração.

A conversa tem a participação especialíssima da Manu Mitre (casadaidea.com.br). A ideia é conceituar e contextualizar o "cafona", - Por que cafona? Quem deu a quem o poder de determinar o que é elegante e o que não é? O cafona pode ser cult? - e ainda fazer uma lista do que há de pior na decoração, com todos os porquês. :-)

O Hangout vai acontecer hoje, dia 27/nov, quinta-feira, às 19:30, ao vivo neste link. Vem gente! Você também pode acompanhar aqui por esse post, na janelinha aqui embaixo! :-)


E uma surpresa ótima!! Quem fizer as melhores perguntas vai ganhar pôster A4 COM moldura (6 Cores diferentes de moldura para escolher) da Na casa da Joana! Já pensou, bate um papo bacana e ainda ganha presente? :-D Vai perder por que?

E ainda tem playlist!!! Para fazer a playlist que acompanha o nosso hangout, convidei Fabiano Moreira. Fabiano é produtor da festa de mashups Bootie Rio, a primeira versão da festa mundial de mashups abaixo da linha do Equador, além de ser jornalista e um dos colaboradores da coluna semanal Trans Cultura, do Segundo Caderno, do Globo.

Uma conversa sobre o que é cafona na decoração e os itens mais bregas no universo do design de interiores

$
0
0
COPYRIGHT_dcoracao.com

No primeiro #Hangout dcoracao.com, discutimos o brega, o cafona, o gosto, o mau gosto, e o estilo pessoal na decoração. A conversa teve a participação especialíssima da Manu Mitre (casadaidea.com.br). Conceituamos e contextualizamos o "brega", - Por que cafona? Quem deu a quem o poder de determinar o que é elegante e o que não é? - e ainda fizemos uma lista do que há de pior na decoração, com todos os porquês. :-) Veja só o vídeo:


E ainda teve prêmio: a melhor pergunta (da Lorena Lahas) ganhou pôster A4 COM moldura (6 Cores diferentes de moldura para ela escolher) da Na casa da Joana!

Ah, esse foi um primeiro hangout, tivemos problemas técnicos :-( mas a conversa foi ótima! :-) (E se você não está vendo o vídeo, clique aqui.)

Conheça os 10 itens mais cafonas na decoração da casa

$
0
0
COPYRIGHT_sxc.hu
A história do brega começa com o nome de uma rua em Salvador
O dcoracao.com juntou uma lista do que há de mais brega na decoração das casas. Mas antes de começar a desenrolar esta lista, é preciso entender mais um pouco o que é o brega. A Wikipedia repete uma historinha (contada originalmente por Caetano Veloso na página 25 do livro Verdade Tropical): uma rua com casas de baixo meretrício em Salvador se chamava Padre Manuel da Nóbrega, mas a placa foi se apagando até ser possível ler somente "brega". Por fim aquela zona passou a ser chamada de brega, e logo depois todas as zonas de baixo meretrício no nordeste ganharam este apelido.

Um sopro depois, e a música que tocava nesses lugares - quase sempre uma voz cantando temas de amores perdidos com o acompanhamento de teclados - e também as cores e roupas que se usava ali passaram a ser chamadas de brega.

O curioso é que também a palavra "cafona" tem associação com as camadas mais pobres, vindo da palavra em italiano para camponês.

Sabendo disso não é difícil notar que julgar algo como brega é uma forma de dominação também, de dizer que o indivíduo que não adota os códigos de gosto, de vestuário, e de decoração das cidades grandes, em especial das elites, é "ridículo" por isto. É bacana? Não, não é. Por isto, toda definição do que é ou não brega deve ser lida com pensamento crítico, venha ela de onde vier. No dia que as pessoas entenderem que cafona ou brega é uma estética, como "clean" ou "rústico", a vida vai ser muito mais leve. Mas o fato é que o brega segue certas regras, embora o que é brega para mim possa não ser brega para você.

A lista segue abaixo. Mas saiba: o que é brega hoje pode não ser brega amanhã, e é bom que você não deixe que te imponham o brega alheio. Se é brega, mas você gosta, ninguém tem nada com isso, ninguém tem o direito de te tirar o doce da sua boca. Combinado?

Para ler ouvindo a playlist:


:-)

COPYRIGHT_sxc.hu
Parede com textura é brega porque é uma mentira, um disfarce de textura
#1 PAREDE COM TEXTURA

Aplicar textura em parede não é uma coisa nova. Lembra do muro de chapisco? O objetivo daquela textura (o chapisco) era proteger o muro da umidade, melhor que deixar só no tijolo, e mais barato do que fazer um acabamento de parede.

Mas aí, nos anos 90, alguém teve a belíssima ideia de criar uma textura decorativa, só pra "dar uma destacada na parede", em geral acompanhada de uma cor diferente das demais paredes do ambiente. Pra que? Pra que?

Junta poeira, não tem razão de ser (decorativa?) e ainda é difícil de tirar. Texturas naturais são bacanas, aquelas que vêm com a idade, com os veios do material. Mas aplicar a massa pra fazer textura é falso, uma imitação de textura feita com rolos especiais. De novo: pra que????

COPYRIGHT_sxc.hu
Material que imita madeira é brega por ser cópia, fantasia
#2 MATERIAL QUE IMITA MADEIRA

Nenhum material que imita outro escapa da breguice. Ou é um material que é bacana em si, ou é uma cópia. E cópias nunca terão o mesmo sentido estético do original. Você pode argumentar que é igualzinho. Não, não é. Você pode argumentar que é mais fácil de limpar e manter do que madeira. Sim é. Mas se é um material com vantagens próprias, por que não exaltar suas próprias características ao invés de fantasiá-lo de outro?

COPYRIGHT_sxc.hu
Plantas artificiais: a poeira que acumulam garante a participação nesta lista
#3 PLANTAS ARTIFICIAIS

Esta não é uma verdade absoluta (como nenhuma dos outros itens é). Existem plantas artificiais que cumprem muito bem o seu papel elegante. Mas a questão aqui é a poeira. Como não se molham plantas artificiais, elas ficam sempre com aquela camadinha de pó, que dá um ar de descuido. E descuido, se não é brega, é desagradável.

COPYRIGHT_sxc.hu
Esculturas de jardim: o quinto item brega
#4 ESCULTURAS DE JARDIM

Esculturas decoram jardins fantásticos há milênios. Jardins franceses, gregos, praças públicas. Querer trazer esses elementos pra casa é que são elas. Se as esculturas de Branca de Neve e os sete anões ganham corações pelo lado bem humorado, usar esculturas de deuses gregos é brega e pronto.

COPYRIGHT_divulgação_Aliexpress
Capa de eletrodoméstico, ninguém merece
#5 CAPAS DE ELETRODOMÉSTICOS

Tentar disfarçar uma coisa com uma fantasia do que ela não é entra sempre no campo do cafona. Pra completar capas de eletrodomésticos costumam ter frufrus, rendinhas, bordados de peixes soltando bolhas pela boca. Vestidinho de liquidificador, capas estampadas de máquina de lavar, sainha de bujão de gás, capa de galão d'água, e capas de vaso sanitário estão nessa categoria.

COPYRIGHT_divulgação_Aliexpress
Dípticos e trípticos são peças tão populares quanto cafonas
#6 DÍPTICOS E TRÍPTICOS

Um díptico é um quadro em duas duas placas ligadas entre si por uma peça (que pode ser uma dobradiça, uma ligadura) ou pelo conceito. O tríptico é a mesma coisa, só que com 3 peças ao invés de 2.

São cafonas por sua produção em larga escala, por sua temática, por sua pretensão de arte e por sempre "combinar com o sofá" ou com a cor da parede. Não é elegante, e não fala nada sobre quem mora ali e ainda mostra desconhecimento sobre arte decorativa.

Definir o que é arte não é tarefa das mais fáceis. Mas bater o olho e ver que dípticos e trípticos vendidos em lojas de decoração ou feirinhas e casas de presente não são arte, é fácil.

Quer decorar a parede gastando pouco? Escolha um tecido com uma estampa que você ame, e emoldure. Mas fuja dos trípticos e dípticos porque não são bonitos (e não só porque são bregas).

COPYRIGHT_sxc.hu
Coleção de bichos de pelúcia = coleção de ácaros
#7 COLEÇÃO DE BICHOS DE PELÚCIA

Junta poeira, junta ácaro, e não tem função. A não ser que seja um ou outro, juntar uma coleção de bichos de pelúcia na cama ou na estante, é mico. Se for gigante e em quarto de quem passou dos 14 anos de idade então, micão.

COPYRIGHT_sxc.hu
Souvenir de viagem é cafona porque é uma imposição e um anacronismo
#8 SOUVENIR DE VIAGEM

As casas estão cada vez menores, com menos espaço para guardar coisas. Todo mundo tem cada vez menos tempo para limpar a poeira de cada bibelô. Souvenirs são anacrônicos, não fazem sentido atualmente.

Leve um presente bacana do lugar que você foi, uma peça de qualidade de um artesão local, ou um tempero. Ou ainda algo consumível, como um chocolate. Não precisa ser nada caro, um presente é um carinho.

Mas "fui e lembrei de você" não é só cafona. É uma imposição, pois obriga a coitada da pessoa que ganhou a expor aquilo na decoração. Dar souvenir de viagem é egoísta e também um desrespeito ao tempo e ao espaço do presenteado. E desrespeito é muuuuito pior que brega.

COPYRIGHT_sxc.hu
Quarto temático limita a imaginação e a identificação da criança, e isto é brega
#9 QUARTO TEMÁTICO

Gostar de um personagem ou outro, ou de um tema, ok. Nenhum problema. Mas usar este tema para dominar a decoração do quarto da criança é cafona. Sem contar que adotar um personagem como tema geralmente é para o ganho comercial de quem detém a marca, e a perda da variedade de estímulos e identificação para a criança.

Cultive mais interesses, abuse mais da criatividade, multiplique as referências. Quanto mais variados são os estímulos, histórias e personagens a criança conhece e se afeiçoa, mais chances ela tem de se tornar um adulto bacana. E isto começa pela decoração do quarto. Viu? Decoração também é educação.

COPYRIGHT_sxc.hu
Romero Britto, o único artista plástico a entrar nesta lista
#10 ROMERO BRITTO

Porque um artista plástico entraria numa lista das coisas mais cafonas da decoração? Vou pegar emprestado uma afirmação da designer de interiores Manu Mitre: "Ele criou uma estampa, esta estampa se popularizou e virou cafona, perdeu o sentido de arte".

Sua estampa aparece em móveis, sapatos, roupas, adesivos vinílicos e reproduções vendidas até o cansaço em lojas de molduras. Usar uma reprodução de peça dele porque você gosta das cores, e tem um ar tropical, alegre, é ok, vai fundo! Mas usar uma reprodução dele como obra de arte, como peça decorativa elegante e bem informada em casa é um equívoco.

Uma busca por "Romero Britto brega" tem mais de 30 mil resultados. Isto não é pouco, tornando este item uma grande unanimidade, quer você queira, quer não.

Inspiração: várias ideias para um fio de extensão mais criativo, mais bonito

$
0
0
COPYRIGHT_Okum_divulgação
Fios de extensão: já existem opções para não ter que escondê-los
Com tantos aparelhos eletro-eletrônicos fica difícil não ter fios espalhados pela casa, a opção é aprender a conviver com eles. Claro que você pode organizar escondendo os fios, e o dcoracao.com tem posts ótimos sobre isso. Mas como destacar pode ser uma solução tão boa ou melhor que disfarçar, segue uma série de ideias para fios de extensão mais bonitos. Algumas prontas, e algumas que você pode fazer em casa :-)

A foto da capa é de uma marca americana bacana, a Okum. Dá pra comprar online.

COPYRIGHT_TokStok_divulgação
Extensões da TokStok/Bel Lobo
As extensões de carrinho e de casinha são da coleção da Bel Lobo para a TokStok. O preço é salgadinho, mas são bem bonitas.

COPYRIGHT_MaisieBroadhead_DesignSponge_divulgação
Ideias da Maise Broadhead e Design Sponge
Agora vamos aos exemplos que você pode fazer em casa:

Os fios viram obras de arte, quando usados para fazer um desenho na parede. Não dá pra ficar movendo, mas definitivamente é um caminho lindo entre a tomada e o que se deseja ligar. Obra de Maisie Maud Broadhead.

Já a trança, que dá pra mover para onde quiser, o blog Design Sponge ensina a fazer.

COPYRIGHT_HouseInteriorDesign_divulgação

Mais um exemplo de esculturas com fios, dessa vez formando horizontes, ou skylines. Do blog House Interior Design. Gostou?

#cabosEfios

Saiba mais sobre a regulamentação da profissão "designer" e "designer de interiores"

$
0
0
COPYRIGHT_pixabay

Pode parecer loucura: a profissão de designer ainda não é regulamentada no país. Entretanto, no dia 12 de novembro de 2014 a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou um projeto que regulamenta esta questão. Os diplomas de graduação que serão considerados válidos são os emitidos pelos cursos de Comunicação Visual, Desenho Industrial, Programação Visual, Projeto de Produto, Design Gráfico, Design Industrial, Design de Moda e Design de Produto, reconhecidos pelo Ministério da Educação. Mas é importante dizer: O Design de Interiores não está nesta leva.

O Projeto determina que somente os titulares de curso superior, ou pessoas com experiência mínima de três anos até a data de publicação da lei, possam exercer a profissão de designer. Pela proposta, quem não tem qualificação não poderá mais realizar atividades envolvendo desenhos industriais, pesquisa, magistério, consultoria e assessoria. Será o fim do designer sobrinho?

Já o projeto que regulamenta a profissão do designer de interiores, apresentado pela ABD em 2012, ainda tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e não tem previsão de se resolver. Pra piorar a situação, existem pressões contrárias. Em nota de esclarecimento em sua página no facebook, a ABD informa que:

"Desde que demos entrada em nosso projeto de lei que propõe a regulamentação profissional do Designer de Interiores, PL 4692/2012, que tem por objetivo garantir o pleno exercício profissional, começamos a receber notificações do CAU.  Estamos sofrendo uma avalanche de ações do CAU, que está constrangendo e inibindo nossas atividades profissionais e estudantis. Entendemos que a profissão de Designer de Interiores é distinta do Arquiteto, e portanto, temos o direito inalienável, garantido pela constituição brasileira, de exercer nossa atividade com dignidade como estamos fazendo há muitos anos."

Você pode acompanhar a página da ABD no facebook aqui, ou o trâmite na Câmara aqui. Quanto maior o envolvimento da sociedade e dos profissionais nesta questão, maior a chance de regularização de uma categoria profissional que exerce dignamente sua função.

Por Carol Fonseca.

Dicas e truques para passar roupas de um jeito mais fácil e prático, sem dramas

$
0
0
COPYRIGHT_sxc.hu

Essa conversa do que é pior de se fazer na manutenção da casa, no serviço doméstico, não tem fim. Tem quem não goste de passar roupa, Sicranx não gosta de estender, Beltranx detesta lavar louça. Todo mundo tem sua des-preferência. Mas este não é um #mimimi. Se existe a problemática, vamos partir pra solucionática.

Passar a roupa está quase sempre na lista de des-preferências. Mas existem truques e dicas que facilitam o trabalho, e que no final podem te levar até a realização de um sonho: não ter que passar a roupa at all.

COPYRIGHT_sxc.hu

1. Facilitar a passagem da roupa começa na hora de lavar. Você sabe o quanto de roupa deve colocar na máquina? Conhece peso de cada peça? É importante não sobrecarregar a máquina. (Lembrando que além do peso, deve ser considerado o volume, como no caso do edredon.) Dê uma na tabela de pesos de roupas acima, mas você também pode pesar as suas. Muita roupa na máquina=roupa torcida e amassada, mais difícil de passar.

2. Estenda as roupas assim que acabar a programação. Esquecê-las na máquina, só vai deixá-las mais amassadas, mais difíceis de passar.

3. Aquela sacodidinha na roupa não é frescura de vó. Sacodir as roupas antes pendurar elimina um pouco dobras e amassados.

4. Pendure camisas e vestidos de tecido não-elástico em cabides. Use cabides plásticos, para não manchar as peças (cabides de metal podem enferrujar, e cabides de madeira podem soltar tinta), e pendure no varal. Para que as roupas não escorreguem do cabide, você pode usar pregadores para fixá-las no cabide.

5. Tire a roupa do varal ainda ligeeeiramente úmida. Fica mais fácil de passar, e de brinde, economiza energia. Sua e do ferro. Mas só faça isso se tiver uma rotina de passar roupas. Pois se ficarem no armário muito tempo, pode acontecer de federem a mofo.

Truque ninja.Agora truque para aquela roupa muito difícil de passar: Polvilhe a roupa seca com água e enrole e coloque – dentro de um saquinho pra não pegar cheiro - na geladeira (geladeira, não congelador ou freezer) por pelo menos uma hora antes de passá-las. Acredite: a roupa fica muito mais fácil de passar.

Procurando presentes de natal? Tem vários com desconto no Mercado Pago

$
0
0
COPYRIGHT_MercadoPago_divulgação

Já começou a pensar nos presentes de natal? Ainda não? Faltam poucos dias, hein? Pra facilitar nossa vida o MercadoPago escolheu vários sites, de todo tipo de segmento, desde acessórios para veículos, moda, brinquedos, eletrônico, games, celulares e decoração, para facilitar a vida de quem precisa comprar vários presentes de natal e quer economizar tempo e dinheiro comprando pela internet.

Pra melhorar mais um pouco, o hotsite da campanhaé possível ver uma oferta incrível e imperdível por dia, que o MercadoPago se assegurou de oferecer o melhor preço do mercado! :-)

Além dos descontos que os sites já estão oferecendo, todos que finalizarem a compra e pagarem com MercadoPago terão mais 10% de desconto em cima de todos os outros descontos!

Não perca, pois essa promoção vai até dia 07/12 ou até esgotar o estoque!

Regras:
- 1 compra por usuário, por site
- desconto limitado a R$100 por usuário por site

”COPYRIGHT_dcoracao.com”

Quais serão as cores da moda nas paredes e na decoração em 2015? A Pantone responde

$
0
0
Pantone_Cor_de_2015:_Marsala,_COPYRIGHT:_Pantone_divulgação
Marsala: a aposta da Pantone como cor do ano para 2015
Todos os anos, em dezembro, o instituto de cor Pantone* anuncia a cor que ditará a moda - de usar e de morar - para o ano seguinte, e a ganhadora para 2015 é: Marsala, um tom de marrom avermelhado. Marsala é o nome de um vinho italiano de cor semelhante.

Pantone_Cor_de_2015:_Marsala,_COPYRIGHT:_Pantone_divulgação

A Pantone justifica a escolha dizendo que a cor é igualmente atraente para homens e mulheres, que destaca muitos tons de pele, e que funciona muito bem nas unhas, maquiagem e cabelos. Que também "traz cor e calor para os interiores domésticos".

A diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman acrescenta: "Marsala é um naturalmente perfeito para a cozinha e sala de jantar, sendo uma cor ideal para bancada, pequenos electrodomésticos e têxteis para toda a casa."

Pensando bem, é uma combinação natural também com os cobres que já são moda há alguns anos, e é uma cor segura, neutra, que aceita bem outras combinações.

Pantone_Cor_de_2015:_Marsala,_COPYRIGHT:_Pantone_divulgação

Para relembrar, veja na imagem todas as apostas de cores do ano que a Pantone fez, desde que começou a brincadeira, em 1999/2000.

* Difícil dizer exatamente o que é "instituto de cor" sem se enrolar no "o que, afinal, eles vendem?" Basicamente catálogos, análises de cores, aplicativos e consultorias, tudo ligado a cores.

Ideia para árvore de Natal charmosa, atual e fácil de fazer

$
0
0
ideia de árvore de Natal charmosa, atual e fácil de fazer, Foto: Nalini Rugue

Sempre dá tempo de decorar a casa para o Natal, e nem sempre precisa correr em desespero para as compras. Pra dar ideias bacanas de decoração de natal, que fossem simples, charmosas e atuais, convidei a super competente Edilene, do Ateliê Gaaya. :-)

Foto: Nalini Rugue

Ela disse: "Uma coisa que amo usar e que também é bem econômico é o papel. Minha filha, Nalini Ruguê, desenhou e cortou várias árvores de Natal de papel craft. A guirlanda é minha velha companheira. Ela já está comigo há vários anos mas, sempre mudando de cara."

Ideia boa e fácil de copiar, né? Pra quem tem estantes estreitas, tipo calha, e decoração em estilo moderno, fica perfeito!

Como fazer uma árvore de Natal de galho mais moderna

$
0
0
Ideia para árvore de Natal de galho, modernizada pelos adornos, Foto: Naline Ruguê

Hoje a Edilene, do Ateliê Gaaya, tem mais uma ideia bacana de decoração de natal, simples e charmosa: a velha conhecida árvore de galho, que aqui aparece modernizada pelos adornos, pelos pingentes.

"Uma coisa que achei bacana durante o processo da montagem da árvore foi perceber o quanto esta decoração é econômica. Usei um galho natural e, neste caso, não é necessário abusar de enfeites. Minha filha montou os diamantes de papel. Para completar, comprei na loja Tok&Stok uma caixa de bolas transparentes, uma caixa de arvorezinhas de madeira e 4 casinhas de louça. Depois foi só distribuir esses itens."

Para ver mais ideias do Ateliê Gaaya, confira o instagram.

Ideias de embalagens bonitas

$
0
0
Fotos: Nalini Ruguê

A Edilene já falou da decoração de Natal, e agora mostra as embalagens que fez pros presentes. "Na verdade, começamos toda a decoração embalando os presentes."

Fotos: Nalini Ruguê

"Depois de comprar os papeis, fizeram bandeirolas com tecidos. Do saquinho de pão surgiu a cabeça da rena de Natal."

Fotos: Nalini Ruguê

Para outros, pompons coloridos realçaram o preto e branco dos papeis. Para embalagens bonitas, a ideia é sempre essa: papéis bonitos ou neutros, e enfeites que dão personalidade ao pacote. :-)

Para ver mais ideias do Ateliê Gaaya, confira o instagram.

Uma sobremesa simples e cheia de memórias para o Natal: torta gelada de limão

$
0
0
Receita de torta gelada de limão

Lembra aquela mousse de gelatina cremosa, e gelada, que a gente comia nos anos 80? Era uma festa, servida em pirex nos almoços de domingo. Essa versão de torta gelada de limão é uma atualização daquela, pra ficar mais bonitinha. Faça! É garantia de que vai tocar em lugares de sua memória esquecidos há anos... :-D

INGREDIENTES PARA 9 PORÇÕES
- 12 biscoitos cream crackers, passados no processador (moídos - 1/2 xícara)
- 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher de chá de açúcar

- 1 gelatina com sabor de limão (pode ser diet)
- 125ml de água quente / 125ml de água fria (para a gelatina)
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 1/2 copo (pode usar o de requeijão como medida) de suco de limão
- limão cortados em fatias para decorar (opcional)

PREPARO
- Em uma tigela pequena misture os biscoitos, a manteiga e o açúcar.
- Pressione a farofa no fundo de uma assadeira de vidro quadrada, de 20x20cm. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio. É importante que quando você colocar o creme por cima, a base de biscoito esteja gelada.

- Em uma tigela grande misture a gelatina e a água quente. Mexa até a gelatina se dissolver, e misture a água fria. Reserve até esfriar.
- Misture o leite condensado e o creme de leite na gelatina, um de cada vez. Mexa com um fouet ou com uma colher, até ficar uniforme. Depois adicione o suco de limão e mexa até ficar uniforme novamente.
- Verta a mistura sobre a assadeira que está na geladeira forrada com a farofa de biscoitos.
- Cubra e leve à geladeira de 8 a 24 horas ou até que o recheio esteja firme.
- Para servir, corte em quadrados e cubra com fatias de limão. Faz 9 porções.

Já pro Lar Center!

$
0
0

Voltei com uma órima notícia: a primeira edição 2015 do Já Pro Lar Center, que acontece de 16/1 a 8/2/2015, traz uma série de produtos com descontos de até 70% em todas as mais de 100 lojas afiliadas do shopping. Para 2015, o Já pro Lar Center terá um novo parceiro: Marcelo Rosenbaum. Ele e sua equipe criaram um espaço com ambientes decorados. E onde o moço põe a mão, você já sabe que sobra ideia pra fazer em casa.

E pre-para: Marcelo Rosenbaum e sua equipe vão atender ao público uma vez por semana aos sábados durante a promoção. A intenção é que os visitantes tirem dúvidas pessoais de como decorar melhor a sua casa, levando em conta dicas de alguns dos melhores profissionais do Brasil. 


Consultorias podem ser agendadas nos dias 17/01, 24/01, 31/01 e 07/02/2015, das 14h às 18h. Para mais informações, consulte o regulamento, e visite o site oficial para mais informações.

Endereço do Lar Center:
Av. Otto Baumgart, 500, Vila Guilherme, SP
Horário de funcionamento das lojas: seg a sáb 10h às 22h, domingos e feriados 14h às 20h


Como pendurar quadros na parede, dicas e truques para você não errar na composição!

$
0
0

Até astronautas têm fotos e cartões nas paredes de sua cabine – devidamente presas com velcro! Fotos, quadrinhos e outras imagens transformam o que pode ser qualquer casa na sua casa. Os quadros que uma pessoa escolhe usar na decoração podem revelar muito sobre sua personalidade. Mas, apesar de ser uma escolha muito pessoal, é um engano pensar que para ficarem bonitos na parede basta pendurá-los e ‘pronto’. A chance de dar ruim é bem grande se você não pensar um pouco sobre a composição antes.

Se fosse em um blog gringo, este post se chamaria “the ultimate guide” pra pendurar quadros na parede, fazer composições, e ficar sempre bonito. ;-) Tudo que você precisa saber na hora de encher as paredes branquelas de quadros, quadrinhos, quadrões. Vamos aos truques.
As composições mais retas, que vamos chamar de cartesianas, são as mais procuradas. São as mais difíceis de errar, porque fica tudo certinho. Pra facilitar o entendimento, o dcoracao.com fez o esqueminha acima (usando ilustrações da pirra @ana_nogal).

Para alinhar quadros e ilustrações de diferentes tamanhos, para ter esse resultado de composição cartesiana, use como referência suas bordas inferiores ou superiores, a linha central, ou ainda todo o perímetro/linha externa do conjunto de quadros. Na prática, fica assim:


Esses acima são exemplos de composições simétricas, com todas as molduras do mesmo tamanho.


Se você tem ilustrações/fotos/molduras de tamanhos diferentes (e quer um resultado retinho), alinhe por fora, ou pela horizontal.


Outra opção é alinhar por baixo, ou por cima, por uma linha de base.

Lembrando que:
♥ É importante dispor os quadros a uma altura confortável aos olhos. O ideal é que o centro do quadro - ou da composição - fique a 1,50m do chão (altura média do olho dos brasileiros, que têm altura média de 1,60).
♥ Caso os quadros estejam acima de algum móvel, a borda inferior deve estar entre 25 e 30 cm acima dele.

Outra composição cada vez mais desejada nas paredes do Braseel, e do moondo, é a composição tipo nuvem. É um jeito mais moderninho de prender quadros e objetos, porque aceita tudo, e a nuvem pode ir crescendo.


Às vezes parece que esse tipo de composição de quadros não segue qualquer regra ou geometria, mas na verdade para ficar leendo de aguar, é preciso ter algum alinhamento, mesmo que não óbvio. A linha de alinhamento (alerta de cacófono e redundância ativado :-O) pode ser central-horizontal, central vertical, inferior ou múltipla. Falar é confuso, mas veja acima e perceba os alinhamentos verticais.

Na imagem da esquerda, tem até um alinhamento horizontal também.


Tem um último samba pra se dançar nesta composição de nuvem mesmo, com direito a pontas e tudo, ensaiando um losango. Aqui a sensação de que não há regras é ainda mais forte. Mas não se engane: cada quadro se alinha com o vizinho, de algum modo.



+Dicas:

♥ Você pode sim misturar diferentes tipos de molduras, tamanhos, cores, etc. Os quadros não precisam combinar entre si para que a composição fique harmônica. . É bacana que seus quadros montem uma composição, assim eles não parecerão soltos pela parede.


♥ No caso de querer colocar quadros em paredes de escada, é importante que a composição deles siga a linha de inclinação da escada, a fim criar um efeito mais sútil.

♥ Para paredes estreitas, escolha uma imagem pequena ou fotos menores. Para as paredes maiores, é interessante escolher uma peça maior. #Fita crepe e jornal te ajudam a ver a melhor composição. Corte o jornal do tamanho das molduras que você tem. Vá ajeitando a posição e ordem dos quadros até achar um jeito que você gosta, e então bater o prego e prender a moldura.

♥ Este post teve a importante colaboração da Nah Oliva :-)
Viewing all 955 articles
Browse latest View live